Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil

Geografia Física do Brasil

Localizado no continente americano, no subcontinente da América do Sul, o Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 8.514.876 quilômetros quadrados. Seu território, que ocupa cerca de 48% da América do Sul, possui fronteiras com todos os países dessa região, com exceção do Chile e Equador.

O Brasil está localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto ele integra o Hemisfério Ocidental. O país é “cortado” pela linha do Equador, fazendo com que 7% de sua área pertença ao Hemisfério Setentrional (Norte) e 93%, ao Hemisfério Meridional (Sul).

Com extensão de 4.394,7 quilômetros no sentido norte-sul, o Brasil ocupa duas zonas climáticas: Zona Intertropical (entre os Trópicos de Câncer e o de Capricórnio) e a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico). Essa característica faz com que o país apresente uma variedade climática.

Outros aspectos marcantes são as formações geológicas, a rede hidrográfica, a diversidade paisagística e a grande biodiversidade. A floresta Amazônica, localizada na Região Norte, abriga a maior diversidade de espécies do planeta. Outros biomas encontrados no país são a Caatinga, Campos, Cerrado, Manguezal, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal, além das Zonas Litorâneas.

Quer conhecer as características físicas do Brasil? Então confira nossa seção, composta por artigos que abordam elementos naturais do território brasileiro, tais como os diversos biomas, os tipos de clima, o relevo, a hidrografia, a localização geográfica do Brasil, entre outros temas pertinentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

O Brasil apresenta uma grande diversidade paisagística
O Brasil apresenta uma grande diversidade paisagística
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Arenização – (…) corresponde ao retrabalhamento de depósitos areníticos pouco consolidados ou arenosos não consolidados, e conduz a dificuldades de fixação e manutenção da vegetação devido à mobilidade da areia.

Desertificação – processo de degradação ambiental do solo ou da terra, resultante tanto de variações climáticas quanto de atividades antrópicas, que ocorre em regiões de clima árido, semiárido e subúmido seco”.

IBGE. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, Glossário. Brasil, 2004 (adaptado).

Os dois problemas de ordem ambiental acima apresentados atingem, respectivamente, os seguintes domínios naturais brasileiros:

a) das Araucárias e do Cerrado

b) da Mata Atlântica e da Caatinga

c) do Cerrado e da Amazônia

d) dos Pampas e da Caatinga

e) da Amazônia e dos Pampas

Questão 2

Em um cartaz, sem título, estavam as seguintes características de uma rede hidrográfica brasileira:

- Elevada disponibilidade de água;

- Predominância de rios para navegação;

- Grande usina hidrelétrica atualmente em construção;

- Menor taxa de ocupação humana;

- Concentração de depressões e planícies

Com base nessas características, é possível concluir que o cartaz faz referência à bacia:

a) Tocantins-Araguaia

b) Amazônica

c) Paraguai-Uruguai

d) do São Francisco

e) Platina

Mais Questões

Artigos de "Geografia Física do Brasil"