Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Idade Moderna
  4. Cromwell e o Exército de Novo Tipo

Cromwell e o Exército de Novo Tipo

Com a participação de Cromwell, o Parlamento formou o Exército de Novo Tipo, conseguindo derrotar as forças realistas.

Oliver Cromwell era um defensor da liberdade religiosa em um momento em que isso se tornava revolucionário em um reino inglês marcado pela transformação social decorrente da dissolução das instituições feudais. Lutava também pela promoção pelo mérito, e não por nascimento, sendo que esta última beneficiava apenas a nobreza.

Seguindo essa premissa, Cromwell auxiliou na formação de um exército como defesa do Parlamento, no contexto da Guerra Civil Inglesa, também conhecida como Revolução Puritana. O chamado Exército de Novo Tipo (New Model Army) era uma inovação na organização das tropas em relação aos exércitos feudais.

Os membros do Exército de Novo Tipo também eram conhecidos como os Cabeças Redondas (round-heads) em decorrência do elmo (capacete) de metal, em formato arredondado, que os soldados utilizavam.

Baseando a escolha de oficiais e cavaleiros no mérito, e não nos títulos de nobreza, essa forma de organização proporcionava uma maior participação popular. Havia uma abertura aos soldados nos comitês que tomavam as decisões. Tal tipo de estrutura militar permitiu um contato maior dos soldados com as questões políticas, contribuindo para a formação de uma consciência mais profunda sobre os motivos da luta.

As lutas pelo território inglês representaram uma possibilidade de mobilização desses estratos sociais, colocando distintas populações em contato, situação que não era percebida anteriormente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O caráter religioso da guerra e também a adesão de grande parte dos soldados ao puritanismo (nome dado ao calvinismo na Inglaterra) levou também, com o passar do tempo, à realização de pregações religiosas, tirando dos pastores a exclusividade na função. O Exército de Novo Tipo seria utilizado no período para ensinar aos camponeses a entenderem a liberdade.

Porém, o Exército de Novo Tipo não era um corpo militar homogêneo. A maior participação dos estratos mais baixos do exército garantia um posicionamento e uma iniciativa dos soldados diferentes do que era característico dos oficiais. Os soldados rasos chegaram a escolher agitadores entre suas fileiras, além de financiarem por si próprios algumas reuniões.

A ação mais ousada realizada pelos soldados do Exército de Novo Tipo foi certamente o sequestro do rei Carlos I (1600-1649), em 1647, sem que houvesse uma ordem dos oficiais superiores para que a ação fosse realizada. Esse fato demonstra um caráter democrático no exército, no sentido de que as ordens durante certo momento acabavam sendo direcionadas de baixo para cima.

Elmo arrendondado que deu origem ao apelido detido pelos membros do Exército de Novo Tipo
Elmo arrendondado que deu origem ao apelido detido pelos membros do Exército de Novo Tipo
Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Assuntos relacionados
Oliver Cromwell e Carlos I morto, tela de Paul Delaroche (1797-1856)
Cromwell e a Revolução Puritana Inglesa
A Revolução Puritana foi o processo histórico que garantiu a consolidação da revolução burguesa na Inglaterra.
Oliver Cromwell — Lorde Protetor inglês e principal figura da Revolução Puritana
A trajetória de Oliver Cromwell
Conheça a vida de Oliver Cromwell, o Lorde Protetor dos ingleses.