Inep abre justificativa de ausência do Encceja 2024

A partir de hoje, 17, está aberto o período para justificativa de ausência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. A justificativa é feita pela página do exame no site do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A justificativa é para que participantes que se inscreveram no Encceja 2024 e não tenham comparecido para realização das provas, possam participar da edição de 2025 de forma gratuita. Os participantes têm até o dia 28 de março para se justificar.
Leia também: edital do Encceja 2025 é publicado. Veja datas e regras
Justificativa de ausência do Encceja 2024
A justificativa de ausência do Encceja 2024 deve ser feita entre os dias 17 e 28 de março de 2025, para que o participante possa realizar o Encceja 2025 de forma gratuita. Não serão aceitas justificativas feitas fora desse período.
O participante deve realizar a justificativa de forma online e deve enviar um documento comprovando o imprevisto. Após o fim da solicitação não será possível a substituição da documentação necessária.
Não serão aceitos documentos autodeclarados ou emitidos por pais ou responsáveis. Além disso, a documentação enviada será aceita apenas nos seguintes formatos:
-
PDF
-
PNG
-
JPG
As justificativas enviadas serão analisadas e o resultado estará disponível para o participante no dia 07 de abril, na página do Encceja no site do Inep. Caso o participante tenha a justificativa reprovada, ele poderá solicitar recurso entre os dias 7 e 11 de abril.
Participantes que não tenham feito a justificativa de ausência do Encceja 2024 ou que ela tenha sido recusada, deverão pagar uma taxa de R$40,00 para realizar a inscrição. O pagamento é feito por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) que pode ser pago em qualquer bancou ou casa lotérica, até o dia 7 de maio.

Credito imagem: print da página do Encceja.
Motivos e documentos aceitos na justificativa de ausência do Encceja 2024
Veja quais são os motivos de ausência do Encceja 2024 aceitos pelo Inep e os documentos necessários para comprová-los:
-
Assalto/furto - Boletim de Ocorrência Policial legível, com nome completo, CPF e/ou RG do participante envolvido, com relato do assalto/furto que deve ter ocorrido antes das 15h15 (horário de Brasília) do dia 25 de agosto de 2024 ou dos dias 29 ou 30 de outubro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas.
-
Acidente de trânsito - Boletim de Ocorrência Policial legível, com nome completo, CPF e/ou RG do participante envolvido do dia 25 de agosto de 2024 ou dos dias 29 ou 30 de outubro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas.
-
Casamento/união estável - Certidão de Casamento ou Contrato de União Estável legíveis, ocorrido/assinado em até 5 (cinco) dias de antecedência dos dias da aplicação e reaplicação das provas, com nome completo do participante.
-
Morte na família - Certidão de Óbito ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data do Exame, do cônjuge ou companheiro, pai, mãe ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco.
-
Maternidade - Certidão de Nascimento ou de adoção legível que contemple os dias de aplicação e reaplicação das provas, na qual conste o nome completo da participante.
-
Paternidade - Certidão de Nascimento ou de adoção legível que contemple os dias de aplicação e reaplicação das provas, na qual conste o nome completo da participante.
-
Mudança de domicílio para acompanhamento de familiar - Documento, expedido por autoridade constituída, que comprove o acompanhamento de cônjuge ou companheiro, pai, mãe ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado deslocado para outra cidade entre os dias 11 de maio e o dia 25 de agosto de 2024 ou os dias 29 ou 30 de outubro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas, com documentação que comprove o vínculo.
-
Privação de liberdade - Mandado de prisão ou documento congênere que ateste privação de liberdade nos dias de aplicação e reaplicação das provas, contendo nome completo do participante e assinatura do órgão competente.
-
Emergência médica/internação/consulta médica - Atestado médico ou odontológico legível, com o nome completo do participante, especificando a emergência médica ou odontológica que contemple os dias de aplicação e reaplicação das provas. O documento deve conter o número do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Registro do Ministério da Saúde (RMS) ou do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e assinatura do médico ou odontólogo responsável. Também serão aceitos atestados de acompanhamento de familiar contendo o nome completo do participante.
-
Trabalho - Declaração com o nome completo do participante e a justificativa de exercício de atividade profissional que contemple os dias de aplicação e reaplicação das provas. A declaração deve conter o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com a identificação e a assinatura do empregador responsável pela declaração.
-
Intercâmbio acadêmico - Documento assinado, em língua portuguesa, da Instituição de Ensino Internacional que comprove intercâmbio internacional, contendo identificação da Instituição de Ensino, nome completo do participante e o período do curso, e que contemple os dias de aplicação e reaplicação das provas.
-
Atividade escolar - Declaração ou documento assinado que comprove a participação do estudante em atividade escolar, no Brasil ou exterior, que contemple os dias de aplicação e reaplicação das provas.
Todos os critérios seguem as mesmas datas que foram especificadas no tópico de “acidente de trânsito”.
Não serão aceitos documentos autodeclarados ou emitidos por pais ou responsáveis.
Encceja 2025
O Encceja 2025 é aplicado pelo Inep para jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior que não concluíram o os estudos em ensino fundamente e ensino médio nas idades apropriadas.
Os participantes, que buscam a certificação do ensino fundamental, devem ter no mínimo 15 anos completos até a data de aplicação do exame. Para a certificação do ensino médio, a idade mínima para realização das provas é de 18 anos.
As provas são compostas por 120 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre os períodos matutino e vespertino (60 questões em cada turno). Também deve ser produzida uma redação no gênero dissertativo-argumentativo.
As provas abordam conteúdos de cada etapa de ensino, veja abaixo as disciplinas cobradas no Encceja:
→ Ensino Fundamental
Matutino: Ciências Naturais, História e Geografia
Vespertino: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática.
→ Ensino Médio
Matutino: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias
Vespertino: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias
Datas do Encceja 2025
-
17/3 a 28/3: Justificativa de ausência
-
07/4: Resultado da justificativa de ausência
-
07/4 até 11/4: Recursos contra o resultado da justificativa de ausência
-
15/4: Resposta ao recurso
-
21/4 até 02/5: Inscrições
-
21/4 até 07/5: Pagamento da taxa de ressarcimento (faltantes do Encceja 20024 sem justificativa)
-
21/4 até 02/5: Solicitação de Tratamento pelo nome social
-
21/4 até 02/5: Solicitação de atendimento especializado
-
12/05: Resultado do atendimento especializado
-
12/05 a 16/5: Recurso contra o resultado do atendimento especializado -
-
20/5: Resposta ao recurso
-
03/08: Provas
-
15/12: Resultado
Para mais informações acesse o edital.
