Whatsapp icon Whatsapp

Prestações Decrescentes

O pagamento de prestações decrescentes ou amortizações constantes são comuns em financiamentos longos.

Várias pessoas, no intuito de saírem do aluguel, tentam junto aos bancos financiamentos de casa ou apartamentos. As principais formas de financiamento oferecidas pelos bancos são baseadas no Sistema Francês (tabela price) ou no Sistema de amortizações Constantes. Esse último consiste no pagamento de prestações decrescentes, amortizações constantes e juros decrescentes, de acordo com o decorrer dos anos, até a quitação do imóvel.

O valor da amortização é calculado dividindo o valor do financiamento pelo número de prestações mensais. Os juros são calculados com base no saldo devedor do mês, os quais são somados com a amortização, constituindo o valor da prestação mensal.

Exemplo 1

Um banco empresta para uma pessoa o valor de R$ 40.000,00 para ser pago em 5 prestações mensais pelo Sistema de Amortizações Constantes (SAC). O juro cobrado pelo banco é de 2% ao mês. Determine a planilha deste empréstimo.

Calculando o valor da amortização: 40.000,00 / 5 = 8.000,00 

 


Exemplo 2

Um casal decide ir a uma agência bancária no intuito de financiar a casa própria pelo Sistema de Amortizações Constantes. A proposta oferecida pelo banco consiste no valor de R$ 60.000,00 a serem pagos em, no máximo, 12 meses, a juros de 1% ao mês. Construa a planilha do financiamento de modo que o casal tenha acesso aos juros pagos no decorrer do financiamento.



Obs.: Todos os exemplos desconsideram algum tipo de imposto cobrado pelo governo referente a operações de crédito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva

Artigos Relacionados

Aumentos e Descontos
Utilizando porcentagem na obtenção de descontos e aumentos.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.