Ácido nítrico
O ácido nítrico é um ácido forte, pois seu grau de ionização (α) é de 92%. É uma solução aquosa incolor com 70% em massa de nitrato de hidrogênio. É fumegante em contato com o ar, seus vapores são extremamente tóxicos e é também corrosivo, podendo causar queimaduras e manchas amareladas na pele. Ele entra em ebulição a 83ºC a 1 atm, isto é, ao nível do mar.
Esse ácido também tem ação oxidante, é solúvel em água e com o tempo ele se decompõe pela ação da luz e adquire uma coloração avermelhada.
Depois do ácido sulfúrico, o ácido nítrico é o mais produzido e usado pela indústria. A sua formação pode se dar naturalmente ou industrialmente. Ele pode ser formado em ambientes não poluídos, durante chuvas acompanhadas de relâmpagos; e pode ser liberado por veículos com motor à explosão e que ocasionam um tipo de chuva ácida.
Na indústria, normalmente a sua fabricação se dá a partir do NH3, conforme as reações abaixo:
Já em laboratório ele é produzido a partir de uma reação entre o ácido sulfúrico e o nitrato de sódio:
Ele é muito utilizado na fabricação de explosivos (nitroglicerina ou dinamite, trinitrotolueno ou TNT e trinitrocelulose ou algodão-pólvora). Também é usado na fabricação de salitre (NaNO3 e KNO3), para produzir fertilizantes agrícolas, como o NH4NO3, e pólvora negra. O ácido nítrico também pode ser usado na fabricação de corantes, de fibras sintéticas (náilon e ceda artificial), de nitratos, etc.