2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Cheirando bem com desodorantes

Cheirando bem com desodorantes

A descoberta dos desodorantes foi um alívio para quem transpira muito. Mas para saber sobre a composição destes heróis é preciso se informar sobre o que deixa seu suor tão mal cheiroso.

O ato de “suar” é uma forma que o corpo encontra para regular a temperatura e eliminar toxinas. O suor é composto por proteínas, aminas, ácidos graxos, cloreto de sódio, entre outros compostos orgânicos. Alguns deles possuem um cheiro natural nada agradável, como os ácidos graxos, por exemplo, e a ação de bactérias presentes em nosso corpo pode fazer tudo piorar. É aí que sentimos aquele odor horrível de “peixe podre”. Mas não se preocupe, pensando neste problema é que foram desenvolvidos os desodorantes e os antitranspirantes.

Os desodorantes com suas fragrâncias conseguem disfarçar os odores. A presença do composto peróxido de zinco promove a oxidação de aminas e ácidos graxos, esta ação inibe parte do cheiro emitido por estas substâncias. Desodorantes possuem também agentes antibacterianos para eliminar bactérias já presentes no corpo.

Mas se você é daqueles que precisam de uma ajudinha extra para aliviar o odor, então deve apelar para os antitranspirantes, que evitam que seu corpo transpire e definitivamente não produza bactérias. Os adstringentes presentes na composição agem sobre as glândulas sudoríparas, comprimindo-as, e o resultado você sente na pele.

Compostos derivados do elemento alumínio (Al), como o Cloridrato de alumínio e Cloreto de alumínio hidratado, são alguns dos ingredientes desses milagrosos inibidores do mau cheiro.

Antitranspirantes: por que são eficientes?
Fotoquímica
Fotoquímica, energia química, Fotólise da Água, Fotofosforilação, NADP, Reação de claro, ATP, fotossíntese de plantas, fonte de energia, molécula de clorofila, energia luminosa, constituição celular, processo fotossintético das plantas, absorção de luz.
Hortênsias azuis ou rosas? O pH explica.
O pH do solo e a coloração das plantas
O pH do solo e a coloração das plantas, Como o pH influi na cor das flores, Potencial Hidrogeniônico, solos básicos ou alcalinos, pH ideal para o cultivo de plantas, substâncias alcalinas, phmetro para solos.
Estudos recentes conseguiram sintetizar papel a partir do plástico
Papel de plástico
Clique aqui e entenda o que é a proposta do papel de plástico!
Como controlar a calvície?
Minoxidil
Como surgiu este medicamento para a calvície reversível?
Ácido araquidônico: protegendo o que está para nascer
Ácido araquidônico
Importância desse ácido para o desenvolvimento de bebês.
O diamante compõe utensílios usados pelos dentistas.
Dureza do diamante no tratamento odontológico
Como ele é utilizado pelos dentistas.
Seus olhos podem ser sua senha.
Biometria: tecnologia precisa
Tecnologia que identifica uma pessoa através de traços biológicos.