Linus Pauling

O pesquisador norte americano Linus Carl Pauling é considerado o pai da Ligação química e um dos principais químicos do século XX. Um de seus principais trabalhos envolve a Mecânica Quântica em Química, mas teve importantes contribuições nos campos da Química Inorgânica, Química Orgânica, Metalurgia, Imunologia, Anestesiologia, Psicologia e Radioatividade. Na biologia molecular, Pauling realizou descobertas relativas à determinação da estrutura de proteínas e cristais.

Quem nunca ouviu falar do diagrama de Linus Pauling certamente nunca estudou química. O diagrama, considerado complicado por alguns estudantes, foi elaborado por Pauling para auxiliar na distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera. A aceitação e uso contínuo do diagrama por livros didáticos prova que ele é prático e permite colocar todos os subníveis de energia conhecidos em ordem crescente de energia.


A ordem crescente de energia dos subníveis é a ordem na sequência das diagonais.
Pauling foi digno de dois prêmios Nobel, um em 1954 por seus trabalhos relacionados à Química (natureza das ligações químicas). O outro prêmio veio em 1962, desta vez em prol da paz mundial. Pauling foi reconhecido por sua campanha contra testes nucleares, e foi o único a ser prestigiado com dois prêmios Nobel não compartilhados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Linus Pauling (1901-1994)
Linus Pauling (1901-1994)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
John Dalton (1766-1844)
John Dalton
Confira aqui as principais contribuições de John Dalton para a ciência!
Prêmio Nobel
Saiba o que é o prêmio Nobel e suas categorias, conheça a história da premiação e a importância de ser reconhecido pela fundação.
Marie Curie
Saiba quem foi Marie Curie, cientista pioneira nos estudos da radioatividade e única mulher a ganhar duas vezes o Prêmio Nobel. Conheça aqui a sua trajetória!
Antoine Henri Becquerel (1852-1908)
Antoine Henri Becquerel
Um dos colaboradores para a descoberta da radioatividade!