Whatsapp icon Whatsapp

Cientistas Famosos

Cientistas famosos da esquerda para a direita: Marie Curie, Niels Böhr, Michael Faraday, Albert Einstein, Linus Pauling, Mendeleiev e Rutherford
Cientistas famosos da esquerda para a direita: Marie Curie, Niels Böhr, Michael Faraday, Albert Einstein, Linus Pauling, Mendeleiev e Rutherford

Os cientistas são uma peça fundamental para o desenvolvimento do conhecimento científico. Eles contam com conhecimento, treinamento, intuições, premonições e até mesmo com a sorte, pois em alguns casos suas descobertas ocorreram por acaso.

Entretanto, na maioria das situações, as descobertas e invenções contaram com horas, dias, meses e até anos de incansáveis estudos e pesquisas. Como disse o famoso inventor Thomas Edison: "Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, alguma observação ou descoberta feita por determinado cientista muitas vezes contribuía para que outro passasse a mudar o seu ângulo de visão sobre o assunto e, por meio de novos estudos, fizesse descobertas ainda mais importantes. Portanto, as ideias de cada cientista, mesmo que não se transformassem em leis ou mesmo que depois tenham sido derrubadas por novas descobertas, eram essenciais para o desenvolvimento e a evolução da Ciência.

Tudo que sabemos hoje, e que continuamos cada vez mais a descobrir, foi e continua sendo graças ao trabalho incansável de grandes cientistas. Desse modo, esta seção incluirá não só as descobertas e invenções dos cientistas famosos da Química, Física e outras ciências relacionadas, mas também mostrará como foi a vida pessoal de cada um desses cientistas.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos de Cientistas Famosos

Amedeo Avogadro
Clique aqui e conheça as contribuições científicas de Avogadro!
Antoine Henri Becquerel
Um dos colaboradores para a descoberta da radioatividade!
Dmitri Mendeleev
Confira aqui a importante contribuição de Dmitri Mendeleev para a química!
Ernest Rutherford
Confira aqui as principais contribuições científicas de Ernest Rutherford!
Glem Seaborg
E suas importantes pesquisas com elementos transuranianos.
John Dalton
Confira aqui as principais contribuições de John Dalton para a ciência!
Linus Pauling
Saiba sobre as contribuições desse nobre cientista.
Marie Curie
Saiba quem foi Marie Curie, cientista pioneira nos estudos da radioatividade e única mulher a ganhar duas vezes o Prêmio Nobel. Conheça aqui a sua trajetória!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).