Mármore

O mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário e dependendo da composição de seus minérios pode apresentar variadas cores como rósea, branca, esverdeada ou preta. Dentre esses minérios está a mica, o feldspato e outros.
Ela recebe o nome de rocha metamórfica porque é formada a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão. Isto exlplica porque as maiores jazidas de mármore se encontram em regiões de atividade vulcânica e que possuem a rocha matriz calcária.

O grau metamórfico juntamente com a composição química do mineral é que moldam a rocha dando variadas cores e texturas, e fazem do mármore um material rentável na indústria de rochas ornamentais.

O mármore é usado em decorações, na confecção de objetos ornamentais e esculturas. A famosa estátua Vênus de Milo foi esculpida em mármore no século II a.C. O mármore pode ainda ser usado em construções civis na fabricação de objetos para uso domiciliar como pias, mesas e pisos.

Em nosso país, as maiores concentrações de mármore estão no estado do Espírito Santo, sendo este também o maior produtor de rochas ornamentais do país. A História da mineração do Mármore, no Espírito Santo, surgiu com o início das atividades de fábricas de cimento, mas a utilização do calcário e sua mineração são desde 1878, quando era usado para a fabricação de cal, tijolos e telhas.
O mármore é usado para decorar ambientes.
O mármore é usado para decorar ambientes.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Alumínio liquefeito.
Obtenção do Alumínio
Conheça o processo que permite obter o metal puro.
São quatro as funções inorgânicas principais: ácidos, bases, sais e óxidos
Funções Inorgânicas
Conheça o conceito de funções inorgânicas, o que diferencia ácidos, bases, sais e óxidos e o que é a Teoria da Dissociação Iônica de Arrhenius.
Existem vários tipos de sais estudados em Química Inorgânica
Classificação dos Sais
Entenda mais a respeito da classificação dos sais através deste texto.
Rochas e minerais: qual será a diferença?
Diferença entre rochas e minerais
Confira qual é a diferença entre rochas e minerais, além de conhecer os conceitos desses importantes elementos das Ciências da Terra.
O ímã é composto por óxidos duplos
Classificação dos óxidos
Classificação dos óxidos, compostos binários, oxigênio, Óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, óxidos anfóteros, óxidos mistos, peróxidos, carga elétrica, caráter iônico, caráter covalente, ametais.
Sais de banho
Sal por toda parte
Conheça vários sais e onde são aplicados.