Whatsapp icon Whatsapp

Origem e composição da canela

A canela é uma especiaria que além de deixar o alimento muito saboroso, também ajuda a conservá-lo
A canela é uma especiaria que além de deixar o alimento muito saboroso, também ajuda a conservá-lo

A canela (Cinnamomum zeylanicum) é obtida por meio do tronco da caneleira, uma árvore que tem seus galhos secos separados de suas “cascas” de cor marrom-avermelhadas, muito perfumadas. Essa árvore é nativa do antigo Ceilão, atual Sri Lanka, ao sul da Índia.

Canela de acordo com origens: Ceilão, Batavia, China, Saigon

Essa especiaria muito cobiçada no passado era um dos motivos de inúmeras embarcações seguirem para o Oriente, mais especificamente para o Ceilão, nos séculos XIV e XVI. A canela, juntamente com outras especiarias, como o cravo, a pimenta-do-reino e a noz-moscada, era utilizada como moeda de troca para pagar serviços, impostos, dívidas, acordos, obrigações religiosas e servia até mesmo como dotes, heranças, reservas de capital e divisas de um reino.

Ainda hoje a sua maior aplicação é como condimento e aromatizante na culinária popular. Por exemplo, quem não gosta de um pouco de canela para dar um toque especial no arroz-doce?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Arroz-doce com canela

No entanto, a canela possui também outras aplicações, sendo utilizada até mesmo na medicina. O seu componente ativo é o aldeído cinâmico ou cinamaldeído, cuja fórmula é mostrada a seguir:

Aldeído cinâmico ou cinamaldeído – componente ativo da canela

Essa é a substância responsável pelo odor carac­terístico da canela. O aldeído cinâmico foi sintetizado pela primeira vez em 1884.

A canela tem pro­priedades analgésicas e digestivas, tem poderes carminativos, isto é, libera gases em todo o sistema digestório, que são liberados na forma de arrotos ou por flatulência. Ela também combate a fraqueza e o desânimo.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Moléculas de alguns compostos da função dos aldeídos – metanal, etanal e etanodial
Aldeídos
Definição da função orgânica dos aldeídos, exemplos, principais propriedades e nomenclatura oficial e usual.
O formol usado como conservante de cadáveres para estudo em laboratórios possui como principal constituinte o metanal, um aldeído
Principais aldeídos no cotidiano
Você sabia que o formol usado para conservar cadáveres e na essência de baunilha possui aldeídos como principais constituintes? Saiba mais aqui!
video icon
Enem
Pré-Enem | Vinda da família real e a Independência do Brasil
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Vinda da família real e a Independência do Brasil" com a professora Nathália Freitas!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.