Perfluoropoliéter

O perfluoropoliéter é um polímero que pode ser obtido através do processo de destilação, dando origem a óleos leves e pesados.

Os Perfluoropoliéteres, PFPE para simplificar, são polímeros com estrutura molecular na forma de longas cadeias, com carbonos ligados a dois átomos de flúor e interligados entre si através de oxigênios, formando, assim, cadeias de diferentes proporções.

Os PFPE foram descobertos por volta da década de 80 por químicos italianos (Dario Sianesi, Adolfo Pasetti e Constante Corti). A reação inicial de obtenção deste polímero envolve os compostos tetrafluoretileno e gás oxigênio puro, na presença de luz ultravioleta a uma temperatura de – 40 °C.

Aplicações do PFPE:

Os PFPE são produzidos originando uma diversidade de cadeias com diferentes tamanhos. PFPE com cadeias menores ainda estão sendo testados no mercado na forma de produtos para higiene pessoal.

PFPE pode ser obtido pelo processo de destilação dando origem a óleos leves e pesados. Os leves, devido às características não condutoras, são empregados em testes de aparelhos eletrônicos. Os óleos pesados são aplicados em superfícies de prédios antigos com o intuito de proteger contra a ação corrosiva do tempo.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Polipropileno: Polímero sintético.
Polímeros
Polímeros, monômeros, polimerização, materiais poliméricos naturais, polímeros sintéticos, polímeros de condensação, polímero de adição, borracha natural, polissacarídeos, celulose, amido, glicogênio.