Química Orgânica

A Química Orgânica ajuda-nos a entender as estruturas e as propriedades das moléculas formadas por cadeias carbônicas

A Química Orgânica recebeu inicialmente esse nome para descrever substâncias extraídas de organismos vivos. Acreditava-se que elas só podiam ser produzidas em organismos vegetais e animais, mas nunca em laboratório.

Entretanto, provou-se que o homem conseguia sim sintetizar compostos orgânicos em laboratório, e então a definição de Química Orgânica mudou para:

“Ramo da Química que estuda a maioria dos compostos formados pelo elemento carbono”.

Visto que o carbono é tetravalente, podendo realizar quatro ligações de diferentes maneiras, com átomos de outros elementos ou com átomos do próprio carbono, existem milhões de seus compostos. Uma quantidade muito superior do que a de compostos inorgânicos conhecidos atualmente.

Tais compostos são agrupados em diferentes funções que apresentam propriedades químicas semelhantes, tais como os hidrocarbonetos, os álcoois, as cetonas, os aldeídos, os ácidos carboxílicos, os ésteres, os éteres, as aminas, as amidas, entre outros.

Veja nesta subseção como identificar cada uma dessas funções, onde elas estão presentes em nossa sociedade, a realizar a nomenclatura dos compostos orgânicos segundo as regras estabelecidas pela IUPAC, como ocorre o fenômeno da isomeria em muitas dessas substâncias e o que são os polímeros naturais e artificiais que formam os plásticos tão comuns em nosso cotidiano.

Seções de Química Orgânica

Os compostos orgânicos estão presentes em organismos vegetais e animais, bem como em compostos artificiais ou sintéticos
Compostos Orgânicos
Conheça mais detalhes sobre os compostos orgânicos presentes na natureza, em nosso próprio organismo e em vários produtos que usamos no cotidiano.
Estudante identificando grupo funcional da função orgânica das cetonas
Funções Orgânicas
Nesta seção você encontrará textos que explicam praticamente tudo sobre as principais funções orgânicas.
Dois compostos de mesma fórmula molecular e estruturas diferentes são isômeros
Isomeria
Clique para entender o que é isomeria e todas as classificações que envolvem esse ramo da Química Orgânica!
Os plásticos, como a garrafa PET, são exemplos de polímeros sintéticos muito usados em nosso cotidiano
Polímeros
Leia aqui vários artigos com detalhes sobre a constituição, propriedades e aplicações dos polímeros naturais e sintéticos.
Químicos e bioquímicos em laboratórios de todo o mundo estudam reações orgânicas que podem ser aplicadas industrialmente em larga escala
Reações Orgânicas
Saiba tudo sobre as reações orgânicas de substituição, de adição e de eliminação por meio dos artigos desta subseção.

Artigos de Química Orgânica

Como é feita a análise orgânica?
Análise orgânica
Como os compostos orgânicos são isolados e purificados?
A propanona remove esmalte de unhas.
Cadeias carbônicas e suas classificações
Propanona, acetona, cetonas, heteroátomos, moléculas orgânicas, funções orgânicas, Funções nitrogenadas, Função hidrogenada, Aminas, amidas Hidrocarbonetos, Funções halogenadas, Haletos orgânicos, Funções oxigenadas, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, derivados de ácidos, fenóis, álcoois, éteres, oxigênio, Cadeia Saturada, Cadeia Insaturada.
Capacidade de Formar Cadeias
Capacidade de Formar Cadeias, O que é Capacidade de Formar Cadeias, Como desenvolve a Capacidade de Formar Cadeias, Capacidade de Formar Cadeias carbônicas, Capacidade de Formar Cadeias de compostos orgânicos.
Características dos Compostos Orgânicos
Interações intermoleculares, massa molecular, temperaturas de fusão, temperatura de ebulição, compostos orgânicos, geometria de uma molécula, compostos inorgânicos, compostos orgânicos apolares, ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, Combustão, álcool dos automóveis, polaridade, eletronegatividade.
Os compostos orgânicos, que compõem a maioria das substâncias ao nosso redor e até mesmo dentro de nós, são formados por diferentes tipos de cadeias c
Classificação das Cadeias Carbônicas
Na classificação das cadeias carbônicas, é necessário observar os tipos de ligações, o fechamento da cadeia, a natureza dos átomos e as suas disposições na cadeia.
O benzeno é um dos principais exemplos de substância com cadeia carbônica fechada
Classificação das cadeias carbônicas fechadas
Conheça a classificação das cadeias carbônicas fechadas, que pode levar em conta a presença de um núcleo benzênico, ligações pi ou heteroátomos.
Classificação do Carbono
Confira aqui quais são as formas de classificação do carbono!
Classificação do carbono quanto ao número de ligações
Aprenda a classificar os carbonos em cadeia.
Tintas sintéticas liberam VOC’s.
Compostos orgânicos voláteis
As principais fontes e as consequências da inalação de VOC’s.
Descobertas da Química orgânica
Curiosos estudos que colaboraram com esta ciência.
O carbono está presente na sacarose (açúcar comum).
Estudo do Carbono
Estrutura do carbono, postulados de Couper-Kekulé, Unidade fundamental da Química Orgânica, formação dos compostos orgânicos, Archibald Scott Couper, Friedrich August Kekulé, Tetravalência constante, valências do carbono, clorometano, Encadeamento constante, sacarose, ácido sulfúrico, carvão.
Grupos orgânicos substituintes
Como identificar as ramificações em uma cadeia de hidrocarbonetos.
Glicerol é um exemplo de molécula orgânica polar
Moléculas orgânicas polares e apolares
Entenda o que determina se as moléculas orgânicas serão polares ou apolares e como isso influencia suas propriedades físicas e químicas.
Ao realizar a nomenclatura das cadeias carbônicas ramificadas, precisamos saber nomear também os radicais orgânicos que formam as ramificações
Nomenclatura de radicais orgânicos
Aprenda a realizar a nomenclatura de radicais orgânicos que formam as ramificações de várias cadeias carbônicas.
Número de nuvens eletrônicas e a hibridização
Nuvens eletrônicas ao redor do átomo central.
O constituinte ácido málico da maçã é orgânico.
O que é a Química Orgânica?
Química Orgânica, carbono, proteínas, lipídios,carboidratos, ácido tartárico, açúcar, glicose ,celulose,compostos orgânicos naturais,ácido cítrico, Friedrich Wohler, cianeto de amônio, sal inorgânico, uréia.
Laboratório de química
Organometálicos
Vamos conhecer o que é um Organometálico, suas características e sua nomenclatura. Clique aqui!
Polaridade dos Compostos Orgânicos
Polaridade dos compostos orgânicos, eletronegatividade, molécula de um composto orgânico, molécula apolar, molécula polar, carbono, hidrogênio, ligações apolares, ligações polares.
Polaridade dos compostos orgânicos
Como a ligação presente influi no caráter polar da estrutura.
Propriedades dos compostos orgânicos
Composição dos elementos orgânicos, compostos orgânicos, ligações covalentes, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, enxofre, halogênios, Tetravalente, Monovalente, Bivalente, Trivalente, Carbono, valências, heteroátomos.
O excesso de radicais livres no organismo pode causar o envelhecimento precoce
Radicais livres
Entenda o que são os radicais livres, como eles são formados, sua nomenclatura, função no organismo e por que eles são tão indesejáveis.
Ruptura de ligações em compostos orgânicos
Conheça as cisões homolíticas e heterolíticas.
Na ilustração temos uma série isóloga, formada somente por hidrocarbonetos (etano, eteno e etino)
Séries Orgânicas
Saiba identificar as séries orgânicas heteróloga, homóloga e isóloga.
Para limpar as mãos sujas de graxa, utiliza-se a gasolina, pois ambas são substâncias orgânicas apolares
Solubilidade dos Compostos Orgânicos
Você sabe por que o etanol consegue se misturar tanto em água como em gasolina? Isso é explicado pelos fatores que determinam a solubilidade dos compostos orgânicos.
As substâncias naturais orgânicas estão presentes dentro de nós e em praticamente tudo ao nosso redor
Substâncias Naturais Orgânicas
Saiba o que são as substâncias naturais orgânicas, onde elas são encontradas e como são utilizadas.
O etano e o etanol têm tamanhos aproximados, mas o ponto de ebulição do etanol é maior porque é polar e sua interação intermolecular é mais forte
Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos
Veja como a temperatura de ebulição dos compostos orgânicos varia de acordo com a força intermolecular, polaridade e tamanho da molécula.
O 3-metilbutan-1-tiol está no líquido que o cangambá utiliza como arma de defesa. Esse é um exemplo do odor desagradável que os tiocompostos possuem!
Tiocompostos ou Compostos Sulfurados
Sabe aqueles cheiros desagradáveis como o do gambá, do alho e do gás de cozinha? Todos esses casos estão ligados à presença de tiocompostos. Saiba mais aqui!
Filosofia e Literatura
Quando Djavan canta o verso “um bom lugar pra ler um livro” na canção “Um dia frio” parece ficar implícito que se trata de um bom livro. O que é um bom livro? O que é literatura? Qual a relação entre filosofia e literatura? Não, neste vídeo não vou responder a essas eternas e radicais perguntas filosóficas. Vamos além. Vamos falar das várias possibilidades de uma análise filosófica da literatura (ou vice-versa) em um vídeo em que se pretende muito mais um bate-papo do que uma aula.