Whatsapp icon Whatsapp

Polímero antibala

Kevlar: material de raquetes e coletes policiais.
Kevlar: material de raquetes e coletes policiais.

Polímeros são substâncias orgânicas representadas por extensas cadeias de carbonos. O curioso é que um composto que parece, à primeira vista, frágil, é capaz de reter uma bala de revólver. Veja agora por que o polímero Kevlar é usado pela polícia na proteção contra projéteis.

Tudo começou quando o cientista americano Stephanie Kwolek, no ano de 1965, descobriu através de suas pesquisas um material com a resistência térmica do amianto e rigidez da fibra de vidro. O novo composto possuía aspectos como a insolubilidade, resistência ao fogo, flexibilidade, leveza e não sofria ataque químico.

Essas características eram explicadas pela composição do material: longas cadeias de anel benzeno interconectadas com grupos amida. Até aqui nada de novo, o segredo estava na estrutura organizada da cadeia, as forças de atração existentes entre as moléculas permitia que se alinhassem em camadas rígidas e sobrepostas. Realmente se tratava de um material muito resistente que recebeu a nomenclatura de Kevlar. Para demonstrar a força garantida pela organização estrutural do composto, basta dizer que é 5 vezes maior que a força do aço.

A estrutura química do Kevlar explica porque os coletes à prova de bala são tão resistentes e capazes de proteger tiros de revólver. E não é só contra o crime que o polímero age, quando se adiciona fibras à sua composição, ele se torna mais resistente e então é aplicado na fabricação de raquetes de tênis, motores de aviões, escudos militares, etc.

Agora você já sabe que o aço não é resistente quanto pensava, e que o polímero Kevlar surgiu para beneficiar o homem com sua resistência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Polímeros e poluição
Poluição, riscos ao meio ambiente, produtos industrializados, modernização das embalagens, embalagens plásticas, aterros sanitários, polímeros, materiais poliméricos, garrafas PET de refrigerantes, polímeros biodegradáveis.
video icon
Professora ao lado do texto"Acima ou a cima?"
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.