Whatsapp icon Whatsapp

Polímero PVA

O PVA é usado na produção de colas e gomas de mascar
O PVA é usado na produção de colas e gomas de mascar

O polímero conhecido como PVA é um polímero de adição, pois se dá pela “soma” sucessiva de vários monômeros do acetato de vinila; daí o seu nome: poliacetato de vinila.

A seguir temos a reação de polimerização desse composto:

Polimerização do PVA

Esse polímero se apresenta transparente e incolor, é insolúvel em água, só se dispersa em meio aquoso se tiver um agente emulsificante e é predominantemente amorfo. Sua densidade é de aproximadamente 1,18 g/cm3 com massa molar média de 5 000 g/mol até 500 000 g/mol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, sua maior propriedade é a alta adesividade, por isso o PVA é muito aplicado na fabricação de tintas de parede do tipo látex, em colas comuns, adesivos para papel e em gomas de mascar.

Sua identificação em processos de reciclagem é dada pelo símbolo Símbolo de reciclagem do PVA.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Poliestireno
Descubra a constituição, as aplicações, os problemas ambientais e os produtos feitos do poliestireno, cuja forma mais conhecida é o isopor.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.