Whatsapp icon Whatsapp

Informatividade

A informatividade se caracteriza como a capacidade de acrescentar informações novas ao texto
A informatividade se caracteriza como a capacidade de acrescentar informações novas ao texto

Para que possamos compreender de forma efetiva acerca do que realmente se concebe como “informatividade”, torna-se sugestivo voltarmos o olhar para algumas informações demarcadas no texto “O lugar-comum: um recurso dispensável à argumentação”  e certificarmo-nos de que o lugar-comum, também conhecido por senso comum, traz em sua essência características contrárias àquelas que se aplicam ao assunto que por ora faz parte de nossa discussão, ou seja, a informatividade. Assim, ao passo que o senso comum em nada contribui para o conhecimento do leitor, haja vista que são informações extraídas do consenso geral, a informatividade, como literalmente se afirma, acrescenta ao interlocutor algo novo e inesperado.

Acerca dela equivale afirmar que estabelece uma ligação bastante estreita com o conhecimento de mundo por parte de quem lê algo, haja vista que não basta somente ler acerca de um determinado assunto, é preciso, acima de tudo, interpretar o que está sendo lido, procedimento esse que somente se tornará viável se houver um pouco de conhecimento prévio que, aos poucos, vai se incorporando ao que é conquistado.

Acrescentando a tais elucidações, torna-se importante ressaltar que o nível de informatividade de um texto pode variar de acordo com o público a que ele se destina, público e o grau de informações demarcado em um texto têm de estar em consonância entre si.  Dessa forma, importante é frisar que um texto pode se constituir de um médio grau de informatividade, tal como ocorre com a maioria dos textos que circula na esfera jornalística, destinada a um público mediano, em termos de informação. Já um texto dotado de alto rigor científico traz consigo um grau maior de informatividade, podendo ser veiculado numa revista científica e ser destinado ao público que faz parte desse universo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com base nesses pressupostos não se torna descabido apontar acerca do fato de que quando entramos em contato com as informações expressas num dado texto, esperamos que ele contenha um médio grau de informatividade, no mínimo, pois, caso contrário, podemos perder o interesse e deixar a leitura de lado. Importante também é pontuar que na escrita ocorre da mesma forma, ou seja, temos de fazer uso de informações que trarão conhecimento novo para o interlocutor, com vistas a trazê-lo para junto do discurso que ora produzimos.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Redação nos vestibulares
Quer saber como se sair bem na redação do vestibular? Clique aqui!
video icon
Professora ao lado do texto"Acima ou a cima?"
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.