Texto argumentativo
O texto argumentativo é o tipo textual no qual o autor disserta sobre um tema a fim de defender um determinado ponto de vista. Nesse sentido, ele precisa apresentar uma tese evidente, fundamentada em argumentos sólidos e em conhecimento de mundo confiável, a fim de tornar o texto mais convincente.
Sua estrutura básica divide-se em introdução, desenvolvimento e conclusão e está presente em diversos gêneros textuais, como artigo de opinião, carta argumentativa, resenha crítica, debate, manifesto e redação dissertativo-argumentativa.
Leia também: O que é texto expositivo?
Resumo sobre texto argumentativo
- O texto argumentativo é o tipo de texto em que o autor disserta sobre um determinado tema para defender um ponto de vista.
- Esse tipo de texto caracteriza-se por apresentar tese explícita, uso de argumentos, coesão e coerência, conhecimento de mundo confiável e, na maioria das vezes, uso da linguagem formal.
- Diversos gêneros textuais caracterizam-se como argumentativos. Alguns exemplos são:
- dissertação-argumentativa;
- artigo de opinião;
- carta argumentativa;
- resenha crítica;
- debate;
- manifesto.
- A estrutura dos textos argumentativos divide-se em: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Esse tipo de texto é fundamental tanto para o desenvolvimento do pensamento crítico quanto para o exercício da cidadania e para aprovação em processos seletivos.
O que é texto argumentativo?
O texto argumentativo é o tipo de texto em que o objetivo principal é defender um ponto de vista sobre algum assunto. Esse tipo textual caracteriza-se por dissertar sobre um tema e sustentar um posicionamento sobre ele, por isso também pode ser chamado de texto dissertativo.
É importante destacar que diferentes gêneros textuais podem apresentar esse tipo textual, por exemplo: artigo de opinião, artigos acadêmicos, teses, carta de reclamação, carta de solicitação etc. Nesse sentido, cada gênero textual tem suas próprias características, que interagem com os aspectos do texto argumentativo, de modo que alguns podem apresentar uma argumentação objetiva e formal, enquanto outros permitem uma linguagem mais subjetiva e coloquial.
Características do texto argumentativo
A principal característica do texto argumentativo é a defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Todas as demais características organizam-se em torno de cumprir esse objetivo principal, e algumas delas são:
- Tese explícita ou implícita: a tese é o nome dado à ideia central, ou seja, à opinião que está sendo defendida. Em alguns casos, ela deve estar explícita, isto é, evidenciada em alguma frase de modo objetivo. Em outros casos, ela pode ser expressa implicitamente, por meio dos argumentos utilizados. Em todos os casos, ela deve existir, de uma forma ou de outra.
- Argumentação consistente: a argumentação são as justificativas, os dados, as explicações e toda informação confiável utilizada para comprovar, defender e sustentar a tese do autor. É imprescindível que os argumentos sejam explícitos e confiáveis para tornar o texto mais convincente.
- Coesão e coerência: a organização e a relação entre as partes (coesão) e a lógica entre as ideias (coerência) são fundamentais para construir um texto convincente.
- Repertório sociocultural: o texto argumentativo é enriquecido pelo uso de conhecimento de mundo diverso e confiável, pois fortalece o ponto de vista do autor, comprova suas ideias e fundamenta seus argumentos.
- Uso de linguagem formal: por mais que alguns gêneros argumentativos do cotidiano não façam exigência da norma-padrão devido ao seu caráter coloquial, boa parte dos gêneros textuais argumentativos exige o uso da modalidade formal da língua.
Tipos de texto argumentativo
- Dissertação-argumentativa: gênero textual cobrados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em concursos e em vestibulares.
- Artigo de opinião: gênero textual publicado em jornais e em revistas e no qual o autor defende uma opinião pessoal sobre um assunto atual.
- Carta argumentativa: gênero textual direcionado a autoridades e a instituições com o objetivo de apresentar uma opinião sobre determinada causa.
- Resenha crítica: gênero textual que analisa obras e tece uma análise crítica sobre elas.
- Ensaio: gênero textual crítico em que o autor disserta sobre um tema de seu interesse e defende uma opinião sobre ele.
- Debate: gênero textual de troca de posicionamentos e de ideias sobre temas.
- Manifesto: gênero textual de autoria coletiva no qual é defendida uma causa social e são reivindicadas ações.
- Petição: gênero textual formal no qual algo é reivindicado por meio de uma argumentação sólida.
Estrutura do texto argumentativo
O texto argumentativo estrutura-se em três partes:
- Introdução: é a parte inicial do texto e serve para situar e contextualizar o leitor a respeito sobre o tema que será abordado e para apresentar o ponto de vista do autor (tese).
- Desenvolvimento: é o corpo do texto, no qual o autor vai defender seu ponto de vista por meio da exposição, da explicação e da comprovação dos argumentos. É uma parte fundamental para esse tipo de texto, pois é nele que o convencimento da tese é construído.
- Conclusão: é a parte final do texto e serve para sintetizar as ideias apresentadas e para expressar as reflexões e as sugestões finais.
Como fazer um texto argumentativo?
Para fazer um bom texto argumentativo, é necessário tomar atitudes antes, durante e depois da escrita:
- Leia muito, pois o conhecimento de mundo é fundamental para construir uma boa argumentação.
- Estude o tema que será abordado antes da produção textual.
- Defina um ponto de vista claro e objetivo sobre o assunto que será discutido.
- Anote as ideias, as informações, os dados e os argumentos sobre o tema.
- Selecione somente as ideias confiáveis, sólidas e aprofundadas para utilizar no texto.
- Organize um “esqueleto” pré-textual (que recebe o nome de “projeto de texto”) para decidir uma ordem para a apresentação das informações.
- Escreva o texto com atenção à clareza e à organização das ideias.
- Releia a primeira versão do texto e verifique o uso da linguagem formal, a coesão e a coerência do texto;
- Faça os ajustes necessários e reescreva a versão final.
Texto argumentativo pronto
Quando a igualdade tropeça: acessibilidade como direito e dever social
A democracia é um sistema de organização social que, em teoria, prioriza a equidade entre os cidadãos, garantindo a participação coletiva nas decisões sociais. No entanto, na prática, isso exige pensar uma sociedade flexível e diversa, que abranja também as diferenças entre os indivíduos. Nesse sentido, a acessibilidade deve ser um pilar da democracia, para garantir a equidade social e a autonomia dos cidadãos.
A princípio, sabe-se que a democracia pressupõe a igualdade de direitos entre todos. Ademais, no Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu a dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos da República. Logo, é evidente que há uma incoerência entre os princípios legais e a ausência da acessibilidade, uma vez que essa exclusão afasta parte da população dos direitos básicos, como educação, trabalho e lazer, negando-lhes tanto a igualdade quanto a dignidade asseguradas em lei. Assim, a acessibilidade configura-se como um princípio fundamental da democracia, pois reconhece a necessidade de diversificar os espaços, as linguagens e os meios de acesso, ampliando o alcance dos direitos e fortalecendo a ação do Estado.
Além disso, é imprescindível lembrar que a acessibilidade favorece a independência das pessoas com deficiência e, também por isso, deve ser valorizada. De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, é urgente remover as barreiras que dificultam ou impedem a participação das pessoas em condições de igualdade. Isso corrobora a ideia de que a acessibilidade é um dos instrumentos capazes de garantir que todos usufruam de seus direitos e deveres de forma equitativa, tanto em aspectos físicos, como a mobilidade urbana, quanto em dimensões simbólicas e sociais, como o direito à educação e ao trabalho. Desse modo, constata-se que a acessibilidade é, além de um dever do Estado, um benefício coletivo, que favorece a inclusão e fortalece os vínculos democráticos.
A igualdade, portanto, não deve tropeçar em discursos rasos ou na falta de compromisso dos responsáveis; ela deve ser exigida enquanto direito e valorizada como estratégia de transformação social. Nesse sentido, o Estado, em todas as suas instâncias, deve assumir a responsabilidade de implementar políticas públicas efetivas, que assegurem a acessibilidade nos mais diversos setores sociais. Para isso, é fundamental dialogar com a própria população, a fim de reconhecer os desafios vivenciados pelos cidadãos e, assim, estabelecer metas concretas e funcionais para quem realmente precisa.
Importância do texto argumentativo
O texto argumentativo é importante tanto para aspectos pessoais quanto para aspectos sociais da vida dos indivíduos. Do ponto de vista subjetivo, o texto argumentativo exercita o pensamento crítico, o raciocínio lógico, a análise de problemas, a criação de soluções etc. Do ponto de vista social, o conhecimento sobre texto argumentativo é fundamental para realizar seleções, como vestibulares e concursos, e para o exercício da cidadania, como nas cartas argumentativas, nos manifestos e nas petições.
Acesse também: O que é o texto descritivo?
Exercícios resolvidos sobre texto argumentativo
Questão 1
Leia o parágrafo abaixo e identifique qual trecho representa a tese do autor:
"A democracia é um sistema de organização social que, em teoria, prioriza a equidade entre os cidadãos, garantindo a participação coletiva nas decisões sociais. No entanto, na prática, isso exige pensar uma sociedade flexível e diversa, que abranja também as diferenças entre os indivíduos. Nesse sentido, a acessibilidade deve ser um pilar da democracia, para garantir a equidade social e a autonomia dos cidadãos."
A) “A democracia é um sistema de organização social que, em teoria, prioriza a equidade entre os cidadãos”
B) “a participação coletiva nas decisões sociais”
C) “isso exige pensar uma sociedade flexível e diversa, que abranja também as diferenças entre os indivíduos”
D) “a acessibilidade deve ser um pilar da democracia”
E) “a acessibilidade deve ser um pilar da democracia, para garantir a equidade social e a autonomia dos cidadãos”
Resolução:
Alternativa D.
A tese é a ideia principal defendida pelo autor. No parágrafo de introdução, o autor defende a acessibilidade afirmando que ela é um pilar da democracia.
Questão 2
Leia o parágrafo de desenvolvimento abaixo e analise a estratégia argumentativa utilizada pelo autor:
“Além disso, é imprescindível lembrar que a acessibilidade favorece a independência das pessoas com deficiência e, também por isso, deve ser valorizada. De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, é urgente remover as barreiras que dificultam ou impedem a participação das pessoas em condições de igualdade. Isso corrobora a ideia de que a acessibilidade é um dos instrumentos capazes de garantir que todos usufruam de seus direitos e deveres de forma equitativa, tanto em aspectos físicos, como a mobilidade urbana, quanto em dimensões simbólicas e sociais, como o direito à educação e ao trabalho. Desse modo, constata-se que a acessibilidade é, além de um dever do Estado, um benefício coletivo, que favorece a inclusão e fortalece os vínculos democráticos.”
Pode-se afirmar que o tipo de argumento empregado no excerto é do tipo:
A) que compara como a acessibilidade é abordada em diferentes locais.
B) que indica a causa da falta de acessibilidade, mostrando como o Estado é ineficiente em seu dever.
C) que indica as consequências que a acessibilidade pode trazer para os indivíduos.
D) que comprova as afirmações com base em dados estatísticos sobre o tema.
Resolução:
Alternativa C.
No parágrafo, o autor afirma que "a acessibilidade favorece a independência das pessoas com deficiência", ou seja, defende o argumento de que uma das consequências da acessibilidade é que ela favorece a independência de algumas pessoas.
Fontes
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 9. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
COSTA VAL, Maria da Conceição. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.