Ana Néri
Ana Néri foi uma enfermeira brasileira que ficou marcada pela sua atuação durante a Guerra do Paraguai. Era originária do interior da Bahia, foi casada com um militar e tinha três filhos. Sua vida mudou drasticamente quando viu seus três filhos irem a combate. Ela decidiu ir com eles para atuar como enfermeira.
Ficou conhecida por ter sido uma enfermeira dedicada que tratava os seus pacientes com cuidado, e por ter transformado sua casa em Assunção em enfermaria. Quando retornou ao Brasil, Ana Néri recebeu diversas homenagens, e, atualmente, é a madrinha de todos os enfermeiros e enfermeiras do Brasil.
Leia também: Maria Quitéria — quem foi a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro?
Resumo sobre Ana Néri
-
Ana Néri é reconhecida como a primeira enfermeira do Brasil.
-
Ela atuou durante a Guerra do Paraguai.
-
Ela nasceu na Bahia, casando-se com um militar e gerando três filhos.
-
Quando os seus três filhos foram para a guerra, ela decidiu ir junto para atuar como enfermeira.
-
Sua atuação rendeu-lhe o apelido de “mãe dos brasileiros”.
-
Recebeu inúmeras homenagens quando retornou ao Brasil.
Biografia de Ana Néri
Ana Justina Ferreira, conhecida pelo seu nome de casamento, Ana Néri, nasceu na cidade de Cachoeira, no interior da Bahia, em 13 de dezembro de 1814. Era filha do casal formado por José Ferreira de Jesus e Luísa Maria das Virgens. Não sabemos muito sobre seus pais, mas os pesquisadores deduzem que eles tinham boa condição financeira.
Os pesquisadores também não sabem detalhes sobre a infância de Ana Néri, mas sabe-se que ela se casou, em 1838, com Isidoro Antônio Néri, militar que tinha a patente de capitão-tenente na Marinha.
Do casamento de Ana Néri e Isidoro Antônio nasceram três filhos, chamados Justiniano, Isidoro Filho e Pedro. Em 1844, Isidoro Antônio faleceu subitamente por conta de uma doença desconhecida pelos médicos. Ana Néri foi obrigada a criar sozinha os seus três filhos, e, depois de algum tempo, mudou-se para Salvador com eles.
→ Ana Néri e a Guerra do Paraguai
Os filhos de Ana Néri assumiram posições de prestígio na sociedade brasileira do século XIX, uma vez que dois se tornaram médicos e um deles seguiu a carreira militar. Os detalhes da vida de Ana Néri entre a morte de seu marido e a Guerra do Paraguai são bastante escassos. Quando o conflito se iniciou, em 1864, os seus três filhos foram para a batalha.
Ana Néri não quis ficar sozinha e afastada dos filhos, então, redigiu uma carta para o presidente de província da Bahia, solicitando autorização para juntar-se ao esforço de guerra. Ana Néri se ofereceu para auxiliar como enfermeira nos acampamentos militares no Rio Grande do Sul. Ela foi autorizada, e então partiu para o Sul do Brasil.
Lá ela foi ensinada nas técnicas básicas de enfermaria por meio das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo. Ao longo do conflito, ela esteve em enfermarias no território argentino e paraguaio, cuidando dos soldados feridos. Ela esteve, inclusive, em Assunção, capital do Paraguai, onde montou uma enfermaria dentro de sua própria casa.
Ana Néri ficou marcada por ter sido uma importante enfermeira que cuidava dos soldados com muita dedicação. Os registros sobre sua atuação, no entanto, são poucos, e não se sabe com muitos detalhes do trabalho que ela exerceu. Durante o período em que ela atuou como enfermeira na guerra, ela recebeu a notícia de que Justiniano, um de seus filhos, havia falecido em combate.
→ Morte de Ana Néri
Em 1870, Ana Néri retornou ao Brasil, residindo na Bahia, embora os últimos anos de sua vida tenham sido no Rio de Janeiro, onde um de seus filhos passou a residir. Faleceu no dia 20 de maio de 1880.
Por que Ana Néri é importante para a enfermagem?
O trabalho de Ana Néri como enfermeira ficou marcado na história brasileira, apesar de diversas mulheres terem exercido a mesma função que ela. Atribui-se a Ana Néri uma grande dedicação ao trabalho nas enfermarias por onde esteve, sempre tratando muito bem os soldados feridos que passavam por suas mãos. Os soldados, inclusive, passaram a se referir a ela como “mãe dos brasileiros”. Assim, tornou-se comum reconhecer Ana Néri como a primeira enfermeira do Brasil. Seu trabalho e sua reputação transformaram-lhe na madrinha da enfermagem no Brasil.
Homenagens e condecorações para Ana Néri
A reputação de Ana Néri pelo seu trabalho como enfermeira foi tão significativa que ela recebeu inúmeras homenagens em vida e depois que faleceu. Em vida, ela foi condecorada pela monarquia brasileira, recebendo a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe, além do direito a uma pensão vitalícia do governo brasileiro.
Seu nome também é usado em logradouros de diversas cidades de nosso país, além de hospitais. Em 1938, foi criado do Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, e o decreto de Getúlio Vargas diz que, nesse dia, devem ser realizadas homenagens a Ana Néri.
Outra homenagem a Ana Néri aconteceu em 2009, quando o seu nome foi adicionado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Algumas curiosidades sobre Ana Néri
-
A Escola de Enfermagem da UFRJ leva o nome de Ana Néri.
-
Em 1979, os restos mortais de Ana Néri foram exumados, retirados de seu túmulo no Rio de Janeiro e transportados para Cachoeira (BA), onde foram enterrados.
Fontes
CARDOSO, Maria Manuela Vila Nova. Anna Justina Ferreira Nery: um marco na história da enfermagem brasileira. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/ddpnDYNgkMnfh6RCptszCnN/?format=pdf&lang=pt.
GRISARD, Nelson; VIEIRA, Edith Tolentino de Souza. Ana Néri, madrinha da enfermagem no Brasil. Disponível em: https://gmbahia.ufba.br/index.php/gmbahia/article/viewFile/981/959.
LÚCIA, Carmen. Conheça a história de Ana Néri, primeira enfermeira do Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2015-05/conheca-historia-de-ana-neri-primeira-enfermeira-do-brasil.
REDAÇÃO. Ana Néri, a “mãe dos brasileiros”. Disponível em: https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/noticias/ana-neri-a-201cmae-dos-brasileiros201d.