Chico Buarque

Chico Buarque é um cantor brasileiro, considerado um dos grandes nomes da música popular brasileira. É reconhecido pelas belas canções que compõe e por seus livros.
Fotografia de Chico Buarque, cantor, compositor e escritor brasileiro.
Chico Buarque é um cantor, compositor e escritor brasileiro. [1]

Chico Buarque é um cantor, compositor, escritor e dramaturgo brasileiro. É reconhecido como um dos grandes músicos e compositores da música popular brasileira, criando belas e populares músicas, como Apesar de Você, Cálice, A Banda, Iolanda, Cotidiano e muitos outras. Ele também atuou em parceria com diversos artistas brasileiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Chico Buarque foi intensamente perseguido pela Ditadura Militar, sendo preso e interrogado e tendo diversas de suas músicas censuradas. Usou de metáforas e de pseudônimos para fugir dos censores da ditadura. Além de uma carreira de sucesso como cantor, ele também tem uma carreira como escritor, publicando diversos livros no Brasil.

Leia também: Caetano Veloso — a biografia de outro importante nome da história da música brasileira

Resumo sobre Chico Buarque

  • Chico Buarque é um cantor, compositor, escritor e dramaturgo brasileiro.

  • É considerado um dos grandes nomes da música popular brasileira, compondo e cantando músicas de sucesso.

  • Entre as músicas de sucesso de Chico Buarque estão: Cálice, Apesar de Você e Vai Passar.

  • Foi intensamente perseguido pela Ditadura Militar, regime autoritário do qual era um profundo crítico.

  • Também desenvolveu carreira como escritor, publicando diversos livros no Brasil.

Biografia de Chico Buarque

Nascimento de Chico Buarque

Francisco Buarque de Hollanda, popularmente conhecido como Chico Buarque, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1944. Ele nasceu em uma família influente, sendo filho de Sérgio Buarque de Holanda, um dos grandes historiadores brasileiros do século XX, e de Maria Amélia Cesário Alvim, uma pintora e pianista. Ele ainda tinha seis irmãos, chamados Heloísa, Sérgio, Álvaro, Maria do Carmo, Anna Maria e Maria Christina.

Infância de Chico Buarque

Chico Buarque nasceu em uma família de boa condição econômica e bastante influente, com seus dois pais sendo intelectuais respeitados no país. Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, Chico Buarque mudou-se muito cedo de sua cidade natal, morando em São Paulo, a partir de 1946, e em Roma, a partir de 1953.

Essas mudanças aconteceram por conta do trabalho de seu pai, mas também permitiram que Chico Buarque pudesse aprender dois idiomas já na sua infância: o inglês e o italiano. Na infância, ele demonstrava o seu interesse pelas artes e por tornar-se um cantor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Juventude e carreira de Chico Buarque

Chico Buarque em sua juventude. [2]
Chico Buarque em sua juventude. [2]

Em 1960, Chico Buarque retornou ao Brasil, matriculando-se no curso de Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP) em 1963. Em 1964, ele começou a dedicar-se aos seus interesses artísticos, dando início à sua trajetória nos palcos. A primeira audição que ele realizou deu-se em 1964, no Colégio Santa Cruz.

Em 1965, ele abandonou o curso de Arquitetura para dedicar-se integralmente a música. Nesse ano, a carreira artística de Chico Buarque começa a ganhar embalo. Ele inscreveu-se para o seu primeiro festival musical, mas não se classificou. Começou uma carreira como cantor amador, recebendo o seu primeiro cachê.

Em 1966, saiu como vencedor do Festival de Música Popular Brasileira, transmitido pela TV Record. Ele venceu com a canção A Banda, que foi interpretada por Nara Leão. Nesse mesmo ano, ele mudou-se para o Rio de Janeiro, gravando o seu primeiro LP. Desse momento em diante, a carreira de Chico Buarque cresceu exponencialmente.

Casamento de Chico Buarque

Ao longo de sua vida, Chico Buarque casou-se duas vezes. O seu primeiro casamento foi com Marieta Severo, que ele conheceu em 1966, durante um espetáculo. Com essa atriz, permaneceu até 1999, quando se divorciaram. Chico Buarque manteve outro relacionamento depois do seu divórcio, mas casou-se novamente somente em 2021, quando se casou com a advogada Carol Proner.

Filhos de Chico Buarque

Em sua vida, Chico Buarque teve três filhas, sendo que todas elas nasceram como fruto do casamento do cantor com sua primeira esposa, Marieta Severo. As três filhas de Chico Buarque chamam-se Sílvia, Helena e Luísa.

Músicas de Chico Buarque

Chico Buarque e Caetano Veloso.
Chico Buarque e Caetano V eloso já realizaram diversas parcerias musicais. [3]

A partir de 1966, Chico Buarque foi conquistando fama no cenário artístico do Brasil, sendo reconhecido como um exímio compositor, criando canções que, de imediato, foram muito apreciadas pelo público e pela crítica especializada. Nesse ano, por exemplo, uma de suas canções — Carolina — ficou em terceiro lugar no Festival Internacional da Canção.

Nesse período, canções como Januária, Juca, Roda Viva, entre outras, já eram grandes sucessos de Chico Buarque. Em 1968, ele venceu o Festival Internacional da Canção, com Sabiá, interpretada por Tom Jobim. As canções de Chico Buarque eram consideradas verdadeiras poesias, ganhando destaque o eu lírico feminino presente em suas músicas, como em Com açúcar, com afeto ou em Olhos nos Olhos.

A carreira de Chico Buarque foi marcada também por outras canções, como:

  • Cálice;

  • Apesar de Você;

  • Vai Passar;

  • Futuros Amantes;

  • Construção;

  • Geni e o Zepelim;

  • Cotidiano;

  • Iolanda;

  • Folhetim;

  • Quem te viu quem te vê.

Além disso, ao longo de sua carreira, Chico Buarque realizou parcerias com diversos cantores de expressão, como Tom Jobim, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Nara Leão, Oswaldo Montenegro, Ney Matogrosso e Elis Regina.

Confira também: Gilberto Gil — um dos cantores e compositores mais famosos do Brasil

Chico Buarque na Ditadura Militar

A vida de Chico Buarque e de toda uma geração de artistas foi severamente marcada pela Ditadura Militar, regime autoritário mantido pelos militares no Brasil entre 1964 e 1985. Conta-se que, em 1966, Chico Buarque teve o seu primeiro atrito com a ditadura quando sua música, Tamandaré, foi censurada.

Em 1968, participou da Passeata dos Cem Mil, que criticava a Ditadura Militar e exigia o retorno da democracia no Brasil. No mesmo ano, foi levado para o Ministério do Exército, depois do decreto do AI-5, para prestar depoimento sobre sua participação na passeata e por cenas consideradas subversivas na peça teatral chamada Roda Viava, na qual era o compositor das músicas.

Depois disso, decidiu retirar-se do Brasil e, em janeiro de 1969, autoexilou-se na Itália, mas retornou ao Brasil em 1970. Chico Buarque usou suas composições para promover críticas contra a Ditadura Militar, chegando a usar um pseudônimo para fugir da censura que era implacável sobre suas composições.

Em suas composições, Chico Buarque também utilizava-se com grande frequência de metáforas como forma de fugir dos censores. Uma dos exemplos mais populares é encontrada na canção Cálice, na qual o uso da expressão “cálice” para referir-se a uma taça é utilizada também para criticar a censura pela semelhança na sonoridade de “cálice” e “cale-se”.

A música Apesar de Você é outro exemplo de crítica de Chico Buarque à Ditadura Militar, sendo sua letra interpretada como uma crítica direta à ditadura e ao “presidente” do período, Emílio Médici. Essa canção tornou-se um importante hino de protesto contra a ditadura no período. Ele também foi próximo do Cebrade — Centro Brasil Democrática, organização que lutava contra a Ditadura.

Ele afastou-se temporariamente dos palcos devido à censura, mantendo sua atuação como compositor. Em 1978, foi detido pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) após realizar uma viagem a trabalho para Cuba. Na década de 1980, Chico Buarque apoiou abertamente a Campanha das Diretas Já.

Livros de Chico Buarque

Além de uma longa e consolidada carreira como compositor e cantor, Chico Buarque também atuou como escritor, possuindo um grande interesse pela literatura e pela poesia. Nos tempos de escola, demonstrava grande interesse e qualidade como cronista. Entre os livros já publicados por Chico Buarque, estão:

  • Fazenda Modelo (1974);

  • Estorvo (1991);

  • Budapeste (2003);

  • Essa Gente (2019).

Prêmios e homenagens a Chico Buarque

Chico Buarque recebendo o Prêmio Camões. [4]
Chico Buarque recebendo o Prêmio Camões. [4]

A carreira de sucesso como cantor, compositor e escritor já rendeu a Chico Buarque uma série de homenagens. Em 1996, ele foi homenageado com o grau de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, de Portugal.

Ele também foi homenageado em um samba-enredo da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, em 1998. Além disso, ele também recebeu o grau de Grande Oficial da Ordem de Rio Branco.

Entre prêmios que recebeu, destacam-se: Troféu APCA, Troféu Imprensa, Prêmio Jabuti, Grammy Latino e Prêmio Camões.

Veja também: Maria Bethânia — a biografia de outro grande nome da música brasileira

Chico Buarque na atualidade

Chico Buarque segue com sua carreira artística na atualidade. Em 2025, ele teve de passar por uma cirurgia neurológica por conta de uma doença chamada hidrocefalia de pressão normal, doença caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido no cérebro.

Créditos de imagem

[1] A.PAES / Shutterstock

[2] Arquivo Nacional / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] A.PAES / Shutterstock

[4] Ricardo Stuckert / Presidência da República / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

REDAÇÃO. Vida. Disponível em: https://www.chicobuarque.com.br/vida.

IKEDA, Alberto. Chico Buarque de Holanda. Disponível em: https://sites.usp.br/portalatinoamericano/espanol-buarque-de-holanda-chico.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Caetano Veloso
Clique aqui e saiba detalhes sobre a vida de Caetano Veloso, um dos grandes cantores brasileiros da história.
Ditadura Militar no Brasil
Veja de que forma os militares tomaram o poder em 1964, instaurando uma ditadura militar no país, e os principais acontecimentos que marcaram esse regime.
Gilberto Gil
Clique aqui e saiba detalhes sobre a vida e sobre a carreira do cantor baiano Gilberto Gil, um dos principais nomes da música brasileira.
Ney Matogrosso
Acesse o texto para conhecer detalhes da vida de Ney Matogrosso. Veja as origens, a carreira musical e a discografia desse cantor brasileiro.
Rita Lee
Acesse o texto e clique no link para saber detalhes da vida de Rita Lee. Conheça suas origens, veja destaques de sua carreira musical e vida privada.
Tropicalismo
Conheça o tropicalismo, um dos principais movimentos artísticos do Brasil. Entenda as principais transformações socioculturais da segunda metade do século XX.