Caetano Veloso

Caetano Veloso é um cantor de grande sucesso da música brasileira. Iniciou sua trajetória musical na década de 1960 e foi um dos nomes mais importantes do tropicalismo.
Fotografia de Caetano Veloso, um dos maiores nomes da música brasileira.
Caetano Veloso é um dos maiores nomes da música brasileira. [1]

Caetano Veloso é um cantor brasileiro, sendo considerado um dos grandes cantores brasileiros da história. Possui uma carreira de mais de cinco décadas de duração, gravando dezenas de discos de sucesso e realizando shows no Brasil e em outros continentes, além de ter vendido milhões de cópias de seus álbuns.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caetano Veloso é reconhecido como um grande cantor, mas também por ter canções que são consideradas belas e poéticas. Na sua juventude, foi um dos representantes de um dos movimentos culturais mais emblemáticos do Brasil no século XX: a tropicália. Conquistou diversos prêmios pela sua produção musical ao longo de sua carreira.

Leia também: Gilberto Gil — outro grande nome da música brasileira

Resumo sobre Caetano Veloso

  • Caetano Veloso é um dos maiores nomes da música brasileira.

  • Ele nasceu na cidade de Santo Amaro, na Bahia.

  • Ele é irmão de Maria Bethânia, outra grande cantora do cenário musical brasileiro.

  • Ingressou na carreira musical na década de 1960, sendo que seu primeiro álbum — Domingo — foi lançado em 1967.

  • Fez parte de um dos movimentos culturais mais importantes da história recente: a tropicália.

  • Conquistou diversos prêmios ao longo de sua vida.

Biografia de Caetano Veloso

Nascimento de Caetano Veloso

Caetano Veloso, Maria Bethânia e a mãe, Claudionor Viana Teles Veloso.
Caetano Veloso, Maria Bethânia e a mãe, Claudionor Viana Teles Veloso. (Créditos: Instagram @caetanoveloso / @mariabethaniaoficial | Reprodução)

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, popularmente conhecido como Caetano Veloso, nasceu no dia 7 de agosto de 1942, sendo originário da cidade de Santo Amaro, na Bahia. Ele é o quinto filho dos sete filhos gerados pelo casal formado por José Teles Veloso, que atuou como funcionário público, e Claudionor Viana Teles Veloso. Ele é irmão de Maria Bethânia, também reconhecida como uma grande cantora no cenário musical do Brasil.

Infância de Caetano Veloso

Caetano Veloso viveu toda a sua infância na cidade de Santo Amaro, sendo que ele viveu em duas casas diferentes porque sua família mudou-se de casa quando ele tinha nove anos de idade. Na sua infância, ele viveu em uma casa com muitos quartos e um grande quintal. Os relatos de sua infância também apontam que ele cresceu em um ambiente bastante religioso, com seus pais sendo católicos fervorosos.

Juventude de Caetano Veloso

Tanto em sua infância quanto na sua juventude, Caetano Veloso demonstrava grande interesse pela arte. Com 14 anos, ele mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, permanecendo na cidade até 1960, quando passou a viver em Salvador. Antes de retornar para a Bahia, já havia demonstrado um grande interesse pela música, frequentando o auditório da Rádio Nacional. A formação musical de Caetano Veloso foi fortemente influenciada por cantores como João Gilberto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Casamento de Caetano Veloso

Caetano Veloso e sua atual esposa, Paula Lavigne.
Caetano Veloso e sua atual esposa, Paula Lavigne. (Créditos: Instagram / @caetanoveloso / @paulalevigne | Reprodução)

Ao longo de sua vida, Caetano Veloso casou-se duas vezes, sendo que sua primeira esposa foi Dedé Gadelha, com quem Caetano Veloso esteve durante o período de 1967 a 1986.

A segunda e atual esposa de Caetano Veloso é Paula Lavigne. Eles se conheceram em 1982, quando ela tinha apenas 13 anos, casando-se com o cantor em 1986. Caetano Veloso e Paula Lavigne permaneceram juntos até 2005, quando se separaram, mas reataram o seu casamento em 2016, mantendo-se juntos desde então.

Filhos de Caetano Veloso

Ao longo de sua vida, Caetano Veloso teve quatro filhos, sendo que dois nasceram do relacionamento com Dedé Gadelha e outros dois nasceram do relacionamento com Paula Lavigne.

Com Dedé Gadelha, teve Moreno Veloso e Júlia, porém, Júlia nasceu prematura, falecendo pouco depois do parto. Com Paula Lavigne, teve Zeca e Tom Veloso.

Religião de Caetano Veloso

A religião sempre foi algo que esteve presente na vida de Caetano Veloso, a começar pelo fato de sua família ser muito católica. Ainda assim, Caetano Veloso lidou com a religião de diferentes maneiras, aproximando-se de diferentes credos ao longo da vida. Caetano Veloso já se declarou ateu em entrevistas que realizou ao longo de sua vida e já assumiu uma postura que definiu como “antirreligiosa”.

Entretanto, ao longo de sua vida, Caetano Veloso já esteve muito próximo do Candomblé, chegando a iniciar-se na religião. Nos últimos anos, tem sido bastante repercutida a aproximação de Caetano Veloso com a música gospel e, portanto, com a religião evangélica.

Confira também: Maria Bethânia — a biografia de outro grande nome da música brasileira

Carreira de Caetano Veloso

Caetano Veloso no começo de sua carreira musical. [2]
Caetano Veloso no começo de sua carreira musical. [2]

Após sua família retornar para Salvador, em 1960, Caetano Veloso passou a dedicar-se à música, apresentando-se em bares e em restaurantes da capital baiana. Ele apresentava-se juntamente de sua irmã, Maria Bethânia. Posteriormente, participou de espetáculos com Tom Zé, Maria Bethânia e Gilberto Gil.

A parceria com Maria Bethânia fez com que Caetano Veloso conquistasse seu espaço, lançando seu primeiro compacto com duas canções, em 1965. Dois anos depois, em 1967, ele lançou o seu primeiro álbum, chamado Domingo e gravado em parceria com Gal Costa.

Caetano Veloso no III Festival da Música Popular, realizado pela TV Record em 1967. [3]
Caetano Veloso no III Festival da Música Popular, realizado pela TV Record em 1967. [3]

Em 1967, Caetano Veloso participou de um festival de calouros que era promovido pela TV Record. A participação destacada de Caetano Veloso nesse evento fez com que ele ganhasse projeção no cenário musical brasileiro. Nesse período, Caetano Veloso também tornou-se um dos grandes nomes do tropicalismo, um movimento cultural que surgiu no final da década de 1960 e que contou com outros nomes da música brasileira.

A carreira de Caetano Veloso foi fortemente influenciada pelo contexto político que o Brasil vivia durante a Ditadura Militar. Caetano Veloso teve diversas de suas canções censuradas e chegou a ser preso pelos militares, sendo rapidamente solto. A repressão promovida pelos militares fez com que Caetano Veloso partisse para o exílio, dando sequência à sua carreira em Londres.

Em 1972, Caetano Veloso decidiu retornar ao Brasil para dar sequência à sua carreira no país. Em 1974, lançou o álbum Temporada de Verão, gravando-o junto de Gilberto Gil e de Gal Costa. Em 1977, lançou outros dois álbuns: Muitos Carnavais e Bichos. A década de 1970 em si foi um muito momento importante da carreira de Caetano Veloso, com várias músicas de sucesso sendo lançadas por ele nesse período.

Na década de 1980, Caetano Veloso conseguiu projetar sua carreira internacionalmente, conquistando espaço na Europa e na África. Além disso, seguiu lançando álbuns de sucesso, com Outras Palavras, de 1981, vendendo mais de 100 mil cópias. Desde então, Caetano Veloso consolidou-se como um dos grandes nomes da música brasileira, tendo uma carreira de sucesso que é acompanhada por milhões de fãs no Brasil e no exterior.

Caetano Veloso e o tropicalismo

Na década de 1960, Caetano Veloso foi um dos grandes nomes do tropicalismo, movimento cultural que surgiu no Brasil e que teve seu auge entre os anos de 1968 e de 1969. Esse foi um movimento de contracultura que se inspirou no rock e em uma estética radical, buscando colocar-se como um contraponto à bossa nova e à MPB, estilos tradicionais da época.

Alguns pesquisadores apontam que o grande ponto de partida foi o lançamento do álbum Tropicália ou Panis et Circencis, álbum que contou com a participação de Caetano Veloso e de outros músicos, tais como Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, entre outros.

Acesse também: Tropicalismo — mais detalhes sobre esse movimento cultural

Músicas de Caetano Veloso

Fotografia de Caetano Veloso, um dos maiores cantores do Brasil.
Caetano Veloso tem uma carreira musical de mais de cinco décadas. [4]

Entre algumas músicas de sucesso que foram interpretadas Caetano Veloso (compostas por ele ou não), podem ser destacadas:

  • Sampa

  • Marinheiro só

  • Linha do Equador

  • Reconvexo

  • Odara

  • Desde que o samba é samba

  • Oração ao tempo

  • Alegria Alegria

  • London London

  • Meu bem, meu mal

  • Qualquer coisa

  • Tropicália

Prêmios e homenagens a Caetano Veloso

A longa carreira de Caetano Veloso foi marcada por prêmios e homenagens, dos quais se destacam:

  • Grammy Latino (2000, 2003, 2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2021);

  • Grammy Awards (2001 e 2002);

  • Prêmio da Música Brasileira (1989, 1991, 1992, 1995 e 2016).

Ele recebeu diversos outros prêmios, além de ter sido homenageado em diversas ocasiões na mídia brasileira devido à sua carreira de sucesso.

Acesse também: Rita Lee — um dos grandes nomes do rock nacional

Curiosidades sobre Caetano Veloso

Irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia em turnê.
Caetano Veloso e Maria Bethânia formam uma sólida carreira musical. (Créditos: Instagram @caetanoveloso / @mariabethaniaoficial | Reprodução)
  • A escolha do nome de sua irmã, Maria Bethânia, é atribuída a Caetano Veloso. Eles formam uma sólida carreira musical.

  • Caetano Veloso conheceu Gilberto Gil durante o período que frequentou a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  • Já fez participação como ator, atuando no filme Tabu, de 1982.

Créditos de imagem

[1] Tania Victoria / Secretaría de Cultura de la Ciudad de México / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Arquivo Nacional / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] Arquivo Nacional / Wikimedia Commons (reprodução)

[4] A.PAES / Shutterstock

Fontes

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS (São Leopoldo). IHU Online. São Leopoldo: UNISINOS, 2020. Edição 549, 21 set. 2020. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao549.pdf.

REDAÇÃO. Dois filhos de Caetano são evangélicos desde infância: 'Sentem conforto'. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2021/11/08/filhos-evangelicos-infancia-caetano-veloso.htm.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Bossa Nova
Saiba mais das características, importância e principais figuras que marcaram a Bossa Nova.
Gilberto Gil
Clique aqui e saiba detalhes sobre a vida e sobre a carreira do cantor baiano Gilberto Gil, um dos principais nomes da música brasileira.
Jovem Guarda
Clique no link e saiba mais sobre a Jovem Guarda. Veja sua influência e como teve fim esse movimento. Conheça alguns de seus sucessos na música.
Ney Matogrosso
Acesse o texto para conhecer detalhes da vida de Ney Matogrosso. Veja as origens, a carreira musical e a discografia desse cantor brasileiro.
Rita Lee
Acesse o texto e clique no link para saber detalhes da vida de Rita Lee. Conheça suas origens, veja destaques de sua carreira musical e vida privada.
Roberto Carlos
Clique aqui e saiba detalhes sobre a vida e sobre a carreira de sucesso de Roberto Carlos, um dos grandes nomes da música brasileira.
Tropicalismo
Conheça o tropicalismo, um dos principais movimentos artísticos do Brasil. Entenda as principais transformações socioculturais da segunda metade do século XX.