Whatsapp icon Whatsapp

Rita Lee

Rita Lee foi um dos grandes nomes do rock brasileiro, sendo conhecida como uma artista irreverente, criativa e com uma personalidade forte.
Rita Lee cantando e tocando guitarra.
Após mais de quatro décadas de carreira, Rita Lee se consolidou como uma das grandes cantoras do Brasil.

Rita Lee foi uma cantora e compositora brasileira, conhecida como um dos grandes nomes do rock nacional. Iniciou sua carreira musical como integrante da banda Os Mutantes, mas foi expulsa da banda em 1972. Depois, fez parte de uma banda chamada Tutti Frutti e então passou os últimos anos de sua vida artística dedicando-se à carreira solo.

A cantora se tornou uma das maiores artistas brasileiras, sendo marcada pela sua personalidade irreverente e pela sua criatividade musical. Ficou conhecida como rainha do rock brasileiro e aposentou-se dos palcos em 2012. Faleceu em 2023, vítima de um câncer de pulmão.

Leia também: Mangue Beat — movimento artístico que surgiu em Recife

Resumo sobre Rita Lee

  • Rita Lee foi uma cantora e compositora brasileira.

  • Nasceu em uma família de classe média na cidade de São Paulo.

  • Ingressou na música na década de 1960 como integrante da banda Os Mutantes.

  • Entre suas músicas mais famosas estão “Lança perfume”, “Ovelha negra” e “Amor e sexo”.

  • Foi casada com Roberto de Carvalho, com quem teve três filhos.

  • Faleceu em 2023 por conta de um câncer de pulmão.

Origens de Rita Lee

Rita Lee Jones de Carvalho nasceu na cidade de São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. Rita Lee era filha de um dentista descendente de norte-americanos, chamado Charles Fenley Jones, e de Romilda Padula, mulher descendente de italianos. Cresceu em uma família de classe média, vivendo no bairro da Vila Mariana, na capital paulista.

Ela era descendente de imigrantes norte-americanos que se estabeleceram em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, após a Guerra Civil Americana. Esses imigrantes faziam parte de estados confederados, como Alabama e Tennessee, e se estabeleceram no Brasil pois aqui ainda existia a escravidão, diferentemente dos Estados Unidos.

O “Lee” no nome de Rita foi uma homenagem que o pai dela, Charles Fenley, quis fazer a um general confederado, Robert E. Lee. Durante sua juventude, Rita Lee estudou em um colégio tradicional da cidade de São Paulo e chegou a se matricular no curso de Comunicação Social na Universidade de São Paulo, a USP. Ela abandonou o curso, em 1968, porque o interesse dela era outro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Carreira musical de Rita Lee

Durante sua juventude, Rita Lee teve acesso ao mundo musical, fazendo aulas de piano e tendo contato com a música dos principais artistas de sua época, como The Beatles, Rolling Stones, João Gilberto, Cauby Peixoto, entre outros. Na infância ela demonstrava interesse pela música enquanto vocação profissional e artística.

Somente na adolescência Rita Lee passou a se interessar em seguir carreira musical, participando de alguns grupos que cantavam em clubes e pequenos eventos. Ela também fazia composições musicais e, durante sua juventude, conheceu Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, formando uma banda que, inicialmente, foi chamada de Os Bruxos, mas logo foi renomeada para Os Mutantes.

  • Rita Lee e Os Mutantes

Rita Lee foi integrante da banda Os Mutantes durante seis anos, demonstrando ser uma artista de múltiplas habilidades, pois tocava flauta e percussão, cantava e, eventualmente, ainda tocava sintetizador e banjo. Durante o tempo em que Rita Lee foi integrante, foram gravados seis álbuns.

Os Mutantes se inspiravam em artistas como The Beatles e foram considerados integrantes do tropicalismo, um movimento cultural brasileiro da década de 1960. Eles se estabeleceram como uma das grandes bandas do cenário musical brasileiro daquele período e eram presença constante em programas de televisão.

Apresentação do grupo Os Mutantes, com Rita Lee cantando ao centro. [2]
Apresentação do grupo Os Mutantes, com Rita Lee cantando ao centro. [2]

Durante seu tempo na banda, Rita Lee foi casada com Arnaldo Baptista. O casamento deles durou de 1968 a 1972, mas acabou em uma separação. O divórcio dos dois teve reflexos em sua carreira, e, no mesmo ano, Rita Lee foi expulsa do grupo sob a alegação de que ele queria seguir caminhos no rock psicodélico, e a cantora não se enquadrava nesse estilo.

  • Tutti Frutti e carreira solo de Rita Lee

Logo após ser expulsa de Os Mutantes, Rita Lee formou a banda Tutti Frutti com sua amiga Lúcia Turnbull e com Luís Sérgio Carlini, Lee Marcucci e Emilson Colantonio. Nesse grupo, Rita Lee lançou um de seus maiores álbuns, “Fruto Proibido”, de 1975. Esse álbum contém algumas das músicas mais populares de Rita Lee, como “Agora Só Falta Você” e “Ovelha Negra”.

A partir desse álbum, Rita Lee passou a ser conhecida como “rainha do rock brasileiro”. Outros álbuns foram lançados por Rita Lee com Tutti Frutti, como “Entradas e Bandeiras” e “Babilônia”. A partir de 1979, Rita Lee decide seguir carreira solo, sendo apenas acompanhada por Roberto de Carvalho, músico com quem se casou em 1976.

Ela seguiu com sua carreira solo durante décadas, mantendo a parceria com seu marido e lançando inúmeros álbuns e canções de sucesso no Brasil. Na década de 1980, Rita Lee afastou-se do rock e passou a produzir canções mais relacionadas com o pop. A partir de 1991, Rita Lee seguiu carreira profissional desvinculada de seu marido.

Leia também: Por que 13 de julho é o Dia Mundial do Rock?

Aposentadoria de Rita Lee

Após mais de quatro décadas de carreira, Rita Lee anunciou que se aposentaria da música em 2012. Ela realizou uma série de shows como despedida, e oficialmente o seu último show foi realizado em Aracaju. Entretanto, ela ainda participou de um show com Titãs e Jota Quest e realizou mais um show, em 2013, em São Paulo.

Rita Lee ficou marcada por ser uma pessoa espontânea que não media palavras ao manifestar suas posições. Foi uma das artistas brasileiras mais influentes e uma das cantoras mais criativas de seu tempo, marcando fortemente o cenário musical brasileiro.

Foto de Rita Lee com mão sobre a boca e óculos vermelhos.
Rita Lee foi uma das mais influentes artistas brasileiras de seu tempo. (Créditos da imagem: Instagram @ritalee_oficial | @roberto_de_carvalho | Reprodução)

Morte de Rita Lee

Quando decidiu se aposentar dos palcos, Rita Lee anunciou que o fazia para cuidar de sua saúde. A situação de saúde de Rita Lee tornou-se delicada somente em 2021, quando ela descobriu que possuía um câncer no pulmão. Ela fez tratamentos desde então, mas não resistiu à doença, falecendo no dia 8 de maio de 2023, aos 75 anos.

Vida pessoal de Rita Lee

Como citado, Rita Lee casou-se duas vezes, sendo que seu primeiro marido foi Arnaldo Baptista e seu segundo marido foi Roberto de Carvalho, com quem se casou em 1976, mantendo-se casada com ele até o fim de sua vida. Com Roberto de Carvalho, Rita Lee teve três filhos: João, Antônio e Roberto. O último, conhecido como Beto Lee, também seguiu carreira artística na música.

Leia também: Contracultura – movimento dos anos 1960 que englobou o rock’n’roll

Principais músicas de Rita Lee

Entre as principais músicas de Rita Lee, destacam-se:

  • “Lança perfume”;

  • “Erva venenosa”;

  • “Amor e sexo”;

  • “Ovelha negra”;

  • “Doce vampiro”;

  • “Banho de espuma”;

  • “Mutante”;

  • “Mania de você”.

Créditos da imagem

[1] Marco Senche / Wikimedia Commons

[2] Arquivo Nacional / Domínio Público

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Contracultura
Você sabe o que é a contracultura? Acesse este link para entender o que foi, por que surgiu e quais os elementos que compõem esse movimento cultural.
Festival de Woodstock
Clique no link e conheça a história do Festival de Woodstock. Entenda o contexto histórico que acabarcava esse evento e confira seu legado para a música.
Jovem Guarda
Clique no link e saiba mais sobre a Jovem Guarda. Veja sua influência e como teve fim esse movimento. Conheça alguns de seus sucessos na música.
Mangue Beat
Acesse este link para conhecer o Mangue Beat, movimento de contracultura que surgiu em Recife. Entenda o contexto de origem desse movimento.
Tropicalismo
Conheça o tropicalismo, um dos principais movimentos artísticos do Brasil. Entenda as principais transformações socioculturais da segunda metade do século XX.
video icon
"Os 8 maiores mitos da redação" escrito sobre ilustração de nuvens escuras
Português
Os 8 maiores mitos da redação
Você conhece os principais mitos que circulam a respeito da redação? Nesta aula, o prof. Guga Valente vai mostrar e explicar os principais deles.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
Física
Aceleração centrípeta
Qual ação é exercida sobre o vetor velocidade? Descubra!
video icon
AI-5
História
AI-5
Que tal ficar por dentro de um dos Atos Institucionais mais famosos?