Milton Nascimento
Milton Nascimento é cantor e compositor brasileiro. Nascido em 26 de outubro de 1942, no Bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, ficou órfão aos 2 anos e foi criado em Três Pontas, Minas Gerais, por seus pais adotivos, Lília e Josino. Desde pequeno, teve contato com a música devido à influência de sua mãe adotiva, professora da área.
Em sua juventude, iniciou sua carreira musical com a banda W’s Boys e fundou o Clube da Esquina, grupo que marcou a música brasileira. Mudando-se para São Paulo na década de 1960, foi apoiado por Elis Regina, que se tornou uma grande amiga e impulsionou sua carreira com a gravação da música “Canção do Sal”. Seu talento foi reconhecido nacional e internacionalmente, com mais de 40 discos gravados, incluindo parcerias globais, além de prêmios como um Grammy e doutorados Honoris Causa.
Na vida pessoal, Milton teve um casamento curto com Lourdes Mathias e adotou um filho, Augusto, que hoje é seu empresário. Aposentou-se dos palcos em 2022, mas permanece ativo nas redes sociais e recentemente lançou um álbum de Jazz em colaboração com Esperanza Spalding. Reconhecido como “A Voz de Deus”, Milton Nascimento é um ícone da música brasileira, com canções poéticas e atemporais que valorizam a cultura nacional.
Leia também: Roberto Carlos — um dos grandes ícones da música romântica no Brasil
Resumo sobre Milton Nascimento
- Milton Nascimento nasceu no Rio de Janeiro, no Bairro da Tijuca, em 26 de outubro de 1942.
- Ficou órfão aos dois anos de idade.
- Foi adotado por Lília e Josino e criado em Três Pontas, Minas Gerais.
- Teve contato com a música desde cedo, pois sua mãe adotiva era professora de música.
- Casou-se apenas uma vez, com Lourdes Mathias, mas o casamento durou apenas um mês.
- Tem um filho adotivo, Augusto, que trabalha como seu empresário.
- Começou na música com a banda W’s Boys em sua adolescência.
- Fundou o Clube da Esquina, ao lado de Lô Borges, Beto Guedes e outros.
- Mudou-se para São Paulo na década de 1960, onde recebeu apoio de Elis Regina.
- Em 1967, destacou-se no Festival Internacional da Canção da TV Globo.
- Gravou mais de 40 discos e ganhou 1 Grammy, além de diversas indicações.
- Conheceu Elis Regina quando tentava iniciar sua carreira.
- A amizade entre eles foi consolidada com a gravação da música “Canção do Sal” por Elis.
- Milton está aposentado dos palcos desde 2022.
Biografia de Milton Nascimento
-
Nascimento
Milton Nascimento nasceu no dia 26 de outubro de 1942, na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente no Bairro da Tijuca.
-
Infância
Milton perdeu sua mãe ainda na primeira infância, aos dois anos de idade. Após se tornar órfão, foi levado para Minas Gerais para ser criado pela avó. Não muito tempo depois foi adotado pelo casal Lília e Josino.
Ele foi criado na cidade de Três Pontas, no interior de Minas Gerais. Era uma criança curiosa e, por Lília ser professora de música, teve contato com a arte ainda pequeno.
-
Casamento
Milton casou-se apenas uma vez com uma moça chamada Lourdes Mathias, também chamada de Lourdeca. Entretanto, o relacionamento foi curto e durou apenas um mês após a cerimônia de oficialização.
Não se sabe exatamente o que levou o casamento a uma finalização tão rápida. Nem Milton nem Lourdes falaram sobre o caso depois.
-
Filhos
Milton Nascimento tem um filho adotado que se chama Augusto, que, hoje em dia, trabalha como empresário do pai.
Carreira de Milton Nascimento
Milton Nascimento sempre foi próximo da música. Sua primeira banda, surgida ainda em sua adolescência, chamou-se W´s boys e realizava shows no sul de Minas Gerais. Posteriormente, mudou-se para Belo-Horizonte e começou o grupo musical conhecido como Clube da Esquina, formado pelos membros Lô Borges, Beto Guedes, Fernando Brant e Márcio Borges.
Na década de 1960, Milton Nascimento foi para São Paulo em busca de crescer profissionalmente. Ele teve bastante sucesso em seu objetivo e um dos grandes nomes da música que o ajudou foi Elis Regina.
No ano de 1967, Milton Nascimento emplacou três músicas no Festival Internacional da Canção da TV Globo, consagrando-se um dos maiores intérpretes musicais do país. Já no ano seguinte, lançou sua carreira a nível internacional, gravando nos Estados Unidos e realizando parecerias com artistas de várias lugares do mundo.
No total, Milton Nascimento gravou mais de 40 discos, foi indicado ao Grammy por cinco vezes (ganhando uma), entre outras conquistas, como doutorado Honoris Causa pelas Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJVM) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Leia também: Ney Matogrosso — outro grande nome da música popular brasileira
Discografia de Milton Nascimento
Entre os 41 discos gravados por Milton Nascimento estão:
- Milton Nascimento - 1967
- Courage - 1969
- Milton Nascimento - 1969
- Milton - 1970
- Milton Nascimento - Compacto Simples - 1971
- Clube da Esquina – 1972
- Milagre dos Peixes - 1973
- Milagre dos Peixes Ao Vivo - 1974
- Minas - 1975
- Geraes - 1976
- Milton - 1976
- Milton & Chico - Chico & Milton -1977
- Clube da Esquina 2 - 1978
- Journey To Dawn - 1979
- Sentinela - 1980
- Caçador de Mim - 1981
- Ânima - 1982
- Missa dos Quilombos - 1982
- Milton Nascimento Ao Vivo - 1983
- Encontros e Despedidas - 1985
- A Barca dos Amantes - 1986
- Yauaretê - 1987
- Miltons - 1988
- Txai - 1990
- O Planeta Blue Na Estrada Do Sol - 1991
- Angelus - 1993
- Amigo - 1995
- Nascimento - 1997
- Tambores de Minas - 1998
- Crooner - 1999
- Gil e Milton - 2000
- Pietá - 2002
- Maria Maria - Último Trem - Ballets Para O Grupo Corpo - Cd 02 - 2002
- O Coronel e o Lobisomem - Trilha Sonora - 2005
- Novas Bossas - 2008
- Milton Nascimento & Belmondo - Belmondo & Milton Nascimento - 2009
- ... E a Gente Sonhando - 2010
- Milton Nascimento & Wagner Tiso - Ensaio - 2012
- Milton Nascimento - Uma Travessia - 50 Anos De Carreira - Ao Vivo - 2013
- Tamarear – 2015
Milton Nascimento e sua relação com Elis Regina
Milton Nascimento encontrou-se com Elis Regina quando ainda tentava emplacar no mundo da música. A cantora, por sua vez, já tinha certo reconhecimento, apesar de não chegar perto da fama que ambos possuem hoje em dia. Suas primeiras interações não foram lá muito amistosas, pois Milton tentava se aproximar, mas não sabia como fazer sem “ser mais um fã chato”.
Com a convivência, a cantora reconheceu a beleza da voz de Milton Nascimento e uma admiração mútua começou a ser cultivada entre eles, além de uma grande amizade. A concretização dessa amizade se deu quando Elis gravou a música “Canção do Sal”, escrita por Milton.
Prêmios e homenagens a Milton Nascimento
Milton Nascimento conta com cinco indicações e um prêmio Grammy:
- 34º Grammy (1992) – Indicação a melhor álbum musical do mundo pelo álbum Txai.
- 37º Grammy (1995) – Indicação a melhor álbum musical do mundo pelo álbum Angelus
- 40º Grammy (1998) – Premiado como melhor álbum musical do mundo pelo álbum Nascimento
- 44º Grammy (2002) – Indicação a melhor álbum musical do mundo pelo álbum Gil e Milton
- 67° Grammy (2025) – Indicação ao melhor álbum vocal de Jazz pelo álbum Milton + Esperanza
Milton Nascimento hoje em dia
Milton Nascimento aposentou-se dos shows em 2022. Sua última produção foi um álbum de jazz gravado com a artista Esperanza Spalding, que conta com 16 faixas, sendo cinco composições do brasileiro.
As redes socais de Milton Nascimento são ativas e ele compartilha vídeos em datas especiais e as visitas ilustres que recebe em casa. Além disso, Milton Nascimento e suas composições, por vezes, aparecem em postagens relacionadas ao Cruzeiro, time mineiro para o qual o cantor torce. Exemplo disso foi a música Clube da Esquina Nº 02, utilizada como tema na apresentação da contratação do jogador Gabigol pelo time.
Leia também: Rita Lee — a trajetória da cantora que se consagrou na história do rock brasileiro
Legado de Milton Nascimento
Milton Nascimento é um dos maiores músicos da história do Brasil. Exemplo da sua qualidade e grandeza musical é o apelido que lhe foi dado (a Voz de Deus).
Com mais de 60 anos de carreira, tem versos que habitam o imaginário da cultura brasileira, como a Canção da América, que diz “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito”. Suas músicas, além de contarem com uma poesia única, possuem harmonias originais e contam a história do país.
Mesmo com uma carreira internacional de sucesso, Milton sempre valorizou a cultura nacional e é, ainda hoje, um dos seus maiores representantes.
Créditos da imagem
[2] 25º Prêmio da Música Brasileira / Wikimedia Commons
Fontes
DOLORES, Maria. Travessia: a vida de Milton Nascimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2022.
DISCOS DO BRASIL. Milton Nascimento. Disponível em: https://discografia.discosdobrasil.com.br/interprete/milton-nascimento
FERREIRA, Mauro. Milton Nascimento disputa o Grammy 2025, já com status de divindade, por álbum de jazz com Esperanza Spalding. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2024/11/09/milton-nascimento-disputa-o-grammy-2025-ja-com-status-de-divindade-por-album-de-jazz-com-esperanza-spalding.ghtml
GRAMMY AWARDS. Milton Nascimento. Disponível em: https://www.grammy.com/artists/milton-nascimento/4781
JORNALISMO JÚNIOR. A Última Sessão de música: vida e legado de Milton Nascimento. Disponível em: https://jornalismojunior.com.br/a-ultima-sessao-de-musica-vida-e-legado-de-milton-nascimento/#:~:text=Outros%20%C3%A1lbuns%20de%20destaque%20de,tantas%20can%C3%A7%C3%B5es%20que%20s%C3%A3o%20testemunhas.
NEVES, Daniel. Milton Nascimento. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/milton-nascimento.htm
ECAD. Oitenta anos de Milton Nascimento. Disponível em: https://www4.ecad.org.br/noticias/oitenta-anos-de-milton-nascimento/#:~:text=Milton%20Nascimento%20nasceu%20no%20Rio,por%20Minas%20Gerais%2C%20onde%20cresceu.