Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Julho
  4. 13 de julho – Dia Mundial do Rock

13 de julho – Dia Mundial do Rock

O Dia Mundial do Rock é celebrado, anualmente, no dia 13 de julho, sendo uma criação publicitária promovida por duas rádios brasileiras, no final da década de 1980. A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, festival musical que aconteceu em 1985. Apesar do nome, o Dia Mundial do Rock é celebrado apenas no Brasil.

Leia mais: Contracultura – movimento dos anos 1960 que incluiu, entre outros ritmos, o rock 'n roll

Dia Mundial do Rock

O rock é um dos estilos musicais mais conhecidos do século XX e foi muito popular entre as décadas de 1950 e 1980. De lá pra cá, esse estilo perdeu um pouco de espaço na indústria cultural para outros, como o pop e o hip-hop. Por ter sido tão popular e ter muita história e ainda milhões de fãs pelo mundo é que se comemora o Dia Mundial do Rock.

O Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, celebra um dos estilos musicais mais famosos do planeta.[1]
O Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, celebra um dos estilos musicais mais famosos do planeta.[1]

Essa data comemorativa é celebrada anualmente, no Brasil e somente aqui, no dia 13 de julho, apesar do termo “mundial”, ela não é comemorada em nenhum outro país . Essa celebração foi resultado de uma campanha publicitária desenvolvida no final da década de 1980 e que fez com o que tal dia se popularizasse a partir da década seguinte.

Os criadores dessa campanha queriam uma data para homenagear esse estilo musical, mas também queriam conquistar novos fãs para ele. O Dia Mundial do Rock foi proposto por duas rádios que eram especializadas no estilo: a 89 FM e a 97 FM. Na época, o rock ainda era muito influente no Brasil e tinha até espaço na televisão.

A perda de popularidade do rock também aconteceu no Brasil, e, da década de 1990 para cá, o estilo perdeu muito espaço e não consegue mais engatar hits musicais no país nem tem muito espaço na televisão. Ainda assim, é uma parte importante de cenário cultural brasileiro, tem milhões de fãs aqui, e o 13 de julho em sua comemoração ainda persiste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escolha da data

O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho como uma homenagem ao Live Aid, festival de rock realizado simultaneamente na Inglaterra e nos Estados Unidos, em 13 de julho de 1985. Os idealizadores desse festival foram dois músicos que tiveram carreiras expressivas em bandas de rock: Midge Ure e Bob Geldof.

O objetivo do Live Aid era o de arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas da fome que matava milhares de pessoas, todos os anos, na Etiópia. Essa crise aconteceu entre 1983 e 1985 e foi causada, principalmente, pela guerra civil que acontecia no país africano. Estima-se que mais de um milhão de pessoas possam ter morrido na Etiópia durante esse período.

A banda irlandesa U2 foi uma das que se apresentaram no Live Aid, em 1985.[2]
A banda irlandesa U2 foi uma das que se apresentaram no Live Aid, em 1985.[2]

Foram realizados dois eventos do festival de forma simultânea, e as cidades escolhidas para tanto foram Filadélfia, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. Os shows foram realizados em dois estádios, o Estádio John F. Kennedy e o Estádio Wembley, respectivamente. Ao todo cerca de dois bilhões de pessoas assistiram ao Live Aid, o que correspondia a quase 50% da população mundial na época.

Entre as bandas e músicos que participaram do Live Aid, estão bandas já tradicionais na época, como Black Sabbath, Led Zeppelin e Mick Jagger; bandas e músicos que estavam no auge de seu sucesso, como Queen e Madonna; e bandas que começavam a destacar-se, como o U2.

Durante o Live Aid, a performance de Phil Collins destacou-se porque ele foi o único que se apresentou nos dois eventos. Primeiro ele fez sua apresentação em Londres, e depois embarcou em um avião e chegou à Filadélfia horas depois. Foi ele também quem manifestou publicamente o desejo de que o 13 de julho se tornasse o Dia Mundial do Rock. Os criadores da campanha publicitária exploraram o desejo de Phil Collins, transformando esse dia numa data oficial.

O Live Aid foi um sucesso tanto de público quanto financeiramente, no que diz respeito à quantidade de dinheiro arrecadada. Fala-se atualmente que cerca de 150 milhões de libras foram arrecadadas para promover a ajuda sanitária, mas também que parte desse dinheiro foi desviada quando chegou à Etiópia e não atendeu àqueles que seriam beneficiados.

Acesse também: Curiosidades da relação entre a física e a música

História do rock

O rock é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1940 e 1950. Ele se desenvolveu com base em uma “evolução” do rhythm and blues e do jazz, dois estilos com forte presença afro-americana e muito populares na época. O surgimento do rock também contou com a influência do country, estilo musical mais popular na população branca.

O surgimento do rock não aconteceu de uma vez, mas foi um processo em que os músicos da época adotaram estilos em suas composições que, aos poucos, levaram à consolidação de uma nova forma musical. Considera-se que o rock consolidou-se na década de 1950, e seu surgimento aconteceu no momento que a indústria cultural ganhava força nos Estados Unidos.

O rock popularizou-se muito rápido porque as principais canções do estilo na década de 1950 tornaram-se hits explorados nas rádios e no cinema norte-americano. Isso fez com que o estilo ganhasse influência, sobretudo na juventude, tanto negra quanto banca, do país.

O contexto racista na sociedade norte-americana da década de 1950 promoveu o apagamento de muitos negros que tiveram notoriedade no surgimento do rock. Inclusive, o título de “pai do rock”, que Elvis Presley possui, é questionado por muitos sob a alegação de que, no começo desse estilo, havia cantores negros mais famosos que Elvis. Ele, no entanto, foi quem se tornou um ícone, vendendo milhões de discos.

Fats Domino foi um dos grandes nomes do rock na história.[3]
Fats Domino foi um dos grandes nomes do rock na história.[3]

Muitos críticos musicais entendem que a primeira canção de rock foi Rocket 88, composta por Ike Turner e Jackie Brenston e gravada em março de 1951. Outros cantores de rock muito cultuados na década de 1950 foram Fats Domino, muito famoso por sua canção Ain’t that a shame; Bill Haley & His Comets, com a canção Rock around the clock; e Chuck Berry, com sua canção Maybellene e Johnny B. Goode. Todas essas canções foram grandes hits na década de 1950 e são consideradas clássicas atualmente.

Não existe consenso a respeito da origem do termo “rock”, alguns especulam que tenha relação com a característica dançante do estilo em seu surgimento, enquanto outros sugerem que pode ter surgido de uma gíria comum entre os afro-americanos em que a palavra rock era usada com conotação sexual. A primeira pessoa a utilizar a expressão “rock ‘n roll” foi Alan Freed, um radialista norte-americano.

Depois da década de 1950, o rock passou por grandes mudanças em seu estilo e composição, e grandes bandas e músicos ficaram marcadas, como The Beatles, Jimi Hendrix, Rolling Stones, Pink Floyd, Queen, Led Zeppelin, entre outros.

Créditos da imagem

[1] Christian Bertrand e Shutterstock

[2] Debby Wong e Shutterstock

[3] Greg Miles e Shutterstock

Publicado por: Daniel Neves Silva
Assuntos relacionados
Indústria cultural
Aprenda a definição do termo indústria cultural, de acordo com a Escola de Frankfurt. Saiba o que é cultura de massa e como os estudos dessa área ocorrem atualmente.
Cultura de massa
Clique aqui e descubra o significado completo do termo cultura de massa, que designa o produto artístico criado pela indústria cultural.
Até mesmo a nossa forma de vestir está ligada à nossa cultura
Cultura
O conceito de cultura é amplo e complexo. Entenda mais sobre o assunto aqui!
Acima, o modelo de cinematógrafo patenteado pelos irmãos Lumière*
Origem do Cinema
Conheça como ocorreu a origem do Cinema na virada do século XIX para o século XX.