Cupuaçu

O cupuaçu é um fruto típico da Amazônia brasileira. Ele possui vitamina A, B1, B2 e C, sais minerais e pectina.
Cupuaçu
Cupuaçu

O cupuaçu é fruto do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), uma árvore típica da Amazônia brasileira, de família próxima à do cacaueiro. O cupuaçuzeiro pode medir entre 10 e 15m de altura e necessita de um solo firme, fértil e com boa retenção de água para se desenvolver. Além disso, é recomendado que o cultivo da árvore seja feito em regiões com temperaturas médias anuais superiores a 22ºC.

A fruta apresenta uma forma esférica, mede até 25 cm de comprimento e pode pesar mais de 1 Kg. Com um perfume forte e doce, o cupuaçu possui uma casca dura e lisa de coloração castanho-escura que reveste uma polpa branca e ácida, além de muitas sementes.

O cupuaçu possui boas quantidades de vitamina A, B1, B2 e C, além de alguns sais minerais e pectina, que melhora os níveis de colesterol no organismo. O fruto é usado na fabricação de sucos, doces, sorvetes, vinhos e licores. Além disso, sua gordura também é empregada na indústria de cosméticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore.
21 de setembro – Dia da Árvore
Entenda a importância do Dia da Árvore e por que essa data foi escolhida clicando aqui. Neste texto abordaremos ainda a importância das espécies arbóreas tanto ecológica quanto economicamente. Citaremos também as consequências da retirada de nossas árvores.
Cereja
Cereja
Você sabia que a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas? Clique e conheça mais sobre este fruto.
Jabuticaba
Jabuticaba
Conheça as características da jabuticaba, fruta originalmente brasileira.
video icon
Filosofia
Evolucionismo cultural e Antropologia
O início da Antropologia, ramo de estudo das Ciências Sociais, é controverso, pois foi baseado numa ideia de níveis evolutivos dos seres humanos a partir de suas raças. Os antropólogos desenvolveram o evolucionismo social, que foi bem utilizado como justificativa para o neocolonialismo. Surgia, a partir desses estudos, o evolucionismo cultural na Antropologia. Assista a esta aula para compreender melhor essa relação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?