Whatsapp icon Whatsapp

Cupuaçu

O cupuaçu é um fruto típico da Amazônia brasileira. Ele possui vitamina A, B1, B2 e C, sais minerais e pectina.
Cupuaçu
Cupuaçu

O cupuaçu é fruto do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), uma árvore típica da Amazônia brasileira, de família próxima à do cacaueiro. O cupuaçuzeiro pode medir entre 10 e 15m de altura e necessita de um solo firme, fértil e com boa retenção de água para se desenvolver. Além disso, é recomendado que o cultivo da árvore seja feito em regiões com temperaturas médias anuais superiores a 22ºC.

A fruta apresenta uma forma esférica, mede até 25 cm de comprimento e pode pesar mais de 1 Kg. Com um perfume forte e doce, o cupuaçu possui uma casca dura e lisa de coloração castanho-escura que reveste uma polpa branca e ácida, além de muitas sementes.

O cupuaçu possui boas quantidades de vitamina A, B1, B2 e C, além de alguns sais minerais e pectina, que melhora os níveis de colesterol no organismo. O fruto é usado na fabricação de sucos, doces, sorvetes, vinhos e licores. Além disso, sua gordura também é empregada na indústria de cosméticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Jabuticaba
Conheça as características da jabuticaba, fruta originalmente brasileira.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!