Jabuticaba

A jabuticaba é o fruto da jabuticabeira, árvore originária do Brasil. A fruta é pequena, de casca roxa e polpa branca, e contém ferro, vitaminas C, B, B2, B3 e carboidratos.

A jabuticaba é o fruto da jabuticabeira, árvore originária do Brasil, nativa da Mata Atlântica. A jabuticabeira floresce de setembro a dezembro a partir do sexto ano de plantio. Chega a medir 5 m de diâmetro. Existem jabuticabeiras por todo o país, porém é mais encontrada nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

A fruta é pequena, de casca roxa e polpa branca que contém boa quantidade de ferro, vitamina C, carboidratos. Contém também vitaminas do complexo B, como a B2 e B3. É consumida ao natural e utilizada na preparação de vinhos, licores, geléias, sucos, vinagres.

Na hora da compra é importante observar alguns detalhes como o aspecto firme, a cor brilhante e se não há rachaduras. Devem ser bem lavadas em água corrente, por se tratar de uma fruta que estraga com facilidade lave somente a quantidade que for consumida imediatamente. O período de conservação em geladeira é de dois a três dias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Jabuticaba
Jabuticaba
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Cupuaçu
Cupuaçu
Clique aqui e conheça as características, utilização e benefícios do cupuaçu.
Cereja
Cereja
Você sabia que a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas? Clique e conheça mais sobre este fruto.
Graviola
Graviola
Benefícios da fruta para a saúde e sua utilização.
Framboesa
Framboesa
Características da fruta típica de climas temperados.
Morango
Morango
Confira aqui as características do morango e seus benefícios para a saúde.
O cajuzinho-do-cerrado é uma espécie nativa do cerrado brasileiro e pertence à mesma família do caju comum
Cajuzinho-do-cerrado
Espécie nativa do cerrado brasileiro, o cajuzinho-do-cerrado está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Saiba mais sobre a importância dessa espécie!