Whatsapp icon Whatsapp

Rio+20

A Rio + 20 será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012
A Rio + 20 será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 marca vinte anos da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Eco-92 ou Rio-92, e será mais uma oportunidade para refletirmos sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos e determinar como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.

Com o objetivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, verificando o que foi feito nos últimos 20 anos (desde a Eco-92), e quais são as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados, a Rio+20 reunirá diversos chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas, pessoas do setor privado e ONGs.

A Rio+20 terá como temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Composta por três momentos, a Rio+20 se iniciará no dia 13 de junho, e até o dia 15 haverá a III Reunião do Comitê Preparatório, onde representantes governamentais se reunirão para negociar os documentos a serem adotados na Conferência. Entre os dias 16 e 19 de junho estão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, um espaço aberto à sociedade civil para a discussão de diversos temas inerentes à Rio+20. De 20 a 22 de junho a Rio+20 terá a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas, ocorrendo então o Alto Nível da Conferência.

Muitos especialistas consideram a Rio+20 como uma oportunidade histórica para se discutir e desenvolver ideias que possam promover um futuro mais sustentável, com mais postos de trabalho, fontes de energia limpa, mais segurança, e com um padrão de vida decente para todos os cidadãos. Segundo Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, “O Rio+20 é um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo”.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Anfíbios e répteis são considerados bioindicadores da qualidade ambiental
A importância dos répteis e anfíbios para o equilíbrio ambiental
Clique aqui e veja porque anfíbios e répteis são animais tão importantes para o meio ambiente.
A organização dos níveis tróficos e a biomassa convertida em energia transferida de um nível ao outro.
Biomassa e pirâmides de energia
A transferência de matéria e energia nos ecossistemas.
As conferências sobre o meio ambiente reuniram os principais líderes mundiais
Conferências sobre o meio ambiente
Confira um resumo das principais conferências sobre o meio ambiente realizadas desde a Conferência de Estocolmo até a Rio+20.
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
video icon
Química
Cálculo do Kc e Kp
Kc e Kp são as constantes de equilíbrio em termos de concentração e de pressão, respectivamente, e são calculadas com base na taxa de rendimento das reações em seus dois sentidos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas