Ecologia

Ecologia é uma ciência complexa que nos permite entender como os seres vivos relacionam-se uns com os outros e com o ambiente em que vivem. Ao estudar ecologia, podemos compreender melhor a importância de cada espécie do planeta e também como o ambiente influencia na distribuição e na abundância das diferentes espécies. Ao entendermos essas relações, fica mais claro também a importância de preservamos o meio ambiente.

Leia também: Aquecimento global e biodiversidade

Conceito de ecologia

O termo ecologia foi originalmente empregado por Ernst Haeckel (1834-1919), em 1866, na obra Generelle morphologie. A palavra ecologia é derivada de duas palavras gregas: oikós e logos, que significam, respectivamente, “casa” e “estudo”. Podemos concluir, desse modo, que ecologia seria o estudo do local em que os seres vivos vivem, entretanto, essa parte da biologia é muito mais complexa. Uma forma melhor de definir a ecologia seria:

A ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o meio ambiente.

A ecologia apresenta duas subdivisões: autoecologia e sinecologia. Na autoecologia, o objeto de estudo é o indivíduo ou uma determinada espécie, sendo, nesse caso, por exemplo, estudado como o meio pode influenciar no comportamento, fisiologia e morfologia de uma dada espécie. A sinecologia, por sua vez, estuda as comunidades, sendo observado não apenas uma espécie, mas sim diferentes organismos e como eles se associam.

Quando estudamos ecologia, percebemos a importância de cuidar-se do meio ambiente.

Níveis de organização em ecologia

Quando estudamos biologia, a divisão em níveis hierárquicos é importante para que o estudo seja facilitado. Essa divisão apresenta, geralmente, 12 níveis: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

[publicidade_omnia]

Na ecologia, um organismo não será analisado em todos esses níveis, sendo alguns deles exclusivos de outras áreas da biologia. Em ecologia, os níveis de organização tratados são: organismo, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera.

• Organismo: é um indivíduo de uma determinada espécie.
  • População: é um termo usado para referir-se a indivíduos de uma mesma espécie, que vivem num determinado local e num determinado tempo. Em uma população, há a troca de material genético entre os indivíduos.
  • Comunidade: é um termo utilizado para referir-se ao conjunto de populações que vivem numa determinada área e num determinado tempo. Em uma comunidade, os indivíduos de diferentes espécies interagem entre si.
Nos ecossistemas, os organismos vivos interagem com outros seres vivos e com fatores abióticos.
  • Ecossistema: refere-se ao conjunto formado pelos componentes abióticos (sem vida) e bióticos (seres vivos) de uma região. Esses dois componentes interagem entre si e garantem que ocorra o fluxo de energia e a reciclagem da matéria.
  • Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, todas as regiões da Terra onde há seres vivos.

Leia também: Principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil

Conceitos básicos da ecologia

Para estudar-se ecologia, é importante ter-se conhecimento de alguns conceitos básicos. Além dos já estudados quando falamos sobre níveis de organização, são conceitos importantes:

• Habitat: é onde uma determinada espécie vive. A zebra vive na savana africana, sendo esta, portanto, seu habitat.
  • Nicho ecológico: é o modo de vida de determinado organismo.
  • Pirâmide ecológica: é a representação gráfica que reproduz os diferentes níveis tróficos de um ecossistema. As pirâmides ecológicas podem ser de três tipos: número, biomassa e energia.
  • Relações ecológicas: são as interações estabelecidas entre os seres vivos. As relações ecológicas podem ser intraespecíficas, quando envolvem indivíduos da mesma espécie, e interespecíficas, quando ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. As relações ecológicas podem, ainda, ser classificadas em harmônicas e desarmônicas, considerando-se os benefícios e malefícios advindos da interação.
As abelhas estabelecem relações ecológicas com várias plantas, promovendo a sua polinização, enquanto as plantas fornecem-lhe néctar.
  • Cadeia alimentar: sequência linear pela qual a matéria e a energia são transferidas de um nível trófico a outro. A cadeia alimentar mostra uma sequência de seres vivos que servem de alimento para outros, iniciando-se com os organismos produtores.
  • Teia alimentar: conjunto de várias cadeias alimentares interligadas. Nas teias alimentares, um mesmo organismo pode estar em diferentes níveis tróficos.
  • Nível trófico: conjunto de organismos de um ecossistema que apresentam o mesmo tipo de nutrição. Todos os organismos que realizam fotossíntese, por exemplo, ocupam o mesmo nível trófico: os produtores. Existem três níveis tróficos principais: produtores, consumidores e decompositores.
  • Produtores: são os organismos autotróficos, ou seja, aqueles capazes de sintetizar seu próprio alimento. Plantas e algas são organismos produtores.
  • Consumidores: são aqueles organismos heterotróficos, incapazes de sintetizar seu próprio alimento, e, desse modo, precisam ingerir outros seres vivos. Os consumidores primários são aqueles que se alimentam dos produtores, os secundários alimentam-se dos consumidores primários, os terciários alimentam-se dos consumidores secundários, e assim sucessivamente.
  • Decompositores: são organismos que realizam a decomposição, processo por meio da qual obtêm os nutrientes de que necessitam da matéria morta, e promovem a devolução de alguns compostos químicos para o ambiente.

Seções de Ecologia

Poluição
Você sabe o que é poluição? Clique aqui, entenda esse conceito, conheça os tipos de poluição existentes e medidas simples para evitá-la.

Artigos de Ecologia

A preservação do meio ambiente é uma tarefa de todos!
10 dicas importantes para preservar o meio ambiente
Clique aqui e confira dicas importantes para preservar o meio ambiente! Faça sua parte!
É frequente a morte de animais aquáticos como consequência da poluição
A despoluição de um rio é possível?
Descubra como é possível realizar a despoluição de um rio e conheça exemplos de rios despoluídos.
Anfíbios e répteis são considerados bioindicadores da qualidade ambiental
A importância dos répteis e anfíbios para o equilíbrio ambiental
Clique aqui e veja porque anfíbios e répteis são animais tão importantes para o meio ambiente.
Anfíbios: animais com ciclo de vida dependente da água.
A relação entre a água e os animais terrestres
A passagem da vida do meio aquático para o terrestre.
O acidente em Mariana causou danos materiais e socioeconômicos*
Acidente em Mariana (MG) e seus impactos ambientais
Entenda um pouco mais sobre o acidente em Mariana e seus impactos ambientais para o Brasil.
O Pequi é uma planta muito comum nos Cerrados. Observe seu caule espesso
Adaptação das plantas ao Cerrado
Você conhece as adaptações das plantas ao Cerrado? Clique aqui e descubra!
Zoofilia: animais polinizadores (insetos, aves e mamíferos).
Adaptações para a polinização
A estrutura da pétala e os recursos de atratividade aos agentes polinizadores.
A poluição atmosférica é responsável por vários problemas respiratórios e cardiovasculares
Agentes poluidores do ar
Conheça os principais agentes poluidores do ar e os riscos da poluição atmosférica para a nossa saúde.
A água poluída pode causar doenças, sendo, nesse caso, chamada de água contaminada
Água contaminada
Entenda o que é água contaminada e os riscos que ela representa à saúde humana.
O tratamento de águas residuárias pode ajudar na luta contra a escassez de água
Água de reúso
A água de reúso pode ser uma alternativa para a escassez de água. Saiba mais sobre o tema!
O cultivo do algodão colorido está ajudando muitas famílias no Nordeste brasileiro
Algodão colorido
Saiba mais sobre o processo de obtenção do algodão colorido e não poluente no Nordeste brasileiro.
A maré vermelha é um exemplo de amensalismo
Amensalismo
Você sabia que a maré vermelha é um exemplo de amensalismo? Confira aqui!
O panda é um exemplo de espécie especialista
Animais especialistas e generalistas
Entenda a diferença entre os animais especialistas e os generalistas, bem como o seu comportamento diante dos impactos ambientais.
Os animais peçonhentos utilizam um órgão de seu corpo para inocularem o veneno em suas vítimas
Animais peçonhentos
Clique aqui e conheça mais sobre os animais peçonhentos e qual a diferença entre peçonhentos e venenosos.
Alguns seres vivos fazem uso de cores vivas e marcantes para serem evitados pelos seus predadores
Aposematismo
Saiba mais sobre o aposematismo, estratégia de defesa que os animais adquiriram ao longo de sua evolução para manterem os predadores à distância.
O urso polar está sendo afetado pelo degelo das calotas polares
Aquecimento global e a biodiversidade
Entenda a relação entre o aquecimento global e a biodiversidade e conheça alguns exemplos de como as mudanças climáticas podem afetar os seres vivos.
Aterro sanitário
Aterro Sanitário
Entenda por que um aterro sanitário é tão importante
O DDT é um importante exemplo de substância que ocasiona a bioacumulação
Bioacumulação
Saiba mais sobre a bioacumulação e por que esse fenômeno pode ser extremamente perigoso para o meio ambiente.
As categorias taxonômicas: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, com ênfase no gênero Canis.
Biodiversidade e Classificação
A nomenclatura binária e a ordenação dos organismos em táxons.
A organização dos níveis tróficos e a biomassa convertida em energia transferida de um nível ao outro.
Biomassa e pirâmides de energia
A transferência de matéria e energia nos ecossistemas.
O aspecto seco do ecossistema Caatinga.
Caatinga
Um bioma brasileiro castigado pelo regime climático.
Em um ecossistema, ocorrem diversas relações de alimentação, como a exemplificada acima
Cadeia e teia alimentar
Aprenda a diferença entre cadeia e teia alimentar e entenda por que conhecer as relações de alimentação de um ambiente é importante para preservá-lo.
Vegetação formada por palmeiras.
Campos
A caracterização de um ecossistema com variações fitológicas tanto no Norte quanto no Sul.
O canibalismo sexual é observado, por exemplo, nos louva-a-deus
Canibalismo
Conheça mais sobre o canibalismo, uma interessante relação ecológica que ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie.
O Arquipélago de Galápagos tem uma extensão de 8.010 km2
Características do arquipélago de Galápagos
As Ilhas Galápagos são um laboratório vivo onde qualquer pessoa pode estudar e aprender sobre a vida, a evolução e a beleza da natureza.
A destruição de habitat é uma das causas da perda da biodiversidade
Causas da perda de biodiversidade
Conheça as principais causas da perda de biodiversidade e a importância da conservação de espécies.
Ciclo da água
Clique aqui e saiba mais sobre o ciclo da água. Neste texto falaremos a respeito da importância desse ciclo e das etapas que o compõem.
Ciclo do carbono
Você sabe como o carbono circula no ambiente? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o ciclo do carbono e a importância desse elemento.
O ciclo do elemento químico fósforo.
Ciclo do Fósforo
Um elemento químico componente da estrutura molecular de importantes substâncias orgânicas.
Observe atentamente o esquema que representa o ciclo do nitrogênio
Ciclo do nitrogênio
Compreenda as principais etapas do ciclo do nitrogênio e entenda a sua importância para os seres vivos e para o ambiente!
O ciclo do oxigênio apresenta relação direta com o ciclo do carbono.
Ciclo do Oxigênio
Aprenda um pouco mais a respeito do ciclo do oxigênio. Neste texto, falaremos a respeito das etapas do ciclo do oxigênio, sua relação com o ciclo do carbono e a importância desse ciclo para os seres vivos. Traremos ainda um exercício de vestibular que cobrou esse tema e um pequeno resumo sobre esse ciclo.
O ciclo da água é o mais importante ciclo biogeoquímico
Ciclos biogeoquímicos
Descubra o que são ciclos biogeoquímicos e as suas principais características.
Colônia
Compreenda o que é colônia, conheça seus principais tipos e entenda a diferença dessa relação ecológica quando comparada à sociedade, clicando aqui.
Na imagem, podemos observar uma relação de comensalismo entre as rêmoras e o tubarão
Comensalismo, uma relação ecológica interespecífica
Veja qual é a relação ecológica que ocorre entre tubarões e rêmoras.
A utilização de baldes para coleta de água da chuva pode ser uma solução para quem não possui sistemas de captação
Como podemos aproveitar a água da chuva?
Você já se perguntou como podemos aproveitar a água da chuva? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta!
Rinha de galo: uma competição induzida pela ação humana.
Competição
Interação ecológica desarmônica entre organismos semelhantes ou diferentes.
Perereca <i>Dendropsophus nanus</i> vocalizando. Fotografia: Fabrício Hiroiuki Oda.
Comunicação em Anfíbios Anuros (Sapos, Rãs e Pererecas)
Saiba como anfíbios anuros minimizam perdas energéticas ao utilizarem a vocalização em suas interações sociais.
Sacolas de pano auxiliam bastante na luta contra os malefícios causados pelas de plástico.
Consumo consciente de embalagens
O impactos socioambientais das embalagens e soluções práticas para evitá-los.
Fungos e bactérias promovem o processo de decomposição
Decomposição
Descubra a importância da decomposição e os fatores que aceleram e retardam esse processo.
Nerium oleander (espirradeira), planta usada em ornamentação.
Defesa dos Vegetais
As toxinas vegetais e o hábito alimentar dos animais herbívoros.
Brumadinho é uma cidade localizada em Minas Gerais e está na região metropolitana de Belo Horizonte
Desastre ambiental em Brumadinho
Entenda o desastre ambiental que ocorreu em Brumadinho (MG): saiba o que aconteceu com a barragem, tenha informações sobre o número de mortes e desaparecidos, além de compreender os problemas ambientais ocasionados em decorrência dessa tragédia. Veja também a reação de algumas organizações ligadas ao meio ambiente.
Quando poluímos o ambiente, estamos afetando negativamente diferentes seres vivos.
Desequilíbrio ambiental
Clique aqui e saiba melhor o que é desequilíbrio ambiental, como o homem pode provocá-lo e quais as suas consequências para todo o planeta.
A temperatura é fator decisivo para a determinação do sexo dos répteis
Determinação do sexo dos répteis
Saiba aqui como ocorre a determinação do sexo dos répteis através da temperatura.
Campanha de reciclagem de óleo de cozinha de Porto Seguro - BA
Dicas práticas de como melhorar o meio ambiente
Pequenas ações, grandes mudanças: ajude o meio ambiente.
Economizar água é uma forma de ajudar o planeta
Dicas simples para economizar água
Veja dicas simples para economizar água e aprenda a preservar esse importante recurso natural.
Tratar águas residuárias pode ajudar no abastecimento da população
Diferentes estratégias para enfrentar a crise de água
Conheça algumas estratégias para enfrentar a crise de água e descubra se elas são ou não viáveis.
Os pavões são um excelente exemplo de dimorfismo sexual
Dimorfismo sexual
Compreenda o que é o dimorfismo sexual e conheça algumas espécies que apresentam essa característica.
Disseminação de sementes de dente-de-leão por uma criança: anemocoria ou antropocoria?
Disseminação da semente
Conceito e exemplo de hidrocoria, zoocoria, antropocoria e autocoria.
As transformações ambientais e a fisiologia das espécies.
Ecofisiologia
Estudo integrado dos aspectos fisiológicos, evolutivos, ecológicos e comportamentais das espécies.
A biodiversidade dos ecossistemas brasileiros
Ecossistemas
A definição e os tipos de ecossistemas brasileiros.
O tucunaré é nativo da Bacia Amazônica, mas é encontrado em outras regiões. Fotografia: Fabrício H. Oda.
Espécies exóticas invasoras
Saiba o que são espécies exóticas e os problemas que as espécies exóticas invasoras podem causar.
A poluição da água pode levar a um processo de eutrofização
Eutrofização
Compreenda mais sobre o processo de eutrofização, um grave problema ambiental.
Evapotranspiração
Neste texto compreenderemos melhor o que é evapotranspiração e os conceitos de evapotranspiração potencial, de referência e real ou atual.
Os mamutes são animais extintos em nosso planeta
Extinção
Saiba mais sobre a extinção, suas principais causas e seus diferentes tipos.
O termo flora normalmente é usado para designar o conjunto de plantas de uma região. Já o terno fauna refere-se aos animais
Fauna e flora
Descubra a diferença entre os conceitos de fauna e flora ao conhecer as particularidades de cada um!
Fauna e flora da Floresta Amazônica
Conheça mais sobre a fauna e flora da Floresta Amazônica clicando aqui! Neste texto abordaremos uma série de espécies encontradas nessa importante floresta tropical.
O fogo, desde que bem manejado, pode ser benéfico ao cerrado
Fogo no Cerrado
Descubra o principal causador de queimadas no Cerrado.
A garça-vaqueira é uma espécie exótica invasora que traz prejuízos e benefícios
Garça-vaqueira
Saiba mais sobre a garça-vaqueira, uma espécie exótica invasora que está causando prejuízos à fauna do Arquipélago de Fernando de Noronha.
A hiena é um animal predador e carniceiro
Habitat e nicho ecológico
Entenda a diferença entre habitat e nicho ecológico clicando aqui.
A herbivoria é uma relação interespecífica prejudicial às plantas
Herbivoria
Saiba mais sobre a herbivoria, relação ecológica interespecífica que é boa para o animal, mas prejudicial às plantas.
Iniciativa da WWF, a Hora do Planeta é uma campanha que conscientiza sobre a necessidade de adoção de medidas sustentáveis de desenvolvimento.
Hora do Planeta 2019
A Hora do Planeta é um movimento muito conhecido e em 2019 ocorrerá no dia 30 de março. Aproveite essa data para conhecer melhor essa ação e seu objetivo.
Hora do Planeta 2021
A Hora do Planeta é um movimento mundial e que ocorrerá, no ano de 2021, no dia 27 de março. Aproveite nosso texto para conhecer essa ação e seu objetivo.
Ibama
Você sabe o que é Ibama e qual a sua importância? Clique aqui e saiba mais sobre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Como exemplo dos impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição e a morte de animais
Impactos Ambientais
Você já pensou a respeito de como a ação do homem afeta o planeta? Clique aqui e saiba mais a respeito dos impactos ambientais pela ação do homem!
Inquilinismo
Você conhece a relação ecológica chamada de inquilinismo? Clique aqui, compreenda melhor essa interação, e conheça alguns importantes exemplos dela.
Abelhas – Exemplo de animais sociais
Insetos Sociais
As abelhas são exemplos de insetos sociais. Você sabe por que eles são chamados assim? Clique aqui e descubra!
Caracterização de um mangue.
Manguezais
Saiba mais sobre os manguezais e qual é a sua importância para o meio ambiente.
Mimetismo em borboletas
Mecanismos anti-predação em animais
Compreenda os termos: coloração de advertência, camuflagem e mimetismo.
Micorriza: associação entre fungos e raízes de vegetais superiores.
Micorrizas
Saiba mais sobre esta associação entre fungos e raízes de plantas superiores.
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
Mutualismo
Veja o que é mutualismo e como essa relação harmônica funciona através de exemplos.
O conceito de nicho ecológico mais utilizado é o de nicho funcional, que indica o papel de uma espécie em um ecossistema
Nicho fundamental e nicho efetivo
Compreenda a diferença entre nicho fundamental e nicho efetivo e como esse último pode sofrer alterações constantes.
O ciclo do elemento químico nitrogênio.
Nitrificação e Desnitrificação
Saiba mais sobre o elemento químico nitrogênio e o ciclo dos compostos: amônia, nitrito e nitrato.
Uma pequena partícula atômica e toda a Biodiversidade do planeta.
Níveis de Organização em Biologia
A organização biológica desde o arranjo molecular às interações dos organismos.
Organismos que possuem hábitos alimentares semelhantes possuem o mesmo nível trófico
Níveis tróficos
Entenda o que são níveis tróficos e aprenda a diferenciar os produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia ou teia alimentar.
A cadeia alimentar é uma sequência linear em que um serve de alimento para o outro
O que é cadeia alimentar?
Clique aqui e veja o que é e como funciona uma cadeia alimentar.
 Minhocário: uma solução para o problema do lixo orgânico.
O que fazer com meu lixo orgânico?
Uma maneira interessante de reduzir o lixo orgânico dos lixões e aterros sanitários.
Os biociclos abrangem os ecossistemas terrestres e aquáticos
Os biociclos da Terra
Conheça mais sobre os biociclos que classificam todos os ecossistemas terrestres.
Os distintos e essenciais ambientes do planeta.
Os Tipos de Ambientes
A hidrosfera, a atmosfera e a litosfera são os tipos de ambientes essenciais do planeta. Conheça aqui a composição de cada um desses ambientes.
Paisagem típica dos pampas gaúchos.
Pampas
Bioma que, no Brasil, está restrito ao Rio Grande do Sul.
Pantanal
Clique e veja as características da região do Pantanal, como seu clima, relevo, vegetação e hidrografia. Confira também os impactos ambientais na região pantaneira.
Parasitismo
Aprenda mais sobre o parasitismo, aqui! Neste texto abordaremos o que é essa relação ecológica, conheceremos exemplos, e aprenderemos o que é parasitoide.
Suas atitudes ambientais hoje ditam o futuro do planeta
Pegada ecológica
Já ouviu falar na pegada ecológica? Clique aqui e amplie seu conhecimento sobre o tema!
Você já se perguntou quanta água foi utilizada na produção do seu alimento?
Pegada hídrica
Você já se perguntou a respeito da quantidade de água usada para produzir um produto? Clique aqui e conheça o conceito de pegada hídrica!
As pirâmides ecológicas são utilizadas para a representação dos níveis tróficos
Pirâmides ecológicas
Conheça os tipos de pirâmides ecológicas e como cada um relaciona os níveis tróficos.
Os cemitérios são fontes potenciais de contaminação
Poluição causada por cemitérios
Você sabe qual o tipo de poluição causada por cemitérios? Conheça aqui!
O conjunto de jacarés que vivem em uma área representa uma população
População e comunidade
Aprenda a diferença entre população e comunidade e amplie seus conhecimentos sobre os níveis de organização em Ecologia.
Consumidor primário sendo predado por um consumidor carnívoro, topo de cadeia alimentar, e sua prole.
Predatismo
Uma relação ecológica interespecífica desarmônica, manifesta pela ação predatória.
Plantar árvores não contempla os preceitos preservacionistas.
Preservação e Conservação Ambiental
Saiba a diferença entre conservação e preservação ambiental.
Um dos acidentes mais marcantes do Brasil foi com o Césio-137 em Goiânia
Principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil
Conheça os principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil!
Forma independente de mutualismo entre diferentes espécies.
Protocooperação
Forma independente de mutualismo entre diferentes espécies.
Relações ecológicas
Você sabe o que são as relações ecológicas? Descubra o que são e os tipos existentes, além de conferir uma lista com exemplos e exercícios resolvidos sobre o tema.
Na imagem, podemos ver um exemplo de protocooperação entre uma ave e um animal
Relações ecológicas interespecíficas
As relações ecológicas interespecíficas são classificadas em harmônicas e desarmônicas dependendo do tipo de relação que as espécies estabelecem entre si.
As abelhas são insetos que vivem em sociedade, um exemplo de relação ecológica intraespecífica
Relações ecológicas intraespecíficas
Saiba quais são os tipos de relações ecológicas intraespecíficas existentes e compreenda a diferença com as relações ecológicas interespecíficas.
A Rio + 20 será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012
Rio+20
Clique aqui e saiba mais sobre a Rio+20, evento que reunirá diversos líderes de Governos e membros da sociedade civil.
Pavões machos de caudas maiores são mais atrativos às fêmeas, garantindo seu sucesso reprodutivo.
Seleção sexual
Conheça aspectos relacionados a este caso especial de seleção natural.
Os elefantes precisam de matéria orgânica de outros organismos
Seres autotróficos e heterotróficos
Aprenda a diferença entre seres autotróficos e heterotróficos e conheça o nível trófico ocupado por esses organismos na cadeia alimentar.
A população de uma colméia: rainha, operárias e zangões.
Sociedade das abelhas
A população de uma colméia: rainha, operárias e zangões.
Sociedade dos cupins
Saiba mais sobre os cupins, insetos sociais que vivem no interior do solo e da madeira.
O cerrado em chamas: um processo natural de sucessão ecológica.
Sucessão primária e secundária
A colonização do ambiente por comunidades pioneiras e clímax.
No Japão, as águas-vivas vêm comprometendo a pesca
Superpopulação de cnidários
Descubra os fatores envolvidos na superpopulação de cnidários em todo o mundo.
As energias renováveis podem ser usadas como forma de desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Compreenda o que é sustentabilidade e a importância da criação de medidas que diminuam o impacto nocivo do homem no ambiente.
Tucano-de-bico-verde: animal onívoro que desempenha diversos papéis nas cadeias alimentares.
Teia alimentar
Conheça aspectos deste conjunto de cadeias alimentares.
Banhado gaúcho
Terras do sul do Brasil: o banhado
Saiba mais sobre esta formação comum dos pampas gaúchos caracterizada por solo não drenado, ambiente úmido e presença de macrófitas aquáticas.
Gênero textual: anúncio publicitário
Para que serve um anúncio publicitário? Como produzir um texto desse gênero? Quais características não podem faltar? Essas e outras perguntas o professor Guga responde nesta aula.