Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. China
  3. Culinária Chinesa

Culinária Chinesa

A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, além das exóticas iguarias, como carne de cachorro e escorpiões.

A China possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias de todo o mundo. Na maioria das grandes e médias cidades do planeta, é possível encontrarmos algum restaurante chinês, mesmo que seja um fast-food. A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yan: os pólos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.

Para os chineses, a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância. Por isso são usados ingredientes específicos, como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que conferem um aroma bastante agradável aos pratos, que também são bastante coloridos.

A culinária da parte norte da China (inclusive de Pequim) se caracteriza principalmente pela importância das massas e frituras: talharim, pastéis, bolinhos de carne, etc. Já os pratos da região do sul do país são bastante variados. Não é novidade a utilização de iguarias muito exóticas, como barbatanas de tubarão, carne de cachorro, cobras, escorpiões e gafanhotos. Tais hábitos, bastante exóticos para os padrões ocidentais, foram assimilados pelos chineses em virtude dos períodos de pobreza, guerra e carência alimentar por que passaram ao longo da história.

Para comer, os chineses usam instrumentos parecidos com o hashi japonês, que segundo eles, tornam a comida mais saborosa. Geralmente, os mesmos não gostam de tomar bebidas junto com as refeições; dão preferência à sopa de soja.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Prato típico chinês
Prato típico chinês
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Os portões da Cidade Proibida, uma das maiores obras da Terceira Era Imperial.
Terceira Era Imperial Chinesa
A trajetória política da China desde a dominação mongol até o fim do regime monárquico.
K'ang Yu-wei, um dos líderes da Reforma dos Cem Dias.
Reforma dos Cem Dias
China, História política da China, governo imperial chinês, imperialismo, Guerra Sino-Japonesa, Tratado de Shimonoseki, Chang Chih-tung, Imperadora Cixi, Imperador Guangxu, K'ang Yu-wei,Reforma dos Cem Dias, reação conservadora.
Classe média chinesa: um grupo vivendo as contradições de um país rico e autoritário.
A classe média chinesa
China, Sociedade Chinesa, Classe Média Chinesa, Nova Classe Média Chinesa, Desenvolvimento Econômico Chinês, valores culturais da china, individualismo, competitividade, movimentos de luta, conflitos de geração.
Monte Everest: uma paisagem chinesa
Aspectos importantes da China
O conjunto de paisagens presentes no território chinês.
Símbolo capitalista em território chinês.
Capitalismo na China
Capitalismo na China, A China antes da chegada do capitalismo, A entrada do capitalismo na China, O que ocorreu na indústria chinesa a partir da abertura da economia.