História da China

A história da China é milenar. A presença humana no território remonta à Pré-História, e os primeiros assentamentos humanos na região são de 4000 a.C. A história antiga da China é também marcada pela construção da Grande Muralha e pelas dinastias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A história moderna da China é iniciada com a abertura forçada do país ao mercado europeu no século XIX. O país tornou-se alvo dos interesses imperialistas, estabeleceu a república, passou uma guerra civil, enfrentou os japoneses em um conflito e passou por uma revolução socialista. Atualmente, a China é considerada a segunda maior potência do planeta e possui a segunda maior população do mundo.

Leia também: China — detalhes sobre essa nação que possui história milenar

Resumo sobre a história da China

  • A China é uma das grandes nações do mundo e possui uma história milenar.
  • Um dos povos mais importantes na composição étnica do povo chinês foi os Han.
  • Os primeiros assentamentos humanos na China remontam a 4000 a.C., com destaque para Shimao.
  • A história antiga da China é marcada pelo domínio de diversas dinastias que foram substituindo umas às outras.
  • No século XIX, a China tornou-se alvo da ambição imperialista de britânicos e de japoneses.
  • Em 1949, a Revolução Chinesa foi responsável por transformar a China em uma nação socialista.
  • Grandes acontecimentos que marcaram a história recente da China foram: Revolução Cultural, Massacre da Praça da Paz Celestial, entre outros.

Origem dos chineses

O povo chinês estabeleceu-se a partir de diversos povos que habitavam o território chinês, não havendo um povo único responsável por originar esse povo. Entretanto, os pesquisadores apontam que há um grupo étnico majoritário na China atualmente, sendo que esse é o grupo dos Han. Essa etnia remonta a uma confederação de povos que habitou na região central da China na antiguiadade.

Essa confederação recebeu o nome de Huaxia, mas diversos outros povos e etnias foram responsáveis por dar origem aos chineses, como os Shang, os Zhou, assim como os mongóis, que dominaram o território chinês por um período, entre muitos outros povos que foram assimilados pelos chineses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

China na Antiguidade

A China contou com a presença de humanos caçadores-coletores, e os primeiros indícios da sedentarização humana na região apontam a 4000 a.C. durante o Período Neolítico. Essa sedentarização deu origem a algumas culturas, como a Longshan. Um destaque vai para o assentamento de Shimao.

Esse assentamento não se desenvolveu nas margens do Rio Amarelo, sendo considerado o maior assentamento na China durante o Período Neolítico. Sua localização fez com que esse assentamento ficasse em esquecimento por muito tempo, e sua existência fez cair por terra a ideia de que a civilização chinesa tinha sido formada unicamente na vale do Rio Amarelo.

Atualmente, os historiadores apontam que a civilização chinesa nasceu da interação cultural dos povos do vale do Rio Amarelo com os habitantes de Shimao.

→ Dinastias da China

À medida que a vida humana foi desenvolvendo-se, e os assentamentos foram crescendo, o estilo de vida desses povos que habitavam a China foi tornando-se mais sofisticado. Com isso, estabeleceu-se a centralização do poder, e a sua continuidade deu origem a dinastias que foram responsáveis por governar a China durante séculos.

As primeiras grandes dinastias chinesas foram: Xia, Shang e Zhou, as quais, na totalidade, estenderam-se de 2070 a.C. até 256 a.C. Na tradição chinesa, o surgimento da primeira dinastia é atribuída a um rei chamado Yu. A ele, é atribuído o fato de ter contido as inundações do Rio Amarelo, estabelecido uma cobrança de impostos regular e incentivado o desenvolvimento humano na China, conseguindo, também, expandir seus domínios territoriais

Os historiadores, no entanto, consideram que Yu é uma figura mítica que se construiu na cultura chinesa para personificar os avanços civilizacionais que ocorreram na região por volta de 2000 a.C. A partir de 221 a.C., estabeleceu-se o que é conhecido como Era Imperial na história chinesa, e são várias as dinastias que dominaram a China nesse período.

Grande Muralha da China, um dos símbolos da história milenar da China.
A Grande Muralha é um dos símbolos da história milenar da China. Ela foi construída por mais de 1500 anos.

Foi nesse período das dinastias, inclusive, que se estabeleceu uma construção que é um grande símbolo para a China: a Grande Muralha. Essa é uma das construções mais famosas da história, sendo um conjunto de fortificações e de castelos que foram construídos ao longo do território chinês desde o século VII a.C.

Entre as dinastias da Era Imperial da China, estão as seguintes:

  • Qin (221–206 a.C.);
  • Han (206 a.C.–220 d.C.);
  • Jin (266–420);
  • Norte e Sul (420–589);
  • Sui (581–618);
  • Tang (618–907);
  • Yuan (1271–1368);
  • Ming (1368–1644);
  • Qing (1644–1912).

História moderna da China

A história chinesa foi marcada por um relativo isolamento do país até o século XIX, quando o imperialismo forçou a abertura do país para o mercado europeu. Isso ocorreu porque a China tornou-se alvo das ambições imperialistas do Reino Unido, sendo obrigada a abrir os seus portos para os britânicos, além de perder terras para os europeus.

O Reino Unido queria aproveitar a China enquanto mercado consumidor e obter matérias-primas que seriam úteis para a indústria britânica. Um grande exemplo da ação imperialista dos britânicos na China foi a Guerra do Ópio, dois conflitos que ocorreram no século XIX entre a China e o Reino Unido por conta do ópio.

O ópio é uma droga produzida da papoula e era proibida na China. A guerra aconteceu justamente porque os britânicos queriam forçar a China a aceitar a entrada da droga, além de abrirem os portos do país. Além disso, no final do século XIX, tornou-se alvo do avanço imperialista dos japoneses, interessados em ocupar terras chinesas.

Veja tmbém:  Qual é a história da América?

O que foi a Revolução Chinesa?

O relativo enfraquecimento da China diante de outras nações do mundo, inclusive o Japão, levou a um forte enfraquecimento da monarquia chinesa, e, em 1911, ela foi substituída por um regime republicano a partir de um movimento chamado Revolução Xinhai.

No entanto, o estabelecimento da república na China foi marcado por ser um momento de enorme instabilidade. Essa instabilidade deu-se entre 1916 e 1928, período no qual a China foi dominada por diferentes senhores da guerra, isto é, chefes militares que estabeleceram domínio em diferentes partes da China por conta do vácuo de poder que se estabeleceu depois que o primeiro presidente do país, Yuan Shikai, faleceu.

Quem conduziu a luta contra esses senhores da guerra foi o Kuomintang ou Partido Nacionalista. Esse partido era liderado por Sun Yat-sen, mas, com a morte desse líder, o partido passou ao comando de Chiang Kai-shek. Essa mudança de liderança fez com que a relação do Kuomintang com o Partido Comunista Chinês (PCCh) mudasse radicalmente.

Até então, o PCCh possuía uma aliança com o Kuomintang para auxiliar na luta contra os senhores da guerra, mas Chiang Kai-shek era profundamente anticomunista, usando o partido para perseguir os comunistas. Esse confronto entre Kuomintang e o PCCh deu início à Guerra Civil Chinesa, em 1927.

As forças do Kuomintang tiveram um sucesso inicial sobre as forças comunistas, forçando as tropas comunistas lideradas por Mao Tsé-Tung a realizar uma série de marchas para fugir da aniquilação completa. Com essas marchas, as forças comunistas conseguiram sobreviver para continuar sua luta contra os nacionalistas.

Em 1937, a China foi invadida pelo Japão, e a guerra civil foi interrompida para que os chineses concentrassem seus esforços na luta contra os japoneses. Essa guerra foi conhecida como Segunda Guerra Sino-japonesa, conflito que se estendeu até 1945 e que se fundiu com as batalhas travadas pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

Os japoneses foram derrotados em 1945 e, com isso, foram expulsos do território chinês. Comunistas e nacionalistas puderam, então, retomar o conflito, mas, dessa vez, o PCCh estava muito mais poderoso e organizado, conseguindo derrotar os nacionalistas e fazer Chiang Kai-shek e seus aliados fugirem do país.

Confira também: Revolução Chinesa — mais detalhes sobre esse importante processo revolucionário

República Popular da China

A fuga de Chiang Kai-shek e dos nacionalistas permitiu que o Partido Comunista da China (PCCh) e Mao Tsé-Tung chegassem ao poder da China. Em 1º de outubro de 1949, Mao Tsé-Tung anunciou a República Popular da Chinesa, marcando a vitória da China na guerra civil e concluindo a chamada Revolução Chinesa, o que fez da China uma nação socialista.

A partir de Mao Tsé-Tung, a China passou por uma transformação completa, tornando-se uma nação importante na geopolítica asiática. Já na década de 1950, por exemplo, a China teve um envolvimento direto na Guerra da Coreia, um conflito de grandes proporções que ocorreu na península da Coreia.

Ao longo do século XX, alguns eventos são considerados mais importantes:

  • Grande Salto à Frente: projeto de industrialização e de crescimento econômico que desorganizou a agricultura chinesa, causando desabastecimento e fome e resultando em milhões de mortes.
  • Revolução Cultural: uma campanha político-ideológica que foi estabelecida por Mao Tsé-Tung para perseguir opositores e para permitir que ele retomasse o comando do Partido Comunista da China (PCCh). Estendeu-se de 1966 a 1976, causando milhões de mortes.
  • Massacre da Praça da Paz Celestial: série de protestos populares em defesa de ideais pró-democracia e liberais aconteceram na China em 1989 e foram violentamente reprimidos pelo governo chinês.

China na atualidade

Mapa-múndi no qual é possível ver a localização da China no mundo. [imagem_principal]
A China é uma enorme potência econômica.

Desde a década de 1970, a China iniciou um processo de industrialização e de desenvolvimento que se acelerou a partir da década de 1990, fazendo da China uma enorme potência econômica, industrial, tecnológica, científica e militar. Atualmente, a China é considerada a segunda potência mais poderosa do planeta, rivalizando diretamente com os Estados Unidos. Além disso, possui a segunda maior população do mundo, com 1,42 bilhão de habitantes.

Exercícios resolvidos sobre História da China

Questão 1

Qual construção antiga chinesa é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno?

A) Cidade Proibida

B) Jardins Clássicos de Suzhou

C) Torre de Porcelana de Nanquim

D) Grande Muralha da China

E) Templo Shaolin

Resolução:

Alternativa D.

Construída por mais de 1500 anos, a Grande Muralha da China é uma série de fortificações que tem como objetivo a proteção do território chinês contra invasões estrangeiras. Em votação internacional conduzida pela New7Wonders Foundation, foi escolhida como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Questão 2

A Segunda Guerra Sino-japonesa foi iniciada em 1937, tendo qual evento como estopim?

A) Incidente Mukden

B) Incidente da Ponte Marco Polo

C) Prisão de Pu Yi

D) Expulsão do diplomata japonês da China

E) Invasão chinesa da Manchúria

Resolução:

Alternativa B.

O Incidente da Ponte Marco Polo foi a justificativa utilizada pelo Japão para lançar uma nova guerra contra China. Esse incidente foi, na verdade, uma pequena batalha entre tropas chinesas e japonesas que ocorreu em Pequim, em 1937. O Japão já havia invadido a Manchúria, em 1931, utilizando esse incidente para invadir o restante do território chinês.

Fontes

GILBERT, Martin. A história do século XX. São Paulo: Planeta, 2016.

WOOD, Michael. História da China: o retrato de uma civilização e de seu povo. São Paulo: Planeta do Brasil, 2022.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Capitalismo na China
Capitalismo na China, A China antes da chegada do capitalismo, A entrada do capitalismo na China, O que ocorreu na indústria chinesa a partir da abertura da economia.
Guerra do Ópio
Acesse o site e conheça mais sobre as causas das Guerras do Ópio. Acompanhe o desenvolvimento do conflito e quais foram suas consequências para os envolvidos
Muralha da China
Saiba mais sobre a história da Muralha da China. Veja detalhes de sua construção, quanto ela mede, se é possível vê-la do espaço, etc.
População da China
Qual é mais populoso: a China ou a Índia? Clique aqui e descubra! Veja como está a população da China hoje. Entenda as políticas de controle de natalidade no país.
Primeira Era Imperial Chinesa
As primeiras dinastias que instalaram o poder monárquico chinês.
República Popular da China
Os principais aspectos do país mais populoso do mundo.
Revolução Chinesa
Entenda como ocorreu o processo revolucionário na China a partir da fundação do Partido Comunista Chinês, em 1921, e do confronto contra os Nacionalistas.
Revolução Cultural Chinesa
Acesse e entenda a Revolução Cultural Chinesa. Veja quais foram suas causas, consequências e contexto histórico. Leia também sobre a Gangue dos Quatro.
Segunda Era Imperial Chinesa
Os avanços e retrocessos que marcaram a China entre os séculos VI e XIII.
Segunda Guerra sino-japonesa
Entenda como foi o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa e saiba como o Japão atuou durante os oito anos desse conflito.
Terceira Era Imperial Chinesa
A trajetória política da China desde a dominação mongol até o fim do regime monárquico.