Whatsapp icon Whatsapp

República Popular da China

Muralha da China: um dos maiores símbolos do país
Muralha da China: um dos maiores símbolos do país
A China é um país independente politicamente, localizado a leste do continente asiático, possui um extenso território com dimensões continentais, conta com uma área 9.956, 960 km2.

A China é o país mais populoso do mundo, nesse território vivem aproximadamente 1,3 bilhões de pessoas, algumas estimativas prevêem que esse número pode ser ainda maior, pois muitas crianças não são registradas pelos pais por causa do controle de natalidade estabelecido pelo governo chinês que estipula punições para as pessoas que superam o número de filhos (2) proposto pelas autoridades.

O território chinês apresenta diversos tipos de clima, vegetação, fauna, flora, entre outros. Na região oeste do território chinês está localizada a Cordilheira do Himalaia, já no leste estão as planícies que são utilizadas para o desenvolvimento de atividades agrícolas. O relevo chinês possui grandes disparidades de altitude, item favorável ao desenvolvimento de usinas hidrelétricas.

Dentre as mais variadas religiões praticadas na China as que predominam são aquelas que surgiram no próprio país, como o confucionismo, taoísmo e budismo. A partir de 1970 a República Popular da China entrou em um acelerado processo de abertura econômica, vinculada às zonas Econômicas Especiais, sempre com o Estado à frente do processo.

Uma das maneiras encontradas pelo Partido Comunista Chinês (PCCh) foi de oferecer atrativos para a entrada de recursos em forma de investimentos no país, principalmente para as cidades exportadoras da costa chinesa, esse estímulo está na grande oferta de mão-de-obra de baixo custo, isso devido à abundância existente na maior população mundial.

O incremento de grandes grupos empresariais atraídos pela oferta de mão-de-obra tem colocado um arsenal de produtos de procedência chinesa em âmbito mundial. No entanto a condição de trabalho dos chineses muitas vezes não atende às condições mínimas de trabalho (carga horária, salário, condições de trabalho etc.), em vários casos esses fatores ferem e violam os direitos humanos.
Publicado por Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Monte Everest: uma paisagem chinesa
Aspectos importantes da China
O conjunto de paisagens presentes no território chinês.
Símbolo capitalista em território chinês.
Capitalismo na China
Capitalismo na China, A China antes da chegada do capitalismo, A entrada do capitalismo na China, O que ocorreu na indústria chinesa a partir da abertura da economia.
Pequeno trecho da Muralha da China.
Muralha da China
Uma gigantesca obra, resultado da engenharia chinesa.
Cartaz fazendo propaganda política da Revolução Cultural feita por Mao Tsé-tung.
Revolução Cultural Chinesa
O contragolpe político de Mao Tsé-tung apoiado pela população da China.
Os portões da Cidade Proibida, uma das maiores obras da Terceira Era Imperial.
Terceira Era Imperial Chinesa
A trajetória política da China desde a dominação mongol até o fim do regime monárquico.
video icon
História
Quem foi Adolf Hitler?
Assista a nossa videoaula para conhecer a história do ditador Adolf Hitler (1889-1945). Confira também no nosso canal outras informações sobre a Idade Contemporânea e o nazismo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.