Muralha da China
A Grande Muralha da China é um conjunto de fortificações que cruzam o território chinês e que foram construídas com o intuito de proteger a China de invasões estrangeiras, sobretudo de invasões mongóis. A estrutura da Grande Muralha é marcada por torres de vigia, pontos de controle, quartéis, etc.
A construção da Grande Muralha se iniciou em 221 a.C., durante o reinado de Shi Huangdi, mas grande parte da atual estrutura da Grande Muralha teria sido construída durante a dinastia Ming, entre 1388 e 1644. A estrutura foi considerada um Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco na década de 1980.
Leia também: 7 Maravilhas do Mundo Antigo
Resumo sobre a Muralha da China
-
A Grande Muralha é um conjunto de fortificações que foram construídas ao longo da história da China.
-
Essa estrutura cruza o território chinês de oeste a leste, estendendo-se por mais de 21 mil quilômetros.
-
Sua construção se iniciou em 221 a.C., durante o reinado de Shi Huangdi.
-
Grande parte da construção da Grande Muralha foi realizada durante a dinastia Ming.
-
Sua construção aconteceu com o intuito de estabelecer fortificações para proteger o território chinês de invasões estrangeiras.
História da Muralha da China
A Grande Muralha, ou Muralha da China, é uma série de fortificações históricas que foram construídas em uma região de fronteira da China séculos atrás. Essas fortificações foram construídas para proteger o território chinês de invasões estrangeiras. O histórico chinês de construir muralhas para se proteger é bastante antigo.
Os historiadores remontam que já no século VII a.C. haviam muralhas construídas na China como forma de proteger o território. Entretanto, essas construções antigas não são consideradas parte da estrutura que compõe a Grande Muralha. Isso porque as obras de construção da Grande Muralha remontam ao século III a.C.
Elas se iniciaram durante o reinado de Qin Shi Huang Di ou Shi Huangdi, imperador da dinastia Qin, que reinou entre 221 a.C. e 210 a.C. O trabalho de Shi Huangdi foi continuado por Liu Bang, também chamado de Gaozu, imperador que inaugurou a dinastia Han, em 202 a.C. Liu Bang seguiu expandindo a estrutura da Grande Muralha.
Essa muralha estava em construção para proteger a fronteira norte do território chinês contra os povos nômades das estepes mongóis. Além do interesse militar, a Grande Muralha também foi usada como ponto de controle para a Rota da Seda, que atravessava o território chinês. O intuito principal, no entanto, era mesmo militar.
A ameaça para os chineses aumentou consideravelmente depois que as tribos mongóis formaram uma grande confederação, chamada Confederação Xiognu. A muralha atuava para afastar e dificultar os ataques vindos da Mongólia, mas apesar de sua existência já durante as dinastia Qin e Han, foi durante a dinastia Ming que grande parte de sua estrutura foi construída.
A dinastia Ming ocorreu entre 1388 e 1664, e a Grande Muralha foi amplamente estendida durante esse período, também com o intuito de impedir as invasões de mongóis, mas também dos manchus. Durante a dinastia Ming, foram construídas cerca de 25 mil torres de vigia, além de quartéis e pontos de controle.
A estrutura da Grande Muralha desenvolvida durante a dinastia Ming possuía de 5 a 8 metros de altura, e outras fortificações, como a Muralha Liaodong, também foram construídas pelos Ming. Com o fim da dinastia Ming, os investimentos na Grande Muralha foram interrompidos e a estrutura entrou em decadência, permanecendo sem nenhum tipo de reforma até o século XX.
Leia também: Império Mongol — o maior domínio terrestre do mundo
Mapa da Muralha da China
A Grande Muralha foi construída na fronteira norte da China antes da expansão territorial sobre parte do território mongol. A estrutura da Grande Muralha e sua extensão é melhor percebida no mapa da China:
Quanto tempo levou para construir a Muralha da China?
Os historiadores consideram que a construção da Grande Muralha se iniciou em 221 a.C. As obras de reforma e expansão da Grande Muralha seguiram em ritmo lento até a dinastia Ming, iniciada em 1388, quando então grande parte da estrutura que compõe a Grande Muralha foi construída. Os Ming expandiram consideravelmente a Grande Muralha até o fim dessa dinastia, em 1644. Na prática, a construção da Grande Muralha se estendeu por mais de 1800 anos.
Quanto mede a Muralha da China?
Oficialmente, a estrutura da Grande Muralha se estende por 21.196 quilômetros dentro do território chinês, embora grande parte da Grande Muralha esteja em condições ruins. A Grande Muralha cruza o território chinês de leste a oeste, passando por onze províncias chinesas e duas regiões autônomas.
É possível ver a Muralha da China do espaço?
A Grande Muralha não é vista do espaço a olho nu. Entretanto, é possível ver a Grande Muralha por meio de lentes de alta resolução de satélites que estão em órbita terrestre baixa, ou seja, que estão abaixo de 2000 quilômetros de altura. Durante muito tempo, disseminou-se a lenda de que a Grande Muralha era vista da Lua, mas isto também é falso.
Leia também: Torre Eiffel — a história de um dos principais pontos turísticos da Europa
Curiosidades sobre a Muralha da China
-
Em 2007, a Grande Muralha foi eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
-
O ponto mais extremo da Grande Muralha a oeste fica em Jiayguan.
-
Não se sabe quantas pessoas trabalharam na construção da Grande Muralha, mas estima-se que tenham sido cerca de dois milhões.
-
Foi transformada em Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, em 1987.
Fontes
WOOD, Michael. História da China: o retrato de uma civilização e de seu povo. São Paulo: Planeta do Brasil, 2022.
MARK, Emily. Great Wall of China. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Great_Wall_of_China/