Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. China
  3. Muralha da China

Muralha da China

A Muralha da China, também chamada de Grande Muralha, é uma gigantesca construção arquitetônica criada pela engenharia chinesa. Essa construção não se consolidou de uma só vez, pelo contrário, foram necessários cerca de dois mil anos para concluí-la. Durante esse tempo, diversas dinastias (sequência de governantes, soberanos, reis, príncipes, pertencentes a uma mesma família) deram continuidade à construção.

A Muralha da China começou a ser construída em 220 a.C, a partir das ordens de Qin Shihuang, imperador chinês daquela época. A mesma foi finalizada somente no século XVI. A muralha foi erguida em razão da grande incidência de invasões dos povos do norte vindos da Mongólia e da Manchúria. Essa construção tinha uma função estratégica militar de defesa.

Quando os europeus chegaram à China, ficaram surpreendidos com o nível de desenvolvimento tecnológico da civilização chinesa; e o que mais chamou a atenção dos colonizadores europeus foi a Muralha.

A muralha possui aproximadamente 2 300 km de extensão, uma altura média de 7,5 metros e cerca de 3,75 metros de largura; tais características fazem com que essa seja uma das maiores obras feitas pela humanidade. A Muralha da China, que no passado tinha finalidade militar, hoje é um símbolo chinês e um dos mais famosos pontos turísticos do mundo.

Estima-se que durante a construção da muralha foi usada a mão-de-obra de aproximadamente 1 milhão de pessoas, desse total, cerca de 250 mil perderam suas vidas no decorrer da obra.

Atualmente, a Muralha é uma das Sete Maravilhas do Mundo construída pelo homem, reconhecimento internacional que aconteceu em 2007.
Pequeno trecho da Muralha da China.
Pequeno trecho da Muralha da China.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Símbolo capitalista em território chinês.
Capitalismo na China
Capitalismo na China, A China antes da chegada do capitalismo, A entrada do capitalismo na China, O que ocorreu na indústria chinesa a partir da abertura da economia.
Casco de tartaruga contendo inscrições dos primeiros sistemas de escrita da China.
Origens da civilização chinesa
Os primeiros passos da História dessa civilização milenar.
Os soldados de terracota: um legado da Primeira Era Imperial Chinesa.
Primeira Era Imperial Chinesa
As primeiras dinastias que instalaram o poder monárquico chinês.
Muralha da China: um dos maiores símbolos do país
República Popular da China
Os principais aspectos do país mais populoso do mundo.
Cartaz fazendo propaganda política da Revolução Cultural feita por Mao Tsé-tung.
Revolução Cultural Chinesa
O contragolpe político de Mao Tsé-tung apoiado pela população da China.
Os portões da Cidade Proibida, uma das maiores obras da Terceira Era Imperial.
Terceira Era Imperial Chinesa
A trajetória política da China desde a dominação mongol até o fim do regime monárquico.