Whatsapp icon Whatsapp

Revolução Cultural Chinesa

A Revolução Cultural Chinesa foi um movimento social e cultural, liderado por Mao Tsé-Tung, que ocorreu entre 1966 e 1976 para abolir qualquer influência capitalista na China.
Cartaz da Revolução Cultural Chinesa na década de 1970.
Cartaz da Revolução Cultural Chinesa na década de 1970.

A Revolução Cultural Chinesa foi um movimento sociopolítico liderado por Mao Tsé-Tung, entre os anos de 1966 e 1976, para impedir que qualquer interferência capitalista figurasse na China. Essa revolução reforçou o poder de Mao no governo e no Partido Comunista chinês. Os jovens foram convocados para perseguição dos inimigos do regime maoísta e eliminação de qualquer influência capitalista. Em 1978, Deng Xiaoping, novo governante chinês, lançou o programa “Boluan Fanzheng” para corrigir os erros cometidos pela Revolução Cultural Chinesa.

Veja também: Guerra Fria — conflito político-ideológico responsável pela polarização do mundo

Resumo sobre a Revolução Cultural Chinesa

  • A Revolução Cultural Chinesa foi um movimento social e cultural ocorrido entre 1966 e 1976, liderado por Mao Tsé-Tung, no intuito de eliminar influências capitalistas da China.

  • Esse movimento fortaleceu o poder de Mao no governo e no Partido Comunista chinês.

  • Jovens foram convocados pelo governo para perseguir e matar pessoas consideradas inimigas, críticas de Mao e do Partido Comunista chinês.

  • A Revolução Cultural Chinesa foi revista no governo Deng Xiaoping, que reconheceu os erros cometidos pelo movimento.

O que foi a Revolução Cultural Chinesa?

Mao Tsé-Tung.
Mao Tsé-Tung serviu-se da Revolução Cultural Chinesa para obter amplos poderes no governo e punir seus inimigos.[1]

A Revolução Cultural Chinesa foi um movimento social e cultural ocorrido na China, entre os anos de 1966 e 1976, que fortaleceu Mao Tsé-Tung no governo e dentro do Partido Comunista chinês. Os integrantes desse movimento promoveram massacres contra opositores do maoísmo ou indivíduos que fossem considerados aliados ao capitalismo.

Essa revolução foi o meio encontrado por Mao para restaurar sua imagem, desgastada após o fracasso do programa econômico “Salto para Frente”, que matou de fome milhões de chineses. Por causa disso, Mao foi retirado do comando político do governo da China.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contexto histórico da Revolução Cultural Chinesa

Em 1959, Mao era o líder máximo da China e lançou um programa econômico chamado “Salto para Frente”, que pretendia desenvolver a economia chinesa através do investimento na produção agrária e na atividade industrial. Porém, o resultado foi negativo e, ao invés de melhorar a condição de vida da maioria da população chinesa, o inverso ocorreu. Milhões de pessoas perderam suas vidas por causa da fome.

O fracasso do “Salto para Frente” manchou a imagem de Mao. O líder, que chegou ao poder após a vitória da Revolução Chinesa, foi muito criticado e sua imagem perante a população ficou manchada. Seus colegas de partido, Liu Shaoqi e Deng Xiaoping, o retiraram do comando político chinês. Em 1966, Mao Tsé-Tung voltaria ao controle total da China mediante um movimento social e cultural intitulado Revolução Cultural Chinesa.

  • Videoaula sobre a Revolução Chinesa de 1949

Causas da Revolução Cultural Chinesa

As causas da Revolução Cultural Chinesa foram

  • a suposta influência capitalista no comando do governo;

  • a péssima imagem de Mao Tsé-Tung perante a opinião pública após o fracasso do programa econômico “Salto para Frente”;

  • o aumento da influência dos opositores do maoísmo na política.

Leia também: Pol Pot — o ditador cambojano que alinhou suas ideias às de Mao Tsé-Tung

História da Revolução Cultural Chinesa

A Revolução Cultural Chinesa começou em maio de 1966, quando Mao Tsé-Tung convocou os jovens para se rebelarem contra os inimigos do maoísmo e abolirem qualquer influência capitalista dentro do território chinês. Os seguidores de Mao começaram a perseguir aqueles que estavam ligados às práticas da burguesia e colaboravam para a entrada do capitalismo dentro da China, atrapalhando seu Partido Comunista.

Mao e seus apoiadores formaram os Guarda Vermelhos, com o objetivo de tomar o poder dos governos locais e as lideranças das sedes do Partido Comunista, com aprovação do uso da violência. Além disso, essa guarda denunciava aqueles que eram considerados inimigos da revolução ou que tinham opiniões ligadas à ideologia burguesa.

Entre os anos de 1969 e 1971, a Revolução Cultural Chinesa estava na fase Lin Biao. O nome dessa fase faz referência ao vice-presidente do Partido Comunista chinês, que compilou frases ditas por Mao, posteriormente publicadas no Pequeno Livro Vermelho, lançado em 1964, considerado o texto sagrado do maoísmo. Biao foi indicado para suceder Mao Tsé-Tung no governo. O líder chinês pediu, em 1969, que a revolução acabasse, mas o vice-presidente continuou o movimento e, em 1971, Biao foi acusado de arquitetar um golpe contra Mao e fugiu da China. Ele morreu em um acidente de avião.

  • Gangue dos Quatro

A Gangue dos Quatro está associada à fase final da Revolução Cultural Chinesa. Em 1972, a gangue chegou ao poder tendo como membros Jian Quing, esposa de Mao, Zhang Chunqiao, político comunista, e Wang Hongwen, o mais jovem do grupo. A gangue deu continuidade à revolução, perseguindo os críticos do maoísmo. Em 1976, logo após a morte de Mao, a Gangue dos Quatro foi destituída do poder. Seus integrantes foram presos, encerrando a Revolução Cultural Chinesa.

Selo que circulou na China durante a Revolução Cultural Chinesa mostrando Mao Tsé-Tung.
Selo que circulou na China, em 1966, ano de início da Revolução Cultural Chinesa, que deu amplos poderes para Mao Tsé-Tung, à direita.[2]

Consequências da Revolução Cultural Chinesa

Os direitos humanos foram violados na China enquanto a Revolução Cultural Chinesa se instalou. Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas foram assassinadas por simpatizantes do maoísmo. Na educação, vários acadêmicos foram presos ou mortos por se oporem à revolução. Artefatos e relíquias históricas foram destruídas.

Em 1978, somente dois anos após a morte de Mao Tsé-Tung, o governo chinês reconheceu os erros cometidos durante a Revolução Cultural Chinesa e iniciou reformas políticas, como o programa “Boluan Fanzheng”, lançado por Deng Xiaoping, novo governante chinês, para corrigir as mazelas geradas pela revolução. Um de seus objetivos era a abertura econômica mediante a intervenção do Estado, permitindo a entrada de capital externo de forma controlada.

Saiba mais: Stalinismo — regime totalitário responsável pela morte de milhões de pessoas

Exercícios resolvidos sobre a Revolução Cultural Chinesa

Questão 1

Leia os itens abaixo e assinale a alternativa que aborda corretamente a Revolução Cultural Chinesa.

a) Foi uma revolução que abriu o mercado chinês para o comércio de produtos dos Estados Unidos.

b) Mao Tsé-Tung liderou a revolução para retomar o poder na China.

c) A educação manteve seu papel crítico ao maoísmo mesmo durante a Revolução Cultural Chinesa.

d) O Partido Comunista chinês foi fechado pelos jovens maoístas para restaurar a democracia.

Resolução:

Alternativa B

Após o fracasso do “Salto para Frente”, Mao Tsé-Tung fez uso da força e da violência para retomar o controle do governo e do Partido Comunista.

Questão 2

Um grupo de líderes comunistas que chegaram ao poder na China em 1969, dando continuidade à Revolução Cultural Chinesa e punindo severamente seus inimigos. Esse grupo era chamado de:

a) Juventude Operária

b) Gangue Leninista

c) Gangue dos Quatro

d) Acadêmicos Chineses Unidos

Resolução:

Alternativa C

A Gangue dos Quatro chegou ao poder em 1969 e só foi derrubada após a morte de Mao, em 1976.

Créditos de imagem

[1] MWPHOTOS55 / Shutterstock.com

[2] Professional photography / Shutterstock.com

Publicado por Carlos César Higa

Artigos Relacionados

China
Saiba mais sobre a China. Conheça suas principais características, saiba como é o seu governo e qual a preocupação deste com o crescimento populacional do país.
Guerra Fria
Veja mais detalhes sobre a Guerra Fria, conflito político-ideológico de grande relevância que ocorreu ao longo da segunda metade do século XX.
Mao Tsé-Tung
Clique para saber detalhes acerca da vida de Mao Tsé-Tung, o líder da Revolução Chinesa e fundador da República Popular da China.
Revolução Chinesa
Entenda como ocorreu o processo revolucionário na China a partir da fundação do Partido Comunista Chinês, em 1921, e do confronto contra os Nacionalistas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.