Whatsapp icon Whatsapp

Arroba (@)

Muitos pensam que o símbolo da arroba (@) é algo atual e moderno, mas sua origem estaria associada a questões comerciais desde o século XVI.
Símbolo da arroba
Não se sabe com exatidão quando surgiu o símbolo gráfico da arroba (@)

A arroba (@) é um símbolo gráfico utilizado como parte dos endereços eletrônicos, os chamados e-mails, como indicativo de qual provedor aquela conta está hospedada.

Não se sabe ao certo a origem do sinal da arroba. Comenta-se que tenha surgindo, durante a Idade Média, como forma de substituir a palavra latina ad, com significado de “a”, “para”. Teria sido uma maneira de economizar tinta e papel, utilizando-se então sinais e símbolos no lugar de algumas palavras.

Leia também: Quando surgiu a escrita?

A arroba (@) como unidade de medida

Apesar de parecer um símbolo atual e moderno, a origem da arroba (@) estaria associada a questões comerciais desde o século XVI.

A arroba foi muito utilizada pela língua inglesa, com o significado de “a” ou “em”, principalmente no comércio, como indicativo de preços de determinada quantidade de uma mercadoria, como em 15@₤20, ou seja, 15 unidades a 20 libras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mais tarde, os espanhóis e portugueses acabaram fazendo uma interpretação errada do símbolo utilizado na língua inglesa, e entenderam que, nesse caso, 15 arrobas seriam quilos e valeriam 20 libras.

No fim, a tal medida foi inserida na área da agropecuária como forma de indicar a massa, a quantidade de quilos de determinado item, sendo utilizada até hoje para pesar bois, porcos, frutas no Brasil. Atualmente, uma arroba equivale a 15 quilos e 25 libras.

Leia também: As unidades de medida ao longo da história

A arroba (@) na informática

Anos mais tarde, em 1971, o estadunidense Ray Tomlinson começou utilizar a (@) na informática, nos endereços de e-mail. Ele utilizou o símbolo, pela primeira vez, no endereço de correio eletrônico: tomlinson@bbn-tenexa.

Apesar de seu uso estar registrado há muitos séculos, foi somente no século XIX que o sinal da arroba (@) foi acrescido nas máquinas de escrever e, mais adiante, em todos os tipos de teclados que conhecemos. A partir daí, a arroba (@) tornou-se bem popular, sendo inserida no vocabulário das pessoas.

Em inglês o sinal da arroba (@) significa at, ou seja, indica o lugar. Por isso, nos e-mails esse símbolo indica a localização dos endereços. Grosso modo, quer dizer que determinado usuário está “em” determinado provedor. Exemplo: nome_do_usuario@provedor.com.

Vale ressaltar que todo endereço eletrônico sempre terá a (@) logo após o nome do usuário e antes do nome do provedor de e-mail.

Além do e-mail, podemos ver, em nossos dias, o uso do sinal de arroba (@) em chats e fóruns, nos quais o símbolo é inserido antes do nome da pessoa (@nomedapessoa), para que a resposta seja direcionada a esse usuário especificamente.

A arroba também é usada em redes sociais e em algumas linguagens de programação.

Publicado por Érica Caetano

Artigos Relacionados

E-mail
Email, correio eletrônico, o que é email, sistemas de email, comunicação, internet, pop3, webmail, desvantagens do uso do email.
Origem da Escrita
Escrita, origem da escrita, sistemas representativos, sistemas pictóricos, hieróglifos, chineses, egípcios, fenícios, mesopotâmicos, sistema fonético, silabas, desenvolvimento da escrita, línguas latinas, vogais, greco-romanos.
Rede 5G
Você sabe o que significa 5G? Leia este texto e descubra mais sobre essa nova tecnologia emergente que promete revolucionar as possibilidades das telecomunicações.
Unidades de medidas
Sistema Internacional de Medidas, Metro, quilograma, Segundo, Ampàre, Kelvin, Mol, Radiano, Unidades que são variadas das unidades fundamentais, Prefixos Fundamentais do SI.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?