Whatsapp icon Whatsapp

Agropecuária

A agropecuária é uma atividade econômica do tipo primária que envolve o cultivo da terra e a criação de animais. Esse setor é um dos mais importantes da economia brasileira.
Cultivo de plantas e criação de animais, atividades que compõem a agropecuária.
A agropecuária é caracterizada tanto pelo cultivo de plantas quanto pela criação de animais.

A agropecuária é uma atividade econômica caracterizada pela cultivação de plantas e criação de animais. São características desse processo o trabalho com a terra, a modificação do espaço natural e a produção de alimentos e matérias-primas. A importância da agropecuária está em oferecer diferentes insumos para a sociedade. Porém, essa atividade causa inúmeros impactos no ambiente natural, como os desmatamentos. Em nível global, o modelo intensivo de agropecuária foi promovido pela chamada Revolução Verde, que gerou grandes modificações no meio rural. Atualmente, o Brasil é um dos principais produtores de bens agropecuários do mundo.

Leia também: Geografia agrária — a subárea da Geografia que estuda as relações espaciais das produções agropecuárias

Resumo sobre agropecuária

  • A agropecuária é uma atividade primária da economia que reúne a cultivação de plantas e a criação de animais.

  • As características da agropecuária atual estão relacionadas ao intenso trabalho da terra e ao uso de diferentes insumos.

  • Conforme as suas particularidades, a agropecuária é dividida em dois tipos: o modelo extensivo e o modelo intensivo.

  • A agropecuária é uma das principais atividades econômicas do Brasil, que é um importante produtor de alimentos e matérias-primas.

  • O Brasil, junto a outros países desenvolvidos e emergentes, como Estados Unidos e China, é um grande produtor agropecuário.

  • A agropecuária é importante pois está centrada na produção de bens primários que servem para o desenvolvimento da sociedade.

  • A agropecuária é uma atividade que gera graves impactos ao meio ambiente.

O que é agropecuária?

A agropecuária é uma prática econômica que reúne o cultivo de vegetais e a criação de animais. Essa atividade corresponde ao setor primário da economia, que possui vasta importância, visto que é fundamental para o fornecimento de matérias-primas e alimentos diversos para a sociedade. São exemplos de atividades agropecuárias:

  • cultivação de grãos, como a soja;

  • criação de gado de corte para fornecimento de carne;

  • plantação de árvores, como os eucaliptos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as características da agropecuária?

A agropecuária tem como característica principal o trabalho relacionado à terra. A cultivação de vegetais e a criação de animais são práticas humanas bastante antigas, que servem como base para o fornecimento de vários alimentos e matérias-primas. Assim, para o desenvolvimento da agropecuária há a necessidade de porções de terra e de diferentes outros insumos, como sementes, maquinários, agroquímicos, entre outros.

Além disso, a agropecuária é extremamente dependente de recursos naturais para além da terra, como, por exemplo, a água. O estabelecimento das atividades agropecuárias ocorre em propriedades agrícolas dos mais variados tamanhos.

Atualmente, a prática agropecuária tem sido marcada pela modernização das práticas produtivas. A chamada Revolução Verde, processo de modernização das práticas agropecuárias por meio da mecanização das fazendas e da utilização de insumos como os agrotóxicos, alterou toda a cadeia produtiva. Essas mudanças causaram impactos positivos, como o aumento da produtividade, mas também negativos, como o êxodo rural e a concentração fundiária.

A agropecuária também tem como característica o vasto impacto nos recursos ambientais, como a água, o solo, o ar e a vegetação. Esse cenário tem sido atenuado por novas práticas de produção.

Tipos de agropecuária

A atividade agropecuária é comumente dividida em dois grandes grupos, conforme as suas características principais em termos de produção. Os dois grandes tipos de agropecuária são a agropecuária extensiva e a agropecuária intensiva.

Agropecuária extensiva

Agropecuária extensiva é o tipo de agropecuária baseado no emprego de técnicas produtivas tradicionais, ou seja, com baixo emprego de ferramentas tecnológicas. Esse tipo de agropecuária é caracterizado pelo uso de mão de obra familiar, em pequenas propriedades de terra, com baixo consumo de insumos e produção voltada para o mercado interno.

Fazendeira colhendo café na zona sul de São Paulo como exemplo da agropecuária extensiva.
O trabalho braçal é predominante no modelo de produção agropecuária extensiva. [1]

Agropecuária intensiva

Agropecuária intensiva é o tipo de agropecuária caracterizado pela utilização de técnicas modernas de produção agrícola. Esse tipo de agropecuária é baseado no uso de máquinas e equipamentos, na aplicação de insumos diversos, no emprego de mão de obra qualificada e na produção em larga escala voltada para o mercado externo.

Máquina sendo utilizada para semear uma área de plantação como representação da agropecuária intensiva.
A agropecuária intensiva utiliza máquinas e equipamentos diversos.

Por que a agropecuária é importante?

A agropecuária é importante pois ela é uma atividade centrada na produção de bens primários, ou seja, recursos que são necessários para a manutenção das atividades humanas e econômicas. A agropecuária atua no fornecimento de alimentos para a população em geral, matérias-primas para as atividades produtivas e recursos naturais para o desenvolvimento das atividades humanas. Portanto, é uma atividade crucial para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade.

Agropecuária x pecuária

Criação de animais representando a ideia de pecuária, uma das atividades que compõem a agropecuária.
A pecuária é uma das atividades que compõem a agropecuária.

Agropecuária é o termo utilizado para caracterizar o conjunto de atividades primárias que designam tanto a cultivação de plantas quanto a criação de animais. Nesse sentido, quando se fala em pecuária, aborda-se somente a criação de animais. Já quando se trata de agricultura, indica-se apenas a atividade de cultivação de plantas, especialmente gêneros alimentícios.

Agropecuária no Brasil

A agropecuária é uma das principais atividades econômicas do Brasil. Historicamente, os ciclos econômicos brasileiros estiveram intimamente ligados às atividades primárias, incluindo a cultivação de plantas e a criação de animais. Esse cenário permanece até a atualidade, visto que o Brasil é um dos principais produtores globais de bens agropecuários, com destaque para a soja, o milho, a carne de boi, a carne de frango, entre outros.

Amontoado de grãos de soja recém-colhidos, um dos principais produtos da agropecuária no Brasil.
O Brasil é um grande produtor de grãos, como a soja.

Atualmente, o espaço agropecuário brasileiro, especialmente a sua porção centro-sul, é caracterizado pela modernização das atividades produtivas. Nesse contexto, destaca-se a prática de uma agropecuária mecanizada, com emprego de mão de obra qualificada e uso de grande quantidade de insumos. O Brasil é um dos principais produtores agrícolas mundiais, e o campo brasileiro é reconhecido pelos elevados índices de produtividade. Para saber mais sobre a agropecuária no Brasil, clique aqui.

Agropecuária no mundo

As atividades de agricultura e de pecuária são bastante antigas em nível mundial. Elas apresentaram forte desenvolvimento a partir da fixação do ser humano e sempre estiveram ligadas ao cenário econômico mundial, inclusive dada a sua importância no fornecimento de alimentos e matérias-primas. Com o advento da Revolução Verde, no século passado, essas atividades se tornaram cada vez mais amplas e modernas, inseridas no contexto de globalização econômica.

Atualmente, o espaço agropecuário mundial é bastante diversificado, com relativo predomínio de atividades agropecuárias modernas e inseridas na cadeia produtiva global. Porém, ainda há países onde a prática agropecuária é muito arcaica e responde pela maior parte da economia local, especialmente em nações mais pobres do interior da Ásia e da África.

Os grandes países produtores agropecuários em nível mundial são:

  • Estados Unidos;

  • China;

  • Brasil;

  • Índia;

  • Rússia.

Agropecuária e o meio ambiente

A agropecuária, em razão do seu potencial de transformação do espaço natural, gera graves impactos no meio ambiente. Essa prática, especialmente na sua formação intensiva, provoca mudanças significativas na paisagem, modificando os elementos da natureza e afetando os recursos naturais. São exemplos de impactos no meio ambiente gerados pela atividade agropecuária:

  • poluição dos recursos naturais como a água, o solo e o ar;

  • ocorrência dos desmatamentos e das queimadas;

  • contaminação de fontes de água por produtos químicos;

  • modificação do relevo terrestre pela ação humana;

  • existência de erosões, ravinamentos e compactação do solo;

  • emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre;

  • retração da biodiversidade de espécies de animais e plantas.

Exercícios resolvidos sobre agropecuária

Questão 1

(Enem)

O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo, segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.

PINTO, P. P; DINIZ-FILHO, J. A. F In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade cultural. Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado).

A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a

A) intensificação da atividade turística.

B) implantação de parques ecológicos.

C) exploração dos recursos minerais.

D) elevação do extrativismo vegetal.

E) expansão da fronteira agrícola.

Resolução:

Alternativa E.

A expansão da fronteira agropecuária no Brasil vem afetando de forma direta os vários ecossistemas do país, como o Cerrado, modificando as condições de vida das espécies locais por meio de impactos ambientais como os desmatamentos e as queimadas.

Questão 2

(Enem)

Durante as três últimas décadas, algumas regiões do centro-sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana, dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões que abafaram, por substituição parcial, anteriores estruturas sociais e econômicas. Essas mudanças ocorreram, principalmente, devido à implantação de infraestruturas viárias e energéticas, além da descoberta de impensadas vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis.

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (adaptado).

A transformação regional descrita está relacionada ao seguinte processo característico desse espaço rural:

A) Expansão do mercado interno.

B) Valorização do manejo familiar.

C) Exploração de espécies nativas.

D) Modernização de métodos produtivos.

E) Incorporação de mão de obra abundante.

Resolução:

Alternativa D.

O centro-sul do Brasil é a porção do país que apresenta a maior modernização das atividades agropecuárias. Essa modernização ocorre em um contexto de expansão da prática da agropecuária intensiva em larga escala voltada para a exportação.

Crédito de imagem

[1] Alf Ribeiro / Shutterstock

Fontes

EMBRAPA. Notícias. Embrapa, c2023. Disponível em: https://www.embrapa.br/noticias.

ESTADÃO. O que é agropecuária e quais são as características da atividade. Summit Agro Estadão, 2021. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/o-que-e-agropecuaria-e-quais-sao-as-caracteristicas-da-atividade/.

IBGE. Brasil em síntese: agropecuária. IBGE, c2023. Disponível em: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/agropecuaria.html.

INMET. Observatório da agropecuária brasileira. Inmet, c2022. Disponível em: https://observatorio.agropecuaria.inmet.gov.br/institucional/.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agronegócios
Agronegócios, O que é Agronegócio, O que desenvolve o Agronegócio, Quais atividades fazem parte do Agronegócio, A participação econômica do Agronegócios, Onde atua os Agronegócios.
Agropecuária extensiva e intensiva
Agricultura e Agropecuária extensiva e intensiva, O que é Agropecuária extensiva, O que é Agropecuária intensiva, Quais são as diferenças entre a Agropecuária extensiva e intensiva, Os níveis tecnológicos da Agropecuária extensiva e intensiva.
Agropecuária no Brasil: principais produtos
Conheça os principais produtos cultivados pela agropecuária no Brasil, as suas áreas produtoras e o papel de suas mercadorias na economia nacional.
Espaço rural
Clique aqui, saiba quais são as principais características do espaço rural e entenda como se deu a evolução do espaço rural ao longo do tempo.
Revolução Verde
Saiba mais sobre o processo de modernização da agricultura mundial conhecido como Revolução Verde. Entenda suas vantagens, desvantagens e principais consequências.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).