Whatsapp icon Whatsapp

Interpol

Interpol
Interpol
Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) é uma organização policial internacional que visa o combate a diversos tipos de crimes por meio da associação de agências de aplicação da lei de muitos países. Embora o trabalho da Interpol não tenha tanto glamour como é mostrado nos filmes, é de suma importância para o combate ao crime, especialmente o crime organizado e o terrorismo.

A organização não é uma agência policial comum, uma vez que não cumpre mandatos de prisão, nem possui presídios. O que a Interpol faz é servir como um elo entre os aplicadores da lei de um país com os de outro, ou seja, é uma espécie de “ponte” entre os países em prol do combate ao crime. Caso um suspeito da polícia brasileira esteja na Itália, por exemplo, é a Interpol que é acionada, e não as autoridades policiais italianas diretamente.

A Interpol surgiu por meio da criação da Comissão de Polícia Criminal Internacional, com sede em Viena, Áustria, em 1923. Para cumprir seus objetivos, a organização internacional conta com uma enorme base de dados de pessoas procuradas em todo o mundo, impressões digitais, informações de passaportes e até amostras de DNA. Além de sua sede, situada em Lyon, França, a Interpol conta com escritórios regionais na Argentina, El Salvador, Tailândia, Côte d'Ivoire, Quênia, Zimbábue e Nova York, que funciona como uma ligação especial com a ONU. Para manter toda essa estrutura, cada país associado contribui com uma quantia monetária, que varia conforme a grandeza de sua economia. Em 2007, o orçamento da Interpol foi de 44,7 milhões de euros.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Mensagem subliminar
Mensagem subliminar, o que é mensagem subliminar, como a mensagem subliminar é absorvida pelo organismo, onde a mensagem subliminar é encontrada.
Olhos Vermelhos nas Fotos
Olhos vermelhos nas fotos, por que ficamos com os olhos vermelhos em fotos, ciência, curiosidades da ciência, foto, câmera, olho.
Por que choramos ao cortar cebola?
Descubra por que cortar cebola nos faz chorar e veja truques que realmente dão certo para evitar as lágrimas na cozinha.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.