Whatsapp icon Whatsapp

Memes

Os memes são conteúdos de humor, irônicos e informais que podem viralizar na internet, principalmente por meio das redes sociais.
Imagem apresenta fotos da Chloe, Gretchen, Gavin Thomas e András Arat, memes virais no Brasil.
Entre os principais tipos de memes estão as reações de pessoas. (Crédito: Reprodução / Internet)

  Os memes são conteúdos de humor que podem viralizar na internet. Esse recurso de linguagem, que usa diversos tipos de texto, imagens e vídeos, tornou-se um fenômeno de comunicação e está relacionado a diversos aspectos, como o cotidiano, política, economia e vida pessoal.

Esse tipo de conteúdo é facilmente recriado e reproduzido em diferentes situações, por isso os memes são disseminados de forma rápida na internet.

Veja também: Efeitos de sentido: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor

Memes engraçados

Confira abaixo alguns memes engraçados que se tornaram populares na internet.

  • Meme da Nazaré confusa

Quatro fotos diferentes da Nazaré com fórmulas matemáticas — o meme da Nazaré confusa
O meme da Nazaré confusa é utilizado quando se está diante de algo difícil de entender. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Memes da Gretchen

Quatro quadrados com memes diferentes da Gretchen
Gretchen é uma artista que já virou meme diversas vezes. (Crédito: Reprodução / Internet)
GIF da Gretchen com vestido rosa abrindo uma porta com tristeza
Gretchen se tornou meme ao desistir do reality show “A Fazenda”. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme da Pfizer

Duas imagens do Rafael Chalub com blusa branca no viral meme da Pfizer
O meme da Pfizer foi produzido pelo humorista Rafael Chalub em referência à compra de vacinas da Pfizer contra a covid-19. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Memes das reações do Gavin Thomas

Memes Gavin Thomas
As reações do pequeno Gavin Thomas se tornaram diversos memes e se popularizaram nas figurinhas de WhatsApp. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme do Chico Buarque feliz e sério

Meme Chico Buarque
Os dois semblantes de Chico Buarque se tornaram meme mostrando duas situações opostas, uma feliz e outra dele sério. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme do bebê dançante

GIF de um bebê em representação gráfica 3D dançando — meme do bebê dançando
O meme do bebê dançante foi criado em 1996 e se tornou um dos primeiros memes que viralizaram no mundo. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme da Joelma

Meme da Joelma triste e feliz
O meme da Joelma mostra dois semblantes da artista, um em que ela está triste e outro em que está feliz. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme da Chloe

Garota branca e loira com blusa roxa e sentada na cadeirinha do carro — meme da Chloe
O meme da Chloe, nome da garota da foto, mostra seu semblante de desaprovação e viralizou após o registro da mãe. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme “mó paz”

Mc Poze, homem negro, está sem camisa e de bermuda ao lado de uma piscina. Texto: “mo paz”.
Ao postar uma foto do lado de uma piscina em 2021, o Mc Poze do Rodo virou meme. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme do Aaron Bailey

Meme do personagem Aaron Bailey (Miko Hughes), de “Três É Demais”, falando na “língua do i”. (Crédito: Reprodução / Internet)
Meme do personagem Aaron Bailey (Miko Hughes), de “Três É Demais”, falando na “língua do i”. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme do Pica-Pau passando pano

Personagem do Pica-Pau, nas cores azul, branco, vermelho e amarelo, passando pano em chão de madeira.
O meme do Pica-Pau passando pano é utilizado quando se quer omitir/acobertar algo negativo sobre alguém. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme da garotinha e o incêndio

Menina branca em primeiro plano e, ao fundo, uma casa pegando fogo
O meme da garotinha e o incêndio ressalta a aparência da criança diante de uma tragédia, que não demonstra preocupação. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme “rindo de nervoso”

Homem idoso branco rindo de forma “forçada” — meme “rindo de nervoso”.
O meme do húngaro András Arató ficou conhecido como “rindo de nervoso” por conta do jeito de seu sorriso. (Crédito: Reprodução / Internet)
  • Meme do bebê do sucesso

 Bebê aparece na praia com camiseta branca e verde, semblante fechado e segurando areia com uma das mãos.
Justin Griner virou meme em 2007, na foto registrada por sua mãe, Laney Griner. (Crédito: Laney Griner / Reprodução)

O que são memes?

Os memes são recursos de linguagem que utilizam imagens ou não. Geralmente se tornam populares na internet, pois uma de suas principais características é a adaptação e a capacidade de ser viralizado, isto é, muito compartilhado na internet. São conteúdos fáceis de serem recriados e repetidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse sentido, muitos pesquisadores apontam que os memes se tornaram um fenômeno da comunicação na internet. São características dos memes:

  • São conteúdos simples que transmitem uma ideia de forma objetiva.

  • Possuem a capacidade de serem recriados, isto é, repetidos de diferentes formas.

  • Uma das principais intenções dos memes é entreter, ser engraçado, por meio do processo de identificação de quem está “consumindo/lendo” determinado meme.

  • Quando são produzidos, não possuem uma alta qualidade estética.

  • Os principais formatos de memes são em imagens (com ou sem texto), vídeos ou em GIFs (conteúdo animado).

  • Possuem caráter colaborativo, já que, quando viralizam, são recriados por diversos internautas.

A primeira vez que o termo “meme” foi utilizado foi pelo zoólogo Richard Dawkins, em seu livro “O gene egoísta”, de 1976. A palavra “meme” parte do termo grego mimesis, que quer dizer “imitação”.

Na obra, o pesquisador conceitua meme como “uma unidade de transmissão cultural, ou de imitação” e realiza uma comparação com o gene. Dawkings disse que os memes são transmitidos por meio da repetição, que é concretizada por meio de hábitos e costumes no universo cultural.

A página Contagious Media, criada no final dos anos 2000 por Jonah Peretti, foi uma das primeiras iniciativas de compartilhamento de memes na internet.

Os memes são expressões culturais presentes na chamada cibercultura, ou seja, o espaço de relações socioculturais a partir de tecnologias digitais. Entre as formas em que os memes podem surgir estão:

  • gafes na televisão;

  • falas de pessoas públicas e famosas;

  • furos jornalísticos;

  • costumes e atividades do cotidiano;

  • manias;

  • erros em competições, eventos, programas televisivos;

  • notícias;

  • situações inusitadas que são registradas.

Leia também: Elementos da comunicação e as funções da linguagem

Memes e marketing digital

Os memes se tornaram ferramentas estratégicas na área do marketing digital, que é responsável pela venda de produtos e serviços na internet.

A internet é um espaço que produz diferentes discussões e assuntos. As empresas e marcas estão cada vez mais alinhadas ao que acontece nesse campo virtual para atraírem os consumidores.

Diante da capacidade de disseminação dos memes pelas redes sociais, esses conteúdos se tornaram um formato utilizado na Publicidade e Propaganda.

Pode ser interessante aos profissionais do marketing digital monitorar quais são os memes do momento. Com isso, um bom conteúdo de meme pode tornar a venda de determinado produto ou serviço mais atrativa.

Os memes influenciam o comportamento dos consumidores e, a partir disso, as marcas podem produzir peças e conteúdos publicitários inspirados nesse formato. Para saber mais sobre a área de Marketing, leia: Marketing.  

Publicado por Lucas Afonso

Artigos Relacionados

Efeitos de sentido: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor
Aprenda o que são e para que servem os efeitos de sentidos, que podem ser construídos por meio de duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor.
Elementos da comunicação e as funções da linguagem
Os elementos da comunicação estão relacionados com as funções da linguagem. Nenhum ato de fala é desprovido de ambos os conceitos.
Figuras de linguagem
Descubra quais são as figuras de linguagem e os efeitos que causam nos enunciados. Veja exemplos das principais figuras de linguagem e entenda como são utilizadas.
Funções da linguagem
Clique aqui e descubra quais elementos compõem o processo de comunicação. Aprenda quais são as funções da linguagem e quais são as suas características.
Linguagem coloquial
Leia este artigo e aprenda a respeito da linguagem coloquial, uma forma de expressão da língua em eventos de fala mais informais e corriqueiros.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal " em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal
Nessa aula veremos o que são retas paralelas cortadas por uma transversal. Além disso, veremos as porpriedades e nomencaltura dos ângulos formados nessas duas retas cortadas por uma transversal: alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.