Whatsapp icon Whatsapp

Linguagem coloquial

A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano.
A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, é geralmente utilizada em situações informais de interlocução
A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, é geralmente utilizada em situações informais de interlocução

A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente. Pelo fato de ser utilizada em nosso dia a dia, a linguagem coloquial não requer a perfeição em termos gramaticais. Isso significa que é bastante comum os falantes utilizarem gírias, estrangeirismos, abreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da Língua Portuguesa falada no Brasil, o qual possui muitos dialetos.

A linguagem coloquial é empregada em situações informais, com os amigos, familiares e em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua possa ser dispensado.

Conforme já apontamos, é na linguagem oral, no diálogo informal entre interlocutores mais próximos, que a coloquialidade é comumente utilizada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O poeta Oswald de Andrade criou o poema intitulado “Vício na fala”, a partir do qual podemos observar algumas marcas da linguagem coloquial. Veja:

Vício na fala
Oswald de Andrade

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados

Fique atento!

É necessário observarmos que, quando escrevemos um texto a ser avaliado por outras pessoas, quando estamos participando de uma entrevista de emprego, apresentando um trabalho em instituições de ensino e de negócios, entre outras situações, devemos utilizar a linguagem culta (norma-padrão).

Publicado por Luciana Kuchenbecker Araújo
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A oralidade e a escrita
A fala pode estar presente na hora de escrever?
Alguns problemas da língua culta – grafia e uso de palavras e expressões
Grafia e uso correto de palavras e expressões da língua portuguesa.
Dialetos e registros no português brasileiro
Linguagem em movimento: Saiba o que são os dialetos e registros no português brasileiro.
Fala e escrita
você não pode escrever da mesma maneira como fala!
Funções da linguagem
A comunicação e seus objetivos: Saiba como as funções da linguagem estão presentes nos diversos textos do nosso dia a dia.
Norma culta x variações linguísticas
Norma culta x variações linguísticas: Clique e saiba mais sobre linguagem e comunicação!
O Estrangeirismo invadiu a língua portuguesa
A moda do estrangeirismo invadiu a língua portuguesa! Clique e confira!
Países que falam português
Descubra quais são os países que falam português e quais outras regiões parte da população também adota o idioma. Veja em quais continentes esses países encontram-se.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.