Cólera

A cólera é uma infecção aguda localizada no intestino provocada pelo Vibrio Cholerae. Essa bactéria produz enterotoxina que causa diarréia podendo levar à morte por desidratação. O vibrião é encontrado nas fezes de pessoas infectadas onde a doença se manifestou ou não, em água e em alimentos infectados.

A contaminação é feita com a ajuda das moscas e de outros insetos que transportam o vibrião para águas e alimentos. Ao ser ingerido, a bactéria tenta vencer a acidez do estômago e ao conseguir, ele segue para o intestino delgado e se multiplica consideravelmente.

O vibrião quando infecta água e alimentos, tem força para sobreviver por até cinco dias numa temperatura de até 40ºC e é bastante resistente ao congelamento. Seu período de incubação varia de 6 a 10 horas por até três dias, onde após esse período aparecem à diarréia juntamente com dores de cabeça, cãibras musculares, dores no abdômen, vômitos e desidratação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso não seja devidamente tratada, a vítima pode morrer num período de 14 a 48 horas. O tratamento é basicamente reidratar a vítima com soro via oral. Os antibióticos poderão ser usados via oral ou venosa segundo prescrição médica.
O processo de informar as pessoas principalmente as mais carentes é de extrema importância, pois a higiene básica contribui para a não proliferação do vibrião.

Vibrio cholerae
Vibrio cholerae
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Hanseníase
Clique aqui e leia sobre a hanseníase. Saiba o que é a hanseníase, sua forma de transmissão e seu tratamento. Confira nossa tabela dos principais sintomas da doença.
Neisseria gonorrhoeae
Blenorragia
Blenorragia, bactéria que causa a blenorragia, como a blenorragia é disseminada pelo corpo, os sintomas da blenorragia no homem, os sintomas da blenorragia na mulher, o diagnóstico da blenorragia, o tratamento da blenorragia.
Alimentos enlatados devem ser bem escolhidos  e previamente fervidos antes de sua ingestão.
Botulismo
Doença que pode ser fatal devido ao efeito das toxinas da bactéria causadora.
Manchas avermelhadas na pele (um dos sintomas da escarlatina).
Escarlatina
Escarlatina, Agente etiológico, Streptococcus pyogenes, Doença bacteriana, Infecção, Transmissão, Tosse, Espirro, Gotículas de saliva, Processo inflamatório, Secreção pruriginosa, Amídalas, Medidas preventivas.
Vermelhidão e inchaço típicos do terçol
Terçol
Infecção localizada nas pálpebras, caracterizada por inchaço e vermelhidão.
A água está relacionada com o surgimento de várias doenças
Doenças relacionadas com a água
Entenda o que são as doenças relacionadas com a água e como elas são transmitidas!
O aumento exagerado da frequência de uma doença pode causar uma epidemia
Epidemia
Entenda quando ocorre uma epidemia e conheça alguns fatores que podem resultar no aumento exagerado de ocorrências de uma determinada doença.
Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
O furúnculo é geralmente causado por bactérias do gênero <i>Staphylococcus</i>
Furúnculo
Você sabe o que é furúnculo? Clique aqui e saiba mais sobre essa inflamação que causa lesões dolorosas, quentes e ricas em pus.
Bactéria Shiguella
Disenteria Bacteriana
Disenteria Bacteriana, infecção causada por uma bactéria do gênero Shiguella, forma de intoxicação alimentar, transmissão da disenteria bacteriana, sintomas da disenteria bacteriana, período de incubação da disenteria bacteriana, diagnóstico da disenteria bacteriana, tratamento da disenteria bacteriana.
Os carrapatos do gênero Amblyomma são os principais vetores da febre maculosa.
Febre maculosa
Saiba mais a respeito da febre maculosa, uma doença transmitida pela picada de carrapato. Descubra aqui qual é o agente etiológico da doença, seus vetores, como ela é transmitida e os principais sintomas. Além disso, entenda por que é tão importante o diagnóstico precoce.