Disenteria Bacteriana

Disenteria Bacteriana é uma infecção causada por uma bactéria do gênero Shiguella. A infecção é uma forma de intoxicação alimentar que ocorre por água e alimentos contaminados e pode ser transmitida por contato pessoal.

Ocorre principalmente em países pouco desenvolvidos, uma vez que a transmissão é combatida de forma eficaz pelas medidas básicas de higiene. Nos países desenvolvidos é responsável por cerca de 7% dos casos de intoxicação alimentar.

O período de incubação é de doze a cinqüenta horas. Os sintomas variam, podendo ser apresentados somente a diarréia em sua forma mais leve. Em forma mais grave pode ocorrer febre, dor abdominal, diarréia aquosa, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dor muscular, desidratação, hipotensão e até convulsão.

O diagnóstico é feito a partir da cultura de amostras fecais com identificação microscópica e bioquímica.

O tratamento consiste na reidratação oral, na diminuição dos sintomas, para isso são utilizados antibióticos como penicilina, quinolonas e cefalosporinas.

As medidas preventivas são: ingerir somente água tratada, fazer higiene pessoal e dos alimentos.
Bactéria Shiguella
Bactéria Shiguella
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Vibrio cholerae
Cólera
Cólera, o que é cólera, o que provoca a cólera, a contaminação da cólera, o que a cólera causa, o período de incubação da cólera, o tratamento da cólera.
Manifestação da difteria na faringe
Difteria
Difteria, o que é difteria, a transmissão da difteria, contágio da difteria, sintomas da difteria, tratamento da doença, prevenção contra a difteria.
Alimentos enlatados devem ser bem escolhidos  e previamente fervidos antes de sua ingestão.
Botulismo
Doença que pode ser fatal devido ao efeito das toxinas da bactéria causadora.
Vermelhidão e inchaço típicos do terçol
Terçol
Infecção localizada nas pálpebras, caracterizada por inchaço e vermelhidão.
Salmonella (Salmonelose)
Conheça algumas das principais características das bactérias do gênero Salmonella e aprenda mais a respeito da salmonelose, uma doença causada por elas.
O transplante de fezes restabelece a flora intestinal
Transplante de fezes
Saiba mais sobre o transplante de fezes, um tratamento nada convencional para diarreia.
Streptococcus: bactéria responsável pela febre reumática
Febre Reumática
Febre Reumática, doença inflamatória desencadeada pelas infecções de garganta por streptococos, complicações decorrentes da febre reumática, diagnóstico da febre reumática, prevenção da febre reumática, tratamento da febre reumática.
A melhor opção é prevenir a doença
Coqueluche
coqueluche, o que é coqueluche, bactéria que provoca a coqueluche, a transmissão da coqueluche, os sintomas da coqueluche, as fases da coqueluche, o tratamento para a coqueluche, a prevenção contra a coqueluche.
Hanseníase
Clique aqui e leia sobre a hanseníase. Saiba o que é a hanseníase, sua forma de transmissão e seu tratamento. Confira nossa tabela dos principais sintomas da doença.