Whatsapp icon Whatsapp

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença febril grave que é transmitida pela picada de carrapato. Se não tratada, causa a morte em 80% dos casos.
Carrapatos do gênero Amblyomma, responsáveis por transmitir febre maculosa.
Os carrapatos do gênero Amblyomma são os principais vetores da febre maculosa.

A febre maculosa é uma doença bacteriana transmitida pela picada de um carrapato e, como o próprio nome indica, causa febre alta. Essa enfermidade é grave e, se não tratada rapidamente, pode levar o paciente à morte.

Saiba mais sobre: Doenças bacterianas

Qual a causa da febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença febril causada por bactérias do gênero Rickettsia. A febre maculosa brasileira é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, uma espiroqueta (bactéria com formato helicoidal) gram-negativa (cora-se de vermelho quando submetida à coloração de Gram).

Vetores da febre maculosa

Os vetores da febre maculosa são algumas espécies de carrapatos. No Brasil, os principais vetores são os carrapatos do gênero Amblyomma, principalmente o A. cajennense, conhecido como carrapato-estrela. Além de atuar como vetores, os carrapatos são reservatórios da bactéria, já que a transmitem aos seus descendentes.

Algumas espécies de animais destacam-se por seu papel na transmissão da febre maculosa, sendo esse o caso de capivaras, gambás e equinos. Muitas dessas espécies possuem carrapatos, os quais muitas vezes estão contaminados e contribuem para a transmissão da doença.

Capivara, um dos vetores da febre maculosa.
As capivaras podem conter carrapatos transmissores da febre maculosa.

Transmissão da febre maculosa

A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato contaminado. Para que a transmissão aconteça, o carrapato deve ficar aderido à pele por um período de quatro a cinco horas. Alguns autores afirmam que, para que ocorra a transmissão, são necessárias de seis a dez horas. Vale destacar que uma pessoa doente não transmite a febre maculosa para outra pessoa.

Por ser transmitida pela picada de carrapato, é sempre importante evitar locais em que se sabe que há infestação desse animal. Além disso, caso não haja como evitar locais com infestação, é fundamental estar com vestimentas adequadas, como roupas de manga comprida e sapatos. Ao sair do ambiente, é importante verificar o corpo e procurar por carrapatos que possam estar aderidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sinais e sintomas da febre maculosa

O período de incubação da febre maculosa (tempo decorrido entre o contato com a bactéria e os primeiros sintomas) é de 2 a 14 dias. O início da doença é súbito, e os sintomas iniciais são febre alta, dores musculares, dor de cabeça, náusea, vômito, manchas vermelhas pelo corpo e mal-estar. Esses sintomas são pouco específicos e podem causar um atraso no diagnóstico.

A doença pode evoluir para casos mais graves, causando edema nas pernas, aumento do fígado e baço, insuficiência renal, edema pulmonar, tosse, meningites e manifestações hemorrágicas. O paciente pode ter ainda confusão mental, convulsões e chegar ao coma profundo.

Diagnóstico e tratamento da febre maculosa

O diagnóstico da febre maculosa é feito com exames, uma vez que os sintomas são pouco específicos. O exame mais utilizado é a reação de imunofluorescência indireta, que busca identificar anticorpos contra a doença.

O tratamento deve ser iniciado mesmo sem confirmação laboratorial do caso, bastando apenas a suspeita da doença. O tratamento iniciado nos primeiros dias da doença apresenta maior chance de sucesso. Por ser causada por uma bactéria, o tratamento da febre maculosa baseia-se no uso de antibióticos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Bactérias
Amplie seus conhecimentos sobre as bactérias, organismos unicelulares que podem ser encontrados em colônias!
Botulismo
Doença que pode ser fatal devido ao efeito das toxinas da bactéria causadora.
Brucelose
Obtenha informações sobre essa doença, como se adquire, seus sintomas e tratamento.
Coqueluche
Clique aqui e saiba mais sobre a coqueluche, os sintomas, tratamento e prevenção.
Cárie
Conheça o que é a cárie, suas causas e como prevenir
Impetigo
Impetigo, o que é impetido, agentes causadores do impetigo, manifestação do impetigo, forma de contágio do impetigo, como o impetigo é diagnosticado, o tratamento para o impetigo, como prevenir o impetigo.
Terçol
Infecção localizada nas pálpebras, caracterizada por inchaço e vermelhidão.
Tifo
Tifo, bactéria causadora do tifo, sintomas do tifo, como as bactérias são liberadas, como as bactérias se reproduzem, o diagnóstico do tifo.
Tétano
Tétano, o que é tétano, o que provoca o tétano, os sintomas do tétano, o tratamento para o tétano.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.