Impetigo

O impetigo é uma infecção provocada por dois tipos de microrganismos que atacam a camada mais externa da pele, o Staphylococcus aureus e Streptococcus. Normalmente se manifesta em crianças de até cinco anos, porém pode ocorrer em qualquer idade. É caracterizada por pequenas bolhas (em alguns casos podem aparecer bolhas grandes) com pus que aparecem pelo corpo, principalmente no nariz, axilas, virilha, atrás do joelho e outras áreas de dobras da pele que se rompem e formam lesões cobertas por uma crosta espessa.

O contágio é feito de uma criança infectada para outra, sendo favorecido por cortes ou qualquer outro tipo de trauma na pele que facilitam o desenvolvimento dos microrganismos. O diagnóstico normalmente é feito por meio de exames de sangue que comprovam a existência do microrganismo no corpo da criança que apresenta as bolhas purulentas na pele.

O tratamento consiste na ingestão de antibióticos e na utilização de pomadas sobre as lesões. Para prevenir tal infecção é importante lavar bastante as mãos da criança, limpar qualquer ferimento existente e usar antisépticos que amenizam as chances dos microrganismos serem transmitidos.
Manifestação da doença
Manifestação da doença
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Streptococcus: bactéria responsável pela febre reumática
Febre Reumática
Febre Reumática, doença inflamatória desencadeada pelas infecções de garganta por streptococos, complicações decorrentes da febre reumática, diagnóstico da febre reumática, prevenção da febre reumática, tratamento da febre reumática.
Os carrapatos do gênero Amblyomma são os principais vetores da febre maculosa.
Febre maculosa
Saiba mais a respeito da febre maculosa, uma doença transmitida pela picada de carrapato. Descubra aqui qual é o agente etiológico da doença, seus vetores, como ela é transmitida e os principais sintomas. Além disso, entenda por que é tão importante o diagnóstico precoce.
Febre tifóide
Febre tifóide, O que é Febre tifóide, as causas da Febre tifóide, O tratamento da Febre tifóide, os sintomas Febre tifóide.
Enchentes: fator propício para o surgimento de certas doenças.
Leptospirose e doenças típicas de enchentes
Pobreza e enchentes: fator de risco para transmissão de doenças.
Vermelhidão e inchaço típicos do terçol
Terçol
Infecção localizada nas pálpebras, caracterizada por inchaço e vermelhidão.