Febre Reumática
Febre reumática é uma doença inflamatória considerada auto-imune, ou seja, decorrente de um distúrbio do sistema de defesa do organismo de indivíduos predispostos, desencadeada pelas infecções de garganta por streptococos.
A doença freqüentemente afeta as articulações, as complicações graves mais freqüentes são cardíacas (cardite), podendo ocorrer também em menor freqüência complicações neurológicas e dermatológicas.
A febre reumática não pode ser transmitida diretamente de pais para filhos, embora existam fatores genéticos predisponentes à doença.
O quadro clínico da doença varia de acordo com os sistemas acometidos. O diagnóstico efetivo pode ser feito a partir dos seguintes sinais: cardite (inflamação do coração), inflamação em várias articulações, tremores ou movimentos involuntários dos membros e face, nódulos subcutâneos, manchas vermelhas na pele.
A prevenção da febre reumática consiste em diagnóstico preciso e tratamento adequado das infecções estreptocócicas da boca, garganta e faringe.
O tratamento é feito com antibióticos, antiinflamatórios nas artrites, corticóides na cardite.