Febre Reumática

Febre reumática é uma doença inflamatória considerada auto-imune, ou seja, decorrente de um distúrbio do sistema de defesa do organismo de indivíduos predispostos, desencadeada pelas infecções de garganta por streptococos.

A doença freqüentemente afeta as articulações, as complicações graves mais freqüentes são cardíacas (cardite), podendo ocorrer também em menor freqüência complicações neurológicas e dermatológicas.

A febre reumática não pode ser transmitida diretamente de pais para filhos, embora existam fatores genéticos predisponentes à doença.

O quadro clínico da doença varia de acordo com os sistemas acometidos. O diagnóstico efetivo pode ser feito a partir dos seguintes sinais: cardite (inflamação do coração), inflamação em várias articulações, tremores ou movimentos involuntários dos membros e face, nódulos subcutâneos, manchas vermelhas na pele.

A prevenção da febre reumática consiste em diagnóstico preciso e tratamento adequado das infecções estreptocócicas da boca, garganta e faringe.

O tratamento é feito com antibióticos, antiinflamatórios nas artrites, corticóides na cardite.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Streptococcus: bactéria responsável pela febre reumática
Streptococcus: bactéria responsável pela febre reumática
Publicado por: Thiago Ribeiro
Assuntos relacionados
Bactéria Shiguella
Disenteria Bacteriana
Disenteria Bacteriana, infecção causada por uma bactéria do gênero Shiguella, forma de intoxicação alimentar, transmissão da disenteria bacteriana, sintomas da disenteria bacteriana, período de incubação da disenteria bacteriana, diagnóstico da disenteria bacteriana, tratamento da disenteria bacteriana.
Hanseníase
Clique aqui e leia sobre a hanseníase. Saiba o que é a hanseníase, sua forma de transmissão e seu tratamento. Confira nossa tabela dos principais sintomas da doença.
Manifestação da doença
Impetigo
Impetigo, o que é impetido, agentes causadores do impetigo, manifestação do impetigo, forma de contágio do impetigo, como o impetigo é diagnosticado, o tratamento para o impetigo, como prevenir o impetigo.