Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação Física
  3. Salto Ornamental

Salto Ornamental

Salto ornamental é um esporte que consiste em saltar de uma plataforma elevada em direção à água, realizando movimentos estéticos durante a queda. É um esporte de grande técnica, plasticidade e flexibilidade.

A plataforma fixa pode ter até 10 metros de altura, em relação à piscina, que deve ter no mínimo quatro metros de profundidade. O saltador é avaliado nos seguintes aspectos: criatividade, destreza, rigor na execução do salto previsto, simetria, cadência dos movimentos, entrada na água.

O trampolim, uma espécie de plataforma flexível no sentido vertical, requer do saltador uma maior destreza. Os saltadores ornamentais costumam treinar suas acrobacias no trampolim acrobático.

O julgamento de um salto é bastante complexo. Em virtude disso várias pessoas são convidadas para participar da avaliação. A classificação de um salto considera todas as suas etapas: aproximação, partida, elevação, execução, entrada.

Existem pelos menos 82 tipos de salto. Há algumas posições básicas: grupada (corpo dobrado nos joelhos e quadris, joelhos juntos voltados para o peito); carpada (corpo dobrado na cintura e pernas retas); esticada (corpo reto); e livre (combinação de posições básicas). Os saltos podem ser para a frente, com o corpo voltado para a água; para trás, com as costas voltadas para a água e um giro para fora do trampolim ou da plataforma.

As provas de saltos ornamentais realizadas nas Olimpíadas são: plataforma de dez metros, trampolim de três metros e saltos sincronizados. O esporte também é disputado nos Jogos Pan-Americanos.
Salto ornamental
Salto ornamental
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
 O vôlei de praia passou a integrar o programa dos Jogos Olímpicos em 1996
Vôlei de Praia
Vôlei de praia, origem do vôlei de praia, regras do vôlei de praia, diferenças do vôlei de praia para o vôlei de quadra, objetivo do vôlei de praia.
Campo de Golfe
Golfe
Golfe, esporte criado na Escócia medieval, esporte inspirado em um jogo romano, em que consiste o jogo de golfe, objetivo do jogo de golfe, regras do jogo de golfe, as duas formas de jogar golfe, origem da palavra golfe.
Quadra de squash
Squash
Squash, esporte praticado em quadra fechada, como é disputado o jogo de squash, as duas versões sobre o surgimento do squash, quando foram construídas as primeiras quadras de squash, benefícios do squash.
A ginástica localizada é uma das modalidades mais requisitadas nas academias.
Ginástica
Ginástica, esporte que envolve a prática de uma série de movimentos, esporte que requer força, flexibilidade e coordenação motora, desenvolvimento da ginástica, origem da palavra ginástica, modalidades da ginástica, ginástica localizada, ginástica artística.
Prática da capoeira
Capoeira
Capoeira, representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira, movimentos que caracterizam a capoeira, como a capoeira chegou ao Brasil, benefícios da capoeira.
Judô
Judô
Judô, arte marcial praticada como esporte, ano de criação do judô, objetivo do judô, características do judô, regras do judô, vestimenta utilizada no judô, pontuação do judô, cores das faixas utilizadas no judô.
Escalada
Escalada
Escalada, esporte que utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo, a prática da escalada, modalidades da escalada, o surgimento da escalada, primeiro campeonato mundial de escalada, equipamentos utilizados na prática da escalada.