Capoeira
A capoeira é uma representação cultural afro-brasileira que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Ela é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, nos quais são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Uma das principais diferenças da capoeira em relação a outras lutas é o uso da música em sua execução.
Leia também: Judô — uma arte marcial praticada como esporte
Origem da capoeira
A história e a origem da capoeira estão atreladas à própria história do Brasil enquanto país. Isso porque a capoeira foi desenvolvida por volta do século XVII, pelos negros que chegaram ao país escravizados.
Historiadores acreditam que a capoeira era praticada, nas fazendas e nos terreiros, de forma clandestina. A arte era treinada de forma escondida, já que servia como arma de luta contra os senhores de engenho.
Assim, a capoeira surgiu enquanto defesa pessoal, uma vez que os negros escravizados no país não possuíam armas para se defender de seus senhores. Dessa forma, o corpo e os seus movimentos se tornaram a própria arma.
Sabe-se pouco sobre a origem oficial da capoeira, já que a documentação referente à época da escravatura foi queimada por ordem de Ruy Barbosa, ministro da Fazenda do governo de Deodoro da Fonseca, em 1980.
A capoeira é uma prática que se desenvolveu principalmente no estado da Bahia, porém atualmente é difundida em todo o país.
Características da capoeira
A capoeira é realizada em formato de roda, em cujo centro duas pessoas realizam uma disputa. As demais pessoas participantes da roda batem palmas e tocam instrumentos.
Os instrumentos podem variar, porém os mais utilizados são: berimbau, reco-reco, agogô, atabaque, chocalho e pandeiro. As palmas também servem como instrumento musical, ajudando no ritmo das músicas.
No centro da roda, duas pessoas se enfrentam utilizando golpes e movimentos ágeis, junto ao chão ou de cabeça para baixo. Entre os golpes mais comuns, estão:
-
chutes;
-
rasteira;
-
meia-lua;
-
queixada;
-
giro de mão;
-
giro de cabeça;
-
benção;
-
armada;
-
ginga;
-
cocorinha.
Veja também: Escalada — um esporte que utiliza as técnicas e os movimentos do montanhismo
Tipos de capoeira
Existem dois tipos de capoeira: capoeira de Angola e capoeira regional.
→ Capoeira de Angola
A capoeira angolana é caracterizada por manter o estilo original praticado pelo povo negro escravizado no surgimento da capoeira no país. Esse tipo de capoeira é mais lento, com grandes doses de malícia e calma, porém, ainda assim, mantendo certa velocidade.
→ Capoeira regional
Criada pelo Mestre Bimba, a capoeira regional mistura elementos de uma antiga luta existente chamada batuque, que era praticada principalmente em Cachoeira, em Santo Amaro e em Salvador, na Bahia. Essa modalidade surgiu com novos golpes e uma nova mentalidade, atraindo novos participantes para a luta, principalmente aqueles da classe média e diferentemente da capoeira angola, praticada exclusivamente por africanos e seus descendentes.
Crédito de imagem
[1] Cassiohabib / Shutterstock