Whatsapp icon Whatsapp

Capoeira

A capoeira é uma representação cultural afro-brasileira que mistura vários elementos, como luta e dança. Atualmente, é uma prática difundida em todo o país.
Homens lutando capoeira em Salvador, na Bahia.
Homens lutando capoeira em Salvador, na Bahia. [1]

A capoeira é uma representação cultural afro-brasileira que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Ela é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, nos quais são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Uma das principais diferenças da capoeira em relação a outras lutas é o uso da música em sua execução.

Leia também: Judô — uma arte marcial praticada como esporte

Origem da capoeira

A história e a origem da capoeira estão atreladas à própria história do Brasil enquanto país. Isso porque a capoeira foi desenvolvida por volta do século XVII, pelos negros que chegaram ao país escravizados.

Historiadores acreditam que a capoeira era praticada, nas fazendas e nos terreiros, de forma clandestina. A arte era treinada de forma escondida, já que servia como arma de luta contra os senhores de engenho.

Assim, a capoeira surgiu enquanto defesa pessoal, uma vez que os negros escravizados no país não possuíam armas para se defender de seus senhores. Dessa forma, o corpo e os seus movimentos se tornaram a própria arma.

Sabe-se pouco sobre a origem oficial da capoeira, já que a documentação referente à época da escravatura foi queimada por ordem de Ruy Barbosa, ministro da Fazenda do governo de Deodoro da Fonseca, em 1980.

A capoeira é uma prática que se desenvolveu principalmente no estado da Bahia, porém atualmente é difundida em todo o país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características da capoeira

A capoeira é realizada em formato de roda, em cujo centro duas pessoas realizam uma disputa. As demais pessoas participantes da roda batem palmas e tocam instrumentos.

Os instrumentos podem variar, porém os mais utilizados são: berimbau, reco-reco, agogô, atabaque, chocalho e pandeiro. As palmas também servem como instrumento musical, ajudando no ritmo das músicas.

Pessoas tocando tambor e berimbau em uma roda de capoeira.
Pessoas tocando tambor e berimbau em uma roda de capoeira.

No centro da roda, duas pessoas se enfrentam utilizando golpes e movimentos ágeis, junto ao chão ou de cabeça para baixo. Entre os golpes mais comuns, estão:

  • chutes;

  • rasteira;

  • meia-lua;

  • queixada;

  • giro de mão;

  • giro de cabeça;

  • benção;

  • armada;

  • ginga;

  • cocorinha.

Veja também: Escalada — um esporte que utiliza as técnicas e os movimentos do montanhismo

Tipos de capoeira

Existem dois tipos de capoeira: capoeira de Angola e capoeira regional.

Capoeira de Angola

A capoeira angolana é caracterizada por manter o estilo original praticado pelo povo negro escravizado no surgimento da capoeira no país. Esse tipo de capoeira é mais lento, com grandes doses de malícia e calma, porém, ainda assim, mantendo certa velocidade.

Capoeira regional

Criada pelo Mestre Bimba, a capoeira regional mistura elementos de uma antiga luta existente chamada batuque, que era praticada principalmente em Cachoeira, em Santo Amaro e em Salvador, na Bahia. Essa modalidade surgiu com novos golpes e uma nova mentalidade, atraindo novos participantes para a luta, principalmente aqueles da classe média e diferentemente da capoeira angola, praticada exclusivamente por africanos e seus descendentes.

Crédito de imagem

[1] Cassiohabib / Shutterstock

Publicado por Miguel Souza

Artigos Relacionados

Balonismo
O balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. O esporte que proporciona ao praticante a sensação de ficar mais próximo do céu possui adeptos em todo o mundo, no Brasil tem ganhado popularidade.
Danças folclóricas no Brasil
Confira danças folclóricas que ocorrem no Brasil e a sua origem.
Esgrima
Esgrima, arte marcial, competidores que lutam com espada, objetivo da luta de esgrima, história da esgrima, esporte de competição, armas de competição da esgrima, vestimentas utilizadas na esgrima.
Ginástica
Ginástica, esporte que envolve a prática de uma série de movimentos, esporte que requer força, flexibilidade e coordenação motora, desenvolvimento da ginástica, origem da palavra ginástica, modalidades da ginástica, ginástica localizada, ginástica artística.
Ginástica Olímpica
Ginástica Olímpica, ginástica artística, modalidade de ginástica, movimentos da ginástica artística, provas realizadas na ginástica olímpica, competições oficiais de ginástica olímpica.
Golfe
Golfe, esporte criado na Escócia medieval, esporte inspirado em um jogo romano, em que consiste o jogo de golfe, objetivo do jogo de golfe, regras do jogo de golfe, as duas formas de jogar golfe, origem da palavra golfe.
Judô
Judô, arte marcial praticada como esporte, ano de criação do judô, objetivo do judô, características do judô, regras do judô, vestimenta utilizada no judô, pontuação do judô, cores das faixas utilizadas no judô.
Natação
Natação, exercício, arte ou esporte de nadar, exercícios mais completos, benefícios da natação, riscos de lesões durante a natação, os estilos de natação, objetivos terapêuticos da natação.
Salto Ornamental
Salto ornamental, esporte que consiste em saltar de uma plataforma, esporte de grande técnica, plasticidade e flexibilidade, trampolim, classificação de um salto ornamental, tipos de salto, provas de saltos ornamentais realizadas nas Olimpíadas.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!