Whatsapp icon Whatsapp

Primeiro Governo de Fernando Henrique Cardoso

FHC, além de criador do plano real, foi presidente brasileiro por dois mandatos.*
FHC, além de criador do plano real, foi presidente brasileiro por dois mandatos.*

O início da década de 1990 no Brasil foi marcado por importantes acontecimentos no campo político e econômico. O governo de Fernando Collor, por exemplo, foi interrompido por um processo de impeachment. Itamar Franco, que era vice-presidente na época, assumiu o governo e ficou no comando de 1992 até 1994, quando, através do processo eleitoral, os brasileiros elegeram Fernando Henrique Cardoso para a presidência entre os anos de 1995 a 1998.

FHC, como foi chamado o presidente eleito, em 1994, possuía grande experiência política, uma vez que foi o criador do Plano Real quando ainda era ministro da fazenda no governo Itamar. Ao assumir a presidência, concentrou suas atenções na economia brasileira para organizar politicamente o país e diminuir os altos índices de desempregos gerados nos governos anteriores.

Entre as principais medidas políticas do governo FHC destacou-se a privatização de empresas públicas brasileiras com o objetivo de controlar o processo inflacionário. Assim, estatais como o Sistema Telebrás (empresa de Telecomunicações) e a Companhia Vale do Rio Doce (empresa do setor de mineração e siderurgia) foram negociadas com empresários do setor privado a fim de estabilizar a economia brasileira.

Partidos políticos como o PT, PDT e PSB questionaram duramente a política de privatização das empresas nacionais. Líderes partidários através da oposição tentaram mostrar que a venda de grandes empresas públicas era realizada para fins corruptivos e prejudicaria o crescimento econômico brasileiro. Luiz Inácio Lula da Silva e Leonel Brizola foram as figuras da esquerda política que mais demonstraram oposição ao governo de FHC.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dos partidos de oposição, o governo brasileiro enfrentou outros sérios problemas. As revoltas no campo realizadas por integrantes do Movimento dos trabalhadores Sem Terra (MST), reivindicando a reforma agrária, foram movimentos oposicionistas à política do presidente brasileiro. O confronto na região de Corumbiara no Estado de Rondônia e o de Carajás no Pará foram os mais violentos. Camponeses, que exigiam a distribuição de terras improdutivas, entraram em choque com as forças policiais, que pretendiam impedir a invasão de áreas particulares.

Mesmo com sua política de privatização e a oposição de movimentos como o MST, o governo brasileiro conseguiu em 1997 aprovar uma emenda constitucional permitindo o direito de reeleição do presidente, dos governadores dos estados e dos prefeitos. O controle da inflação e a estabilidade do Plano Real, que foram os carros-chefes da política de FHC, favoreceram mais uma vitória nas urnas, levando Fernando Henrique a seu segundo governo, que foi entre os anos de 1999 a 2002.

*Créditos de imagem: A. Einsiedler e Shutterstock.com

Publicado por Fabrício Barroso dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Eleições de 1994
O processo eleitoral que consagrou os benefícios do Plano Real.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Repartir em partes diretamente proporcionais" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Repartir em partes diretamente proporcionais
Quando realizamos uma divisão em partes diretamente proporcionais estamos dividindo um número de maneira proporcional a uma sequência de outros números. Nessa aula veremos como repartir em partes diretamente proporcionais utilizando a definição e posteriormente um macete.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?