Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História do Brasil
  3. Brasil República

Brasil República

A ação dos militares comandados por Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889 na capital do antigo Império deu origem ao período histórico também conhecido como Brasil República.

O fim da monarquia foi resultado tanto da crise deflagrada com a abolição da escravidão quanto pela insatisfação das elites agrárias com o modelo político que existia desde a Proclamação da Independência. A participação das Forças Armadas na vida política do país foi constante no período, sendo que nos momentos de crise política, os golpes militares foram tentados e alguns executados com êxito.

Nesse período, o país passou também a contar com a diversificação de sua economia, principalmente com o processo de industrialização intensificado a partir da década de 1930, levando o país a ser uma das maiores economias do planeta. Houve ainda a mudança da característica da sociedade, que passou do campo para as cidades. No início do século XXI, mais de 85% da população estava vivendo em área urbana.

Dessa mudança de local de moradia resultou também uma ampliação da produção cultural, em todos os campos, gerando produções originais, como o Movimento Antropofágico, a Bossa Nova e o Cinema Novo. O futebol tornou-se uma paixão nacional, e também um lucrativo negócio.

Porém, a população não conseguiu resolver os problemas de desigualdade social, que leva milhões de pessoas a viver em situação de miséria. O site Mundo Educação disponibiliza ao leitor, ao estudante e ao pesquisador artigos que tratam desse momento da história do país, auxiliando na construção do conhecimento.

––––––––––––––––––––

* Crédito da Imagem: Kiev.Victor e Shutterstock.com

Marechal Deodoro da Fonseca, principal figura da Proclamação da República.*
Marechal Deodoro da Fonseca, principal figura da Proclamação da República.*
Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(VUNESP) Na Primeira República (1889-1930) houve a reprodução de muitos aspectos da estrutura econômica e social constituída nos séculos anteriores. Noutros termos, no final do século XIX e início do XX conviveram, simultaneamente, transformações e permanências históricas. (Francisco de Oliveira. Herança econômica do Segundo Império, 1985.)

O texto sustenta que a Primeira República brasileira foi caracterizada por permanências e mudanças históricas. De maneira geral, o período republicano, iniciado em 1889 e que se estendeu até 1930, foi caracterizado:

a) pela predominância dos interesses dos industriais, com a exportação de bens duráveis e de capital.

b) por conflitos no campo, com o avanço do movimento de reforma agrária liderado pelos antigos monarquistas.

c) pelo poder político da oligarquia rural e pela economia de exportação de produtos primários.

d) pela instituição de uma democracia socialista graças à pressão exercida pelos operários anarquistas.

e) pelo planejamento econômico feito pelo Estado, que protegia os preços dos produtos manufaturados.

Questão 2

O primeiro presidente eleito da chamada “Nova República”, por meio das eleições diretas de 1989, foi Fernando Collor de Melo. Sobre o governo Collor, é incorreto dizer que:

a) foi interrompido por um processo de impeachment, em 1992.

b) teve como vice-presidente da República Itamar Franco.

c) deu início ao Plano Real, que criou a moeda de mesmo nome.

d) ficou marcado, no plano econômico, pelo confisco das poupanças dos brasileiros.

e) o movimento popular que contribuiu para o seu fim chamava-se “Caras pintadas”.

Mais Questões

Seções de "Brasil República"

Artigos de "Brasil República"