Brasil República
A ação dos militares comandados por Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889 na capital do antigo Império deu origem ao período histórico também conhecido como Brasil República.
O fim da monarquia foi resultado tanto da crise deflagrada com a abolição da escravidão quanto pela insatisfação das elites agrárias com o modelo político que existia desde a Proclamação da Independência. A participação das Forças Armadas na vida política do país foi constante no período, sendo que nos momentos de crise política, os golpes militares foram tentados e alguns executados com êxito.
Nesse período, o país passou também a contar com a diversificação de sua economia, principalmente com o processo de industrialização intensificado a partir da década de 1930, levando o país a ser uma das maiores economias do planeta. Houve ainda a mudança da característica da sociedade, que passou do campo para as cidades. No início do século XXI, mais de 85% da população estava vivendo em área urbana.
Dessa mudança de local de moradia resultou também uma ampliação da produção cultural, em todos os campos, gerando produções originais, como o Movimento Antropofágico, a Bossa Nova e o Cinema Novo. O futebol tornou-se uma paixão nacional, e também um lucrativo negócio.
Porém, a população não conseguiu resolver os problemas de desigualdade social, que leva milhões de pessoas a viver em situação de miséria. O site Mundo Educação disponibiliza ao leitor, ao estudante e ao pesquisador artigos que tratam desse momento da história do país, auxiliando na construção do conhecimento.
––––––––––––––––––––
* Crédito da Imagem: Kiev.Victor e Shutterstock.com