Whatsapp icon Whatsapp

Tratado de Utrecht

O Tratado de Utrecht, de 1713, estabeleceu imposições à Espanha e à França ao fim da Guerra de Sucessão Espanhola.
Selo espanhol com imagem do rei Felipe V *
Selo espanhol com imagem do rei Felipe V *

O chamado Tratado de Utrecht, instituído em 1713, constituiu um conjunto de imposições à Espanha e à França determinado pelos países vencedores da Guerra de Sucessão Espanhola. As resoluções desse tratado redefiniram parte da geografia da Europa e colaboraram para acelerar o processo de ruptura com o Pacto Colonial (ou Exclusivo Colonial) da Espanha com suas colônias na América.

A Guerra de Sucessão Espanhola desencadeou-se após a morte do rei Carlos II em 1700 — fato que estabeleceu uma vacuidade no trono decorrente da falta de herdeiros para sucedê-lo. O único herdeiro possível para suceder Carlos II era o duque de Anjou, Felipe de Bourbon. Entretanto, havia o detalhe de que, sendo sobrinho de Luís XIV, Felipe de Bourbon era também o potencial herdeiro do trono francês.

As cortes espanholas reuniram-se, então, em 1701, em Madrid e Barcelona, e entraram em acordo para aclamar Felipe como rei da Espanha, que passaria a ter o título de Felipe V. No entanto, a Inglaterra opôs-se imediatamente a tal ato, presumindo que poderia haver, no futuro, uma aliança político-militar, além de econômica, entre Espanha e França. À Inglaterra se associaram a Áustria, a Holanda, a Suécia, a Dinamarca e vários pequenos principados europeus, formando uma “Grande Aliança” contra espanhóis e franceses em setembro de 1701.

A tensão gerada pela sucessão do trono espanhol culminou, então, em uma guerra que se estendeu por onze anos, começando no norte da Itália, passando pela França, Península Ibérica, Países Baixos e principados alemães. Os portugueses, que inicialmente foram favoráveis à aliança franco-espanhola, também se envolveram, posteriormente, na guerra contra espanhóis e franceses, aliando-se à Inglaterra. A guerra estendeu-se, inclusive, para domínios coloniais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A despeito dos conflitos, Felipe V continuou como rei da Espanha, mas teve de abdicar da pretensão sucessória ao trono da França. Com o término dos conflitos e da derrota de Espanha e França, começaram-se as negociações para decidir que rumos geopolíticos seriam tomados a partir de então. Os protagonistas das negociações foram Portugal e Inglaterra, cujos representantes reuniram-se com os outros envolvidos na guerra, na cidade holandesa de Utrecht, entre 1712 e 1715, para estabelecer o que também ficou conhecido como Paz de Utrecht, como apontou a pesquisadora Júnia Furtado:

As negociações luso-espanholas no Congresso de Utrecht (1712-1715), tendo os ingleses como mediadores, foram custosas e demoradas. No que dizia respeito à Europa, Portugal e Espanha basicamente devolveram uma à outra as praças conquistadas. Quanto à América, versaram não só sobre a questão da Colônia do Sacramento, que foi devolvida aos portugueses, mas também sobre a restituição de navios portugueses que haviam sido presos em Buenos Aires, acusados de contrabando.” [1].

Além disso, o tratado firmado em meio ao Congresso, em 1713, também obrigava a França a entregar os territórios da Nova Escócia e Terra Nova à Inglaterra, enquanto a Espanha devia entregar a esse mesmo país os domínios do Estreito de Gibraltar.

NOTAS:

[1] FURTADO, Júnia Ferreira. Guerra, diplomacia e mapas: Guerra de Sucessão Espanhola, o Tratado de Ultrecht e a América portuguesa na cartografia de D'Anville. Topoi, v. 12, n. 23, jul-dez., 2011, p. 69.

*Créditos da imagem: Shutterstock e Neftali

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

A ação dos espanhóis sobre a população indígena.
Colonização Espanhola
Colonização da América, América espanhola, Vice-reinados, sistema de porto único, capitanias, chapetones, criollos, índios, escravos, invasões napoleônicas, mita encomienda, independência da América espanhola.
As Guerras Guaraníticas travadas nos Sete Povos das Missões, na década de 1750, foram um dos desdobramentos do Tratado de Madrid.
Tratado de Madri
Acesse e veja detalhes acerca do Tratado de Madri. Saiba quais foram suas causas e consequências, bem com seus principais termos.
video icon
História
História de Goiás: transferência da capital e construção de Goiânia
Assista a nossa videoaula para conhecer a história da transferência da capital de Goiás e da construção de Goiânia. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a história do Brasil.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!