Amedeo Avogadro
Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro tem uma história curiosa, a de um advogado italiano, mais precisamente um Conde de Quarequa e de Cerreto, que se tornou cientista. Dentre as contribuições de Avogadro, a que mais se destacou foi a que diz respeito às propriedades dos gases. Foi ele o criador da lei: volumes iguais de quaisquer dois gases na mesma temperatura e pressão contêm o mesmo número de partículas.
De acordo com o princípio de Avogadro, é possível determinar o número de partículas em uma molécula de qualquer substância, para isso ele determinou o número de Avogadro (ou constante de Avogadro).
O número de Avogadro é uma constante física fundamental que representa um mol de quaisquer entidades elementares (átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas) e tem o valor 6,02 × 1023. Foi definido a partir do número de átomos de carbono-12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12, o que é, aproximadamente, igual a 6,02 × 1023.
Conhecendo a constante de Avogadro e a massa atômica de um elemento, é possível calcular a massa em gramas de um único átomo.
Avogadro foi também um dos primeiros cientistas a fazer a distinção entre átomos e moléculas.
Veja mais!
Lei de Avogadro para gases.