Whatsapp icon Whatsapp

Dmitri Mendeleev

Dmitri Mendeleev foi um importante químico que desenvolveu estudos sobre as propriedades dos elementos e suas massas atômicas.
Dmitri Mendeleev em seus estudos
Dmitri Mendeleev em seus estudos

O químico de origem russa, Dmitri Mendeleev (1834-1907), tornou-se um dos maiores gênios da história. Tal consagração se deveu ao seu trabalho relacionado à periodicidade dos elementos químicos.

Mendeleev realizou estudos sobre as propriedades dos elementos e suas massas atômicas. Em 1869, ele começou a colecionar todas as informações sobre os elementos conhecidos na época, sob a forma de um manual. Os dados eram anotados em cartões, os quais eram afixados na parede de seu laboratório e, conforme observava alguma semelhança, mudava a posição dos cartões. Em meio à sequência de cartões existiam espaços vazios, e Mendeleev compreendeu que tais lacunas eram destinadas à descoberta de novos elementos, no futuro.

A organização dos elementos foi apresentada por Mendeleev à comunidade científica, e deu origem ao que atualmente conhecemos como “Tabela Periódica”, na qual os elementos estão dispostos em filas horizontais, de acordo com as massas atômicas crescentes, e também em colunas verticais, com elementos de propriedades semelhantes.

A previsão de Mendeleev quanto às propriedades dos elementos a serem descobertos estava certa. A prova concreta surgiu com a chegada dos elementos, gálio e germânio. Eles foram posicionados na tabela, justamente onde Mendeleev predeterminou, ou seja, suas propriedades já eram conhecidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Ernest Rutherford
Confira aqui as principais contribuições científicas de Ernest Rutherford!
Glem Seaborg
E suas importantes pesquisas com elementos transuranianos.
video icon
Escrito"A representação indígena na literatura brasileira" próximo à imagem de um índigena com cocar virado de costas.
Português
A representação indígena na literatura brasileira
A figura do indígena sempre esteve presente na literatura brasileira. Mas de que forma essa cultura foi representada? Quais são as implicações dessas imagens na construção do imaginário e da identidade cultural do povo brasileiro?