Polímero silicone

A primeira ideia que nos vem à mente quando pensamos em silicone, é seu uso como próteses para estética (aumento de seios, glúteos, etc.). Mas a utilização deste polímero vai muito além da vaidade feminina. O silicone tem hoje uma enorme importância comercial, vejamos então a química deste composto.


Fórmula molecular do silicone

Os polímeros de silicone mantém-se associados pelas fortes ligações que os une, daí a resistência. Uma prova da rigidez deste material é seu uso para a fabricação de próteses para substituir cartilagens (orelhas, nariz) e articulações para os dedos.

Em se tratando de produtos domésticos, o silicone tem seu uso em utensílios de cozinha (luvas, espátulas, talheres, suportes, etc). É muito útil também em impermeabilizações, lubrificações e polimentos.

Veja mais!
Método de obtenção do silicone

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Espátulas de silicone.
Espátulas de silicone.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Estudante identificando grupo funcional da função orgânica das cetonas
Funções Orgânicas
Nesta seção você encontrará textos que explicam praticamente tudo sobre as principais funções orgânicas.
Hulha - um tipo de carvão mineral
Hulha
A hulha é um tipo de carvão mineral ou carvão natural que é rico em carbono (80%).
A margarina é produzida por meio de uma reação de hidrogenação
Reação de Hidrogenação
Detalhes de uma das reações mais estudadas na Química, a hidrogenação catalítica, que ocorre em alcenos, alcinos, dienos, aromáticos e ciclanos de até 5 carbonos.
Mel de abelhas contém frutose e glicose.
Glicídios
Moléculas orgânicas, principais tipos de glicídios, açúcares, samarídeos, carboidratos, hidratos de carbono, sacarose, amido, glicose, frutose, celulose, Oligossacarídeos, polissacarídeos.