Glicídios

Os glicídios (do grego glicos, "doce") são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, também conhecidos como açúcares, samarídeos, carboidratos ou hidratos de carbono. Essa classe de compostos é muito ampla e abrange desde o açúcar comum até compostos muito complexos, como a celulose e o amido, que são produzidos nos vegetais pelo processo de fotossíntese.

Os principais tipos de glicídios são: sacarose, amido, glicose, frutose e celulose.

1. Sacarose: é um dissacarídeo cuja molécula se forma pela condensação de uma molécula de glicose com uma molécula de frutose. Possui fórmula C12H22O11, está presente em inúmeras plantas como a cana-de-açúcar e a beterraba, constitui o chamado açúcar comum.

2. Glicose: apresenta fórmula molecular C6H12O6, é um sólido composto por cristais incolores solúveis em água e de sabor adocicado. É encontrado no mel de abelhas, em frutas como o figo e uva, e está presente em nosso sangue (porcentagem de 0,1 %).

3. Frutose: esse composto possui fórmula molecular C6H12O6, se cristaliza com dificuldades no formato de agulhas solúveis em água e de sabor doce, pode ser encontrado de forma livre em frutos doces, mel de abelha e na forma condensada em oligossacarídeos e polissacarídeos.

4. Amido: polissacarídeo de fórmula (C6H10O5)n, presente em forma de grãos nas sementes, caules e raízes de vários vegetais como o feijão, arroz, trigo, milho, etc. É usado em grande quantidade na alimentação, para fabricar glicose e álcool etílico, e ainda no preparo de cola, goma e pó compacto (cosmético).

5. Celulose: possui fórmula molecular C6H10O5, é o polissacarídeo mais conhecido no reino vegetal e ocorre de duas maneiras: inulina (celulose de reserva) e celulose comum (sustentação do vegetal), esta contribui para a formação da madeira. A celulose comum se hidrolisa em meio ácido e origina glicoses, já a inulina dá origem à frutose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Mel de abelhas contém frutose e glicose.
Mel de abelhas contém frutose e glicose.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos
Carboidratos
Saiba mais sobre as características gerais dos carboidratos e conheça sua classificação.
As substâncias naturais orgânicas estão presentes dentro de nós e em praticamente tudo ao nosso redor
Substâncias Naturais Orgânicas
Saiba o que são as substâncias naturais orgânicas, onde elas são encontradas e como são utilizadas.
Estudante identificando grupo funcional da função orgânica das cetonas
Funções Orgânicas
Nesta seção você encontrará textos que explicam praticamente tudo sobre as principais funções orgânicas.
Como é feita a análise orgânica?
Análise orgânica
Como os compostos orgânicos são isolados e purificados?
Espátulas de silicone.
Polímero silicone
Conheça a importância comercial do silicone.
Para limpar as mãos sujas de graxa, utiliza-se a gasolina, pois ambas são substâncias orgânicas apolares
Solubilidade dos Compostos Orgânicos
Você sabe por que o etanol consegue se misturar tanto em água como em gasolina? Isso é explicado pelos fatores que determinam a solubilidade dos compostos orgânicos.
O amido é encontrado em alimentos de origem vegetal
Amido
Saiba mais sobre o amido, o polissacarídeo que é a principal reserva energética dos vegetais e nossa principal fonte de carboidratos.
Exemplos de produtos que possuem sucralose em sua composição*
Sucralose
Clique e conheça a composição, características, formação e utilizações do adoçante mais utilizado em todo o mundo, a sucralose.
A diabetes melitus é regulada com a aplicação de insulina.
Glicose e diabetes
Carboidrato, glicose, hipoglicemia, dextrosol, soro glicosado, melitus, insipidus, hiperglicemia, deficiência de insulina, pâncreas, metabolismo da glicose, produção do hormônio insulina, diabético, alterações neurológicas e circulatórias, hormônio antidiurético, disfunção na glândula hipófise.
O buna-N e o buna-S são copolímeros empregados na fabricação de pneus de automóveis
Copolímeros
Entenda como se dá a formação dos copolímeros por mais de um tipo de monômero. Veja também os principais copolímeros utilizados e produzidos atualmente.